Britt-Marie esteve aqui, Fredrik Backman

 

Aos 63 anos, Britt-Marie vĂª sua vida virar de ponta-cabeça quando precisa abandonar sua rotina (e seu casamento) para se reconstruir em um vilarejo que transformarĂ¡ seu destino para sempre. Recheada de personagens emblemĂ¡ticos, a trama nos leva a refletir sobre solidĂ£o, concessĂ£o, frustraĂ§Ă£o e superaĂ§Ă£o, temas que, apesar de cinzentos, ganham cores atravĂ©s da leveza de suas pĂ¡ginas. Com um humor sarcĂ¡stico carinhosamente dosado para nos cativar, Britt-Marie esteve aqui tem tudo para se tornar um dos livros favoritos de todas as estantes.

Britt-Marie Esteve Aqui
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 304
Idioma: portuguĂªs
Editora: FĂ¡brica231

Devo confessar que Fredrik Backman me desperta uma gama tĂ£o grande de sentimentos durante as suas narrativas que sĂ³ ao final consigo definir o que a leitura me causou.

Nossa protagonista, Britt-Marie, tem 63 anos e estĂ¡ enfrentando uma grande mudança em sua vida: depois de dĂ©cadas de um casamento ruim, ela abandonou o marido depois de descobrir que ele tinha uma amante. DifĂ­cil, hein? Mas nada na vida dessa senhorinha foi fĂ¡cil... Entre perdas e ausĂªncias, Britt-Marie sempre se anulou em funĂ§Ă£o do bem estar do outro, mas isso vai mudar.

"... Ă© difĂ­cil saber quem somos depois que ficamos sozinhos, quando vocĂª sempre esteve presente para mais alguĂ©m."

Ela decide entĂ£o que precisa arranjar um emprego e como nĂ£o aceita um nĂ£o como resposta, ela consegue um emprego em Borg, uma pequena cidade falida, com pouquĂ­ssimos moradores totalmente sem perspectivas, crianças e adolescentes por sua conta e risco e adultos que lutam para manter o mĂ­nimo de normalidade. Mas com jovens suficiente para criar um time de futebol, que Ă© o motivo que os impulsiona a viver cada dia monĂ³tono na espera do treino Ă  noite.

Mas Borg nĂ£o serĂ¡ a mesma depois da passagem de Britt-Marie. Seu jeito peculiar e, muitas vezes, excĂªntrico e um pouco rude vai mexer com os moradores da cidade. E ela tambĂ©m serĂ¡ impactada por cada um deles e pelas suas formas de viver e enxergar a vida, e pela amizade inesperada.

Se vocĂª jĂ¡ leu algum livro do Fredrik, jĂ¡ sabe que sua narrativa conta histĂ³rias para levar o leitor a reflexões sobre temas profundos. Aqui vocĂª terĂ¡ o prazer de se questionar sobre o que te move, sobre a solidĂ£o e a morte, mas tambĂ©m sobre quem vocĂª se tornou ao longo da vida e sobre o quanto vocĂª ama ou nĂ£o essa pessoa que vocĂª se tornou. Com uma escrita emocionante, se prepare novamente para ir Ă s lĂ¡grimas e querer levar Britt-Marie para a sua casa, nem que seja para manter tudo muito limpo com bicarbonato de sĂ³dio...
 


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!