Mil palavras, Jennifer Brown


O namorado de Ashleigh, Kaleb, estĂ¡ prestes a partir para a faculdade e a jovem estĂ¡ preocupada que ele se esqueça dela. EntĂ£o, em uma famosa festa de final do verĂ£o, as amigas de Ashleigh sugerem que ela mande uma foto nua para ele. Antes que possa mudar de ideia, Ashleigh vai para o banheiro, tira uma foto de corpo inteiro em frente ao espelho, e aperta a tecla “enviar”.Mas o tĂ©rmino do relacionamento do casal Ă© ruim e, para se vingar, Kaleb encaminha a foto para sua equipe de beisebol. Em pouco tempo, a foto viraliza, atraindo a atenĂ§Ă£o do conselho da escola, da polĂ­cia e da mĂ­dia local. A pena ordenada a Ashleigh pelo tribunal Ă© prestar serviço comunitĂ¡rio, e Ă© onde ela conhece Mack, um jovem que oferece uma nova chance de amizade, e Ă© o Ăºnico que recebeu a foto e nĂ£o olhou.

A aclamada autora Jennifer Brown traz aos leitores um romance emocionante sobre honestidade, traiĂ§Ă£o e redenĂ§Ă£o, amizade e atraĂ§Ă£o, e integridade, mostrando que uma imagem pode valer mil palavras… mas nem sempre conta a histĂ³ria inteira.
Mil palavras
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 208
Idioma: portuguĂªs
Editora: Gutenberg

“Uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas nĂ£o conta a histĂ³ria inteira.”

Ashleigh Ă© uma boa garota, nĂ£o dĂ¡ trabalho para os pais, tira boas notas, tem muitos amigos e tem um namorado que estĂ¡ prestes a ir para a faculdade. Kaleb parece estar cada dia mais distante de Ash e seu mundo de garota do ensino mĂ©dio enquanto ele aguarda os dias para mudar de cidade e começar uma vida nova como um responsĂ¡vel universitĂ¡rio. Sempre ocupado para ela, Kaleb sempre tem um jogo ou um encontro para se despedir dos amigos. 

Quando Ash vai a uma festa dos seus amigos sem Kaleb, Vonnie e Rachel sugerem que ela envie para ele um nude, para ele ver tudo o que ele estava perdendo. Mesmo nĂ£o achando a atitude correta, Ash se deixa influenciar pelas amigas e a bebida faz o resto.

No Ă­nicio, a foto parece ter dado o resultado esperado. Kaleb se aproxima de Ash e fica atĂ© mais carinhoso. Mas depois que ele vai para a faculdade e Ash começa a lhe cobrar atenĂ§Ă£o, Kaleb acaba divulgando a foto para todos os seus amigos da antiga escola. 

Lendo Mil Palavras descobri um termo que nĂ£o conhecia: pornografia de vingança, ou revenge porn, que Ă© justamente o que Kaleb fez com Ash. Mas o pior disso tudo Ă© a forma como Ash passa a ser vista e julgada por todos. Em uma sociedade tradicionalmente machista, errado nĂ£o Ă© o homem que divulga uma foto Ă­ntima de sua namorada. Mas essa sociedade nĂ£o vai aliviar na hora de julgar essa mulher que, mesmo inocentemente, quis dar uma prova de amor para o seu namorado. Ela Ă© a vulgar, suja, promĂ­scua e vadia, e ainda acham que isso dĂ¡ direito de qualquer homem se aproximar dela com intimidade. 

Logo de inĂ­cio descobrimos que Ash estĂ¡ prestando serviço comunitĂ¡rio e, aos poucos, a histĂ³ria de como ela chegou atĂ© ali nos Ă© revelada. É angustiante ver como as pessoas julgam nĂ£o sĂ³ Ash mas tambĂ©m os seus pais, chegando a culpĂ¡-los pela atitude da filha. 

Sou fĂ£ incondicional dos livros da Jeniffer Brown e nĂ£o seria diferente com esse. A autora escolhe mostrar o lado mais cruel da histĂ³ria e sei o quanto isso pode incomodar alguns leitores. Mas Ă© por isso mesmo que acho esse livro extremamente importante. Ele mostra o lado realista das pessoas, que julgam antes de conhecer o contexto, que atiram pedras sem se dar ao trabalho de entender as nuances de cada histĂ³ria. 

Ash Ă© levada a julgamento num tribunal mas o pior julgamento que ela sofre Ă© o de meninas como ela, que talvez jĂ¡ tenham mandado fotos parecidas ou jĂ¡ pensaram em fazer isso. A falta de empatia e de sororidade explĂ­cita nessa narrativa Ă© o que mais me choca e reafirma o quanto ainda Ă© necessĂ¡rio dizer que cada mulher tem o direito de fazer o que quiser com o seu corpo. E que a vĂ­tima Ă© sempre vĂ­tima. 




Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!