Rita e o Manual Para Ser Astronauta, Vinicius Campos


Rita Ă© uma garota esperta, cheia de imaginaĂ§Ă£o e que sonha em um dia ser uma grande astronauta. Ela atĂ© estĂ¡ escrevendo um manual com tudo o que aprende sobre Espaço, capacetes e aeronaves. Pela janela do abrigo para menores em que mora, Rita viu a queima de fogos do ano-novo, e pediu para a estrela mais brilhante, que sua vida mudasse completamente. ApĂ³s o pedido, uma luz "espantatosa" riscou o cĂ©u, trazendo para Rita um amigo de outro planeta, chamado TiDx10, alĂ©m de muitas aventuras e transformações.
Rita e o Manual Para Ser Astronauta
Ilustrado por Lila Cruz
Ano: 2020
PĂ¡ginas: 80
Editora Melhoramentos

                                       

Rita Ă© uma menina que estĂ¡ em um abrigo desde que sua mĂ£e nĂ£o apareceu para buscĂ¡-la na escola. ela se recusa a ser adotada pois acredita que a sua mĂ£e ainda nĂ£o foi buscĂ¡-la porque nĂ£o sabe para onde ela foi depois da escola. Seu grande sonho Ă© ser astronauta, afinal, a vida aqui na Terra Ă© muita chata! E, para ajudar as pessoas que, assim como ela, tem esse sonho, ela começa a escrever o Manuel Para Ser Astronauta com todas as informações que ela reĂºne atravĂ©s de suas pesquisas, de suas observações e sim, de suas vivĂªncias. 


Pelos olhos de Rita vamos conhecendo as outras crianças que estĂ£o no abrigo, a rotina delas, a adoĂ§Ă£o de algumas e os tios e tias que tomam conta dessa turminha. Destaque para o tio miguel que Ă© muito fofo e parece ser o Ăºnico que entende o mundo de imaginaĂ§Ă£o de Rita. 
Tudo parece normal atĂ© que o desejo de Rita de que sua vida mudasse completamente Ă© realizado! E que mudança, turminha! Tenho certeza de que nem mesmo a Rita, com toda a sua imaginaĂ§Ă£o estava preparada para uma mudança tĂ£o radical! Rita vai ganhar um amigo inusitado, extremamente divertido, que gosta das mesmas coisas que ela e que vem de um outro planeta. Como assim???? Isso mesmo! Seu novo amigo precisarĂ¡ de sua ajuda e de todo o seu conhecimento de astronauta para retornar a sua casa. 

TĂ´ apaixonada pela carinha da Rita e seus cachinhos, o traço da Lila Cruz traz uma vida Ă  histĂ³ria do Vinicius Campos com maestria. ImpossĂ­vel nĂ£o se encantar com o sorriso dela e a cara de sapeca.

Amei conhecer a Rita e o seu jeitinho meio mandĂ£o, coisa de menina de personalidade! De maneira leve, o livro fala sobre o poder da amizade, fala de gĂªnero e diversidade e da necessidade de nunca deixar de sonhar numa linguagem perfeita para a turminha e para os grandinhos tambĂ©m. 

Acredito que a grande mensagem do livro atravĂ©s da vida de Rita Ă© de que a esperança nunca pode deixar de existir e que ninguĂ©m, por pior que seja a situaĂ§Ă£o, nunca deve abrir mĂ£o dos seus sonhos.

                                          

Um comentĂ¡rio

  1. Precisamos ser "Ritas" nesse mundo caĂ³tico! Ainda nĂ£o conhecia o livrinho, mas juro que me emocionei acima. NĂ£o somente pelo fato de Rita ter sido deixada ali, sozinha, mas por tudo que ela mostra ao leitor.
    JĂ¡ Ă© um livro que se eu puder, viajarei!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!