E a Terra Escreveu uma Carta... Olho Vivo no Planeta, Jonas Ribeiro


Poderia ser por meio de trovões ou tempestades, mas a Terra preferiu mandar uma carta contando Ă  humanidade o que estĂ¡ se passando com ela. Numa relaĂ§Ă£o empĂ¡tica e de proximidade com cada ser humano, a MĂ£e Terra pede socorro entoando 100 verbos que precisam ser utilizados na prĂ¡tica. É claro que uma carta assim nĂ£o poderia ficar sem resposta: a professora Carol, do 4º ano do ColĂ©gio GalĂ¡xia do Saber, tranquiliza a Terra contando-lhe sobre o que seus alunos estĂ£o fazendo.
E a Terra Escreveu uma Carta...
Olho Vivo no Planeta
Jonas Ribeiro
Ano: 2020 
PĂ¡ginas: 48
Idioma: portuguĂªs
Editora: Melhoramentos

Cansada de sofrer com os problemas causados pela populaĂ§Ă£o, mas cheia de amor por todos, a Terra resolveu escrever uma carta e contar um pouco sobre si e um pouco sobre o que espera do mundo para o bem de si mesma e daqueles que nela habita, essa carta foi transmitida em vĂ¡rios lugares, uma espĂ©cie de pedido de socorro do planeta para aqueles que podem cuidar dela, ou seja, nĂ³s... os seres humanos.

Uma professora encontrou essa carta e resolveu usĂ¡-la como projeto para sua turma do quarto ano, o resultado foi uma bela resposta ao planeta, com um projeto lindo de reconexĂ£o com a natureza e algumas frases carinhosas que podemos levar para a vida. PorĂ©m, isso foi apenas o começo!

“Eu sou apenas um dentre trilhões de planetas que povoam uma dessas galĂ¡xias do Universo. Nem por isso deixo de me sentir especial.”

JĂ¡ imaginou receber uma carta da prĂ³pria Terra puxando sua orelha sobre as atrocidades que estĂ£o fazendo com ela dia apĂ³s dia? Seria um belo tapa na cara para muita gente, mas como isso estĂ¡ longe de acontecer, poderĂ­amos apenas no colocar no lugar do nosso lar e fazer a pergunta de um bilhĂ£o de dĂ³lares: SerĂ¡ que estarĂ­amos satisfeitos se fossemos tratados da mesma forma como tratamos o lugar onde vivemos?

É possĂ­vel melhorar o nosso comportamento com pequenas coisas todos os dias e transformar essas pequenas coisas em hĂ¡bitos, de pouquinho em pouquinho conseguimos alcançar novos patamares no cuidar desse lugar que chamamos de lar.

“E da mesma forma que mĂ£e acolhe, educa, alimenta e ama, tambĂ©m pode e deve dar bronca.”

Muita gente jĂ¡ se coloca no lugar de terra e cuida melhor do planeta todos os dias, porĂ©m ainda precisamos alcançar outras pessoas e lugares nesse cuidado com o nosso meio ambiente, essa raridade de pureza que ainda nos resta. Esse livro Ă© uma bela forma de ensinar pessoas a serem melhores com o lugar onde habita, uma forma de ensinar desde criança a como ser alguĂ©m melhor com a “mĂ£e natureza” e vale muito a pena conhecĂª-lo, independente da idade.

Confesso que terminei ele com lĂ¡grimas nos olhos de emoĂ§Ă£o, pois sei que ainda tem muito a se melhorar no quesito humanidade, mas sabendo que Ă© possĂ­vel. Se vocĂª ainda nĂ£o conhece esse livro, te convido a fazer essa leitura e perceber como ainda estamos longe de sermos o melhor dessa terra, se jĂ¡ leu, me conta aqui se ele tambĂ©m te emocionou. Eu vou ficando por aqui, mas volto em breve com muito mais. Beijinhos!


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!