Na hora da virada, Angie Thomas


O aguardado segundo romance de Angie Thomas, autora do premiado best-seller O Ă“dio Que VocĂª Semeia.
Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança.

Mas Ă© difĂ­cil ter a segurança de estrear quando se Ă© hostilizada na escola e, desde que sua mĂ£e perdeu o emprego, os armĂ¡rios e a geladeira estĂ£o vazios. EntĂ£o, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canĂ§Ă£o que viraliza... pelos piores motivos! No centro de uma controvĂ©rsia, a menina Ă© reportada pela mĂ­dia como uma grande ameaça Ă  sociedade.

Mas com uma ordem de despejo ameaçando sua famĂ­lia, ela nĂ£o tem outra escolha a nĂ£o ser assumir os rĂ³tulos que a opiniĂ£o pĂºblica lhe impĂ´s. Na Hora da Virada dĂ¡ aos leitores de Angie Thomas outra protagonista pela qual torcer. É uma histĂ³ria sobre lutar por seus sonhos e tambĂ©m sobre a dificuldade de ser quem vocĂª Ă©, nĂ£o quem as pessoas querem que vocĂª seja.
Na Hora da Virada
(On the Come Up)
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 378
Idioma: portuguĂªs
Editora: Galera Record

"Mas nunca vĂ£o me silenciar. Tenho coisas demais pra falar"

Angie Thomas traz Bri, 16 anos, filha de uma famĂ­lia desestruturada por causa do mundo do crime e das drogas: seu pai foi morto por causa da guerra de gangues e ela foi criada por muito tempo por seus avĂ³s paternos enquanto sua mĂ£e se livrava do vĂ­cio do crack. Hoje ela mora no Garden com seu irmĂ£o que cursou a faculdade mas sĂ³ encontrou emprego em uma pizzaria e com sua mĂ£e que trabalha e estuda a noite para dar uma vida melhor aos filhos. Tenho certeza que vocĂª conhece alguma histĂ³ria real bem parecida com a de Briana Jackson.

"Querer fazer uma coisa Ă© diferente de achar que Ă© possĂ­vel. O rap Ă© meu sonho desde sempre, mas sonhos nĂ£o sĂ£o reais. Ou a gente acorda ou a realidade faz com que pareçam idiotas. Pode acreditar, todas as vezes que minha geladeira estĂ¡ quase vazia, todos os meus sonhos parecem idiotas."

O sonho dessa garota negra Ă© seguir os passos do pai e se tornar uma rapper famosa, enquanto isso estuda numa escola que pode lhe dar um ensino melhor e lhe ajudar a entrar numa faculdade, sonho de sua mĂ£e, mas que tem a maioria de alunos brancos. 

"... quando as pessoas morrem, elas Ă s vezes levam os vivos juntos."
 E Ă© na escola que Bri vai sentir na pele o preconceito racial. Para comprar um tĂªnis novo, ela vende doces na escola, o que Ă© proibido. Mas tudo desando quando ao ser abordada pelos seguranças na entrada da escola, e tentar impedir que eles revistem a sua mochila, Bri Ă© jogada no chĂ£o para ser imobilizada por acreditarem que ela esconde drogas, alĂ©m de ser taxada de marginal e traficante. 

O lado do bom de tudo isso, se Ă© que pode existir: o fato serviu de inspiraĂ§Ă£o para a letra de um rap que vai viralizar na internet. E os holofotes da mĂ­dia se voltam para ela, mas serĂ¡ que as pessoas entenderam a coisa certa? SerĂ¡ que Bri conseguiu passar a mensagem que ela tanto queria? serĂ¡ que, enfim, Bri vai conseguir ganhar dinheiro para ajudar a famĂ­lia a sair da situaĂ§Ă£o que se encontra?

Mas ser mulher, negra, da periferia e de um bairro conhecido pela guerra de ganges alĂ©m de fazer rap, faz com que as pessoas desenhem um estereĂ³tipo que estĂ¡ muito longe da verdadeira Bri. SerĂ¡ que vale a pena ter fama quando a sua imagem estĂ¡ longe de quem vocĂª Ă©? 

AlĂ©m de falar de preconceito e racismo, o grande mĂ©rito desse livro Ă© falar sobre como as pessoas prĂ©-julgam as outras, como uma Ăºnica caracterĂ­stica pode ser usada para definir quem vocĂª Ă© e como algo falado por determinada pessoa pode ser interpretado totalmente fora do contexto apenas por conta de um conceito prĂ©vio.

Mas Bri Ă© mais do que isso e, apesar de viver com o crime Ă¡ sua porta, ela tem uma super rede de apoio que faz toda a diferença: uma mĂ£e dedicada que vive em funĂ§Ă£o de dar uma vida melhor para os filhos, um irmĂ£o sempre pronto a apoiar, aconselhar ou puxar a orelha, uma tia capaz de dar a vida por ela e os melhores amigos que uma garota poderia ter. 

O livro aborda temas que precisam ser discutidos como: a marginalizaĂ§Ă£o de alguns bairros ou comunidades que sĂ£o vistas como reduto do crime e da violĂªncia, o sistema precĂ¡rio e ineficiente de educaĂ§Ă£o nessas comunidades, e a retaliaĂ§Ă£o da polĂ­cia que vĂª os moradores desses locais como marginais em potencial. 

Brianna Jackson Ă© aquela garota que tinha tudo pra jogar a toalha e desistir, perceber que a luta Ă© muito difĂ­cil e sucumbir a todos os estereĂ³tipos que sĂ£o jogados na sua cara. Mas ela quer mais! Quer uma vida melhor para a sua famĂ­lia onde eles estejam sempre com a geladeira cheia e com as contas pagas, quer poder andar nas ruas sem medo da polĂ­cia nem das gangues, quer ver o sucesso de seus amigos, quer ser entendida da forma como ela Ă© e quer ser reconhecida como a garota que nĂ£o desiste dos seus sonhos. 



Um comentĂ¡rio

  1. Acabei conhecendo as letras da autora por conta desse livro e tenho um carinho enorme por ele, por isso, ainda quero muito ler todos da autora(aliĂ¡s, estĂ¡ chegando um novo livro por aĂ­)
    Bri Ă© uma sonhadora, mas vive na pele e na voz, a dor do preconceito, nĂ£o somente por ser negra, mas por determinada e acreditar no poder da mĂºsica.
    A relaĂ§Ă£o dela com a tia, Ă© linda!!!
    Super recomendo!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!