Roube Como um Artista, Austin Kleon


Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que nĂ£o Ă© preciso ser um gĂªnio para ser criativo, basta ser autĂªntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artĂ­stico e Ă© um verdadeiro manual para o sucesso no sĂ©culo XXI.
Roube Como um Artista
10 dicas sobre criatividade
#1
Ano: 2013
PĂ¡ginas: 160
Idioma: portuguĂªs
Editora: Rocco


“Uma vez escutei um colega de trabalho dizer: ‘quando fico ocupado, fico idiota’. Totalmente de acordo. Pessoas criativas precisam de tempo para sentar e nĂ£o fazer nada”. 

NĂ£o curto muito esses livros com receitas do tipo 10 dicas para..., mas venho aqui panfletar literalmente o livro Roube como um artista e lhe garantir que vocĂª nĂ£o serĂ¡ o mesmo depois dessa leitura! 

Roube como um artista fala sobre criatividade e de como vocĂª pode ser extremamente Ăºnico e original partindo de tudo o que vocĂª jĂ¡ viu, ouviu, leu, escreveu, desenhou, sonhou, sentiu ou vivenciou de alguma forma. Ou seja, vocĂª rouba um pouquinho de tudo o que jĂ¡ passou por vocĂª, acrescenta a sua criatividade e tem algo novo e seu! afinal nĂ³s somos a soma de todas essas influĂªncias, que atuam de maneira diferente em cada um, e por isso somos Ăºnicos. VocĂª estarĂ¡ provando que Lavoisier tinha razĂ£o quando disse que ‘na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma’. 

“Reunir uma obra consistente ou construir uma carreira tem muito a ver com a lenta acumulaĂ§Ă£o de pequenas partĂ­culas de esforço atravĂ©s do tempo. Escrever uma pĂ¡gina por dia nĂ£o parece muito, mas faça isso por 365 dias e vocĂª terĂ¡ o bastante para preencher um romance”. 
Mas existe diferença entre o roubo como fonte de inspiraĂ§Ă£o para o plĂ¡gio? Claro que sim! Segundo Austin, vocĂª rouba quando faz o trabalho de outro se passar por seu, como quando vocĂª usa o Control+C/Control+V naquele trabalho... 

“Copiar Ă© engenharia reversa. É como um mecĂ¢nico removendo partes de um carro para ver como ele funciona”. 

Austin apresenta 10 dicas que prometem ajudar vocĂª a ser criativo. Uma delas Ă© a teoria de “Lixo que entra Ă© lixo que sai”, ou seja, se vocĂª vai atrĂ¡s de coisas boas, lĂª coisas boas e estĂ¡ sempre cercado delas, logicamente vocĂª sĂ³ vai conseguir criar coisas boas. Ah, o inverso tambĂ©m acontece... 

Entre os conselhos de Austin estĂ¡ ler profundamente, manter a mente sempre aberta e jogar tudo no Google para pesquisar. Durante todo o livro ele enfatiza a necessidade do conhecimento, da eterna busca insaciĂ¡vel do saber e de estar aberto para absorver tudo isso. 

“VocĂª serĂ¡ tĂ£o bom quanto as pessoas das quais vocĂª se cerca. No espaço digital isso significa seguir as melhores pessoas online – as pessoas que sĂ£o muito mais espertas e melhores que vocĂª, as pessoas que estĂ£o fazendo trabalhos realmente interessantes. Preste atenĂ§Ă£o nos assuntos sobre os quais elas falam, o que estĂ£o fazendo, o que estĂ£o compartilhando”. 

Roube como um artista Ă© uma leitura deliciosa, que vocĂª devora em uma tarde mas que deve se tornar aquele livro que vocĂª tem sempre por perto para momentos crĂ­ticos. 

“No fim das contas, criatividade nĂ£o Ă© apenas o que escolhemos usar, sĂ£o as coisas que escolhemos deixar de fora”.

 



Um comentĂ¡rio

  1. OlĂ¡!
    É uma leitura maravilhosa, leve e com muito aprendizado, tiramos muito proveito de fazer essa leitura.
    Amei essa indicaĂ§Ă£o de leitura e sua resenha.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!