Contos Índios, Ruth Guimarães

Toda as histórias deste livro foram extraídas apenas de registros orais. São, portanto, inéditas do amplo trabalho de Ruth. Os contos resultaram de pesquisa de campo, no Médio Vale do Paraíba do Sul, estado de São Paulo, tendo como centro e pião a cidade de Cachoeira Paulista. E, dali, feitas coletas nas cidades vizinhas também, e no litoral. É, claro, vieram também de informantes de outros estados, com predominância de mineiros, donos de parte do Vale. A autora aproveitou cada reconto quando lhe foram apresentadas duas ou mais variantes, pois isso confirmava a sua aceitação, verdade e importância. Logo, tratou de escolher a variante mais elaborada, e com mais pormenores. Nada foi acrescentado, nada foi tirado, dos motivos básicos, da sequência, da filosofia. O que era moralizante continuou moralizante; todas as histórias permaneceram completamente isso mesmo que está aí. O que chega em suas mãos é um registro único, escrito por Ruth, que esteve cuidadosamente guardado por anos com seus filhos e que agora é oferecido à apreciação de todos.
Contos Índios
Ano: 2020
Páginas: 176
Idioma: português
Editora: Faro Editorial


O Brasil possui diversas riquezas, principalmente as culturais. Já nascemos de uma cultura rica em detalhes e que foi se unindo a outras que vieram até nosso país, antes de ser considerado país. Mesmo depois de 500 anos, algumas origens nunca mudam, é o caso da cultura indígena.

No livro de Ruth Guimarães, Contos índios traz um trabalho espetacular, resgatando as origens de nossa terra, com histórias únicas e originais, que permearam gerações. Há aquele ditado, “quem conta um conto, aumenta um ponto”, e é o que a autora esclarece nesse livro, já que as histórias presentes viajarem pelo tempo, e com isso, sofreram algumas alterações.
A edição é dividida em algumas partes, sendo a primeira, uma pesquisa bem rica em informações, que é fundamental para entendermos um pouco sobre a cultura indígena. Na segunda parte do livro, você irá encontrar diversas histórias, bem envolventes e curiosas.

Como em todos livros de contos, alguns me surpreenderam mais que outros, e isso é normal. O legal foi conhecer histórias que fazem parte da nossa cultura, mas que dificilmente encontramos nos livros, ou em outros lugares. Um ótimo exemplo de representatividade.

Além disso, não posso deixar de falar sobre como essa edição é bem produzida. A Faro sempre se destaca em suas produções, e com essa edição não foi diferente. Uma ótima indicação para você presentear alguém!
                                        


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!