Rita e o Manual Para Ser Astronauta, Vinicius Campos


Rita é uma garota esperta, cheia de imaginação e que sonha em um dia ser uma grande astronauta. Ela até está escrevendo um manual com tudo o que aprende sobre Espaço, capacetes e aeronaves. Pela janela do abrigo para menores em que mora, Rita viu a queima de fogos do ano-novo, e pediu para a estrela mais brilhante, que sua vida mudasse completamente. Após o pedido, uma luz "espantatosa" riscou o céu, trazendo para Rita um amigo de outro planeta, chamado TiDx10, além de muitas aventuras e transformações.
Rita e o Manual Para Ser Astronauta
Ilustrado por Lila Cruz
Ano: 2020
Páginas: 80
Editora Melhoramentos

                                       

Rita é uma menina que está em um abrigo desde que sua mãe não apareceu para buscá-la na escola. ela se recusa a ser adotada pois acredita que a sua mãe ainda não foi buscá-la porque não sabe para onde ela foi depois da escola. Seu grande sonho é ser astronauta, afinal, a vida aqui na Terra é muita chata! E, para ajudar as pessoas que, assim como ela, tem esse sonho, ela começa a escrever o Manuel Para Ser Astronauta com todas as informações que ela reúne através de suas pesquisas, de suas observações e sim, de suas vivências. 


Pelos olhos de Rita vamos conhecendo as outras crianças que estão no abrigo, a rotina delas, a adoção de algumas e os tios e tias que tomam conta dessa turminha. Destaque para o tio miguel que é muito fofo e parece ser o único que entende o mundo de imaginação de Rita. 
Tudo parece normal até que o desejo de Rita de que sua vida mudasse completamente é realizado! E que mudança, turminha! Tenho certeza de que nem mesmo a Rita, com toda a sua imaginação estava preparada para uma mudança tão radical! Rita vai ganhar um amigo inusitado, extremamente divertido, que gosta das mesmas coisas que ela e que vem de um outro planeta. Como assim???? Isso mesmo! Seu novo amigo precisará de sua ajuda e de todo o seu conhecimento de astronauta para retornar a sua casa. 

Tô apaixonada pela carinha da Rita e seus cachinhos, o traço da Lila Cruz traz uma vida à história do Vinicius Campos com maestria. Impossível não se encantar com o sorriso dela e a cara de sapeca.

Amei conhecer a Rita e o seu jeitinho meio mandão, coisa de menina de personalidade! De maneira leve, o livro fala sobre o poder da amizade, fala de gênero e diversidade e da necessidade de nunca deixar de sonhar numa linguagem perfeita para a turminha e para os grandinhos também. 

Acredito que a grande mensagem do livro através da vida de Rita é de que a esperança nunca pode deixar de existir e que ninguém, por pior que seja a situação, nunca deve abrir mão dos seus sonhos.

                                          

Um comentário

  1. Precisamos ser "Ritas" nesse mundo caótico! Ainda não conhecia o livrinho, mas juro que me emocionei acima. Não somente pelo fato de Rita ter sido deixada ali, sozinha, mas por tudo que ela mostra ao leitor.
    Já é um livro que se eu puder, viajarei!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!