Felix Para Sempre, Kacen Callender


Autor vencedor do National Book Award Contemplado com o Stonewall Honor Book Finalista do Goodreads Choice Awards Felix Love nunca se apaixonou, o que ele considera uma ironia, jĂ¡ que seu sobrenome significa amor. Tudo o que ele mais quer Ă© entender o sentimento de se apaixonar, de se dedicar por inteiro a alguĂ©m. Ele tambĂ©m gostaria de saber a razĂ£o de isso parecer tĂ£o fĂ¡cil para todos, exceto para ele.
Embora tenha orgulho de sua identidade, no fundo Felix receia ser marginalizado por ser negro, queer e transgĂªnero, motivo suficiente para afastĂ¡-lo de seu felizes para sempre. Quando um estudante anĂ´nimo expõe fotos antigas de Felix antes da transiĂ§Ă£o e começa a atacĂ¡-lo com mensagens transfĂ³bicas, Felix cria um plano de vingança contra a Ăºnica pessoa de quem suspeita. O que ele jamais conseguiria imaginar Ă© que esse plano o colocarĂ¡ no meio de um quase triĂ¢ngulo amoroso que o farĂ¡ questionar o que sente sobre as pessoas que o rodeiam. Enquanto tenta equilibrar o plano de vingança e a confusĂ£o de sentimentos, Felix empreende uma jornada de questionamentos e autodescobertas.

Felix Para Sempre Ă© uma histĂ³ria honesta e cativante sobre identidade, amizades, primeiras paixões e sobre reconhecer o amor que merecemos.

Felix Para Sempre
Ano: 2021 
PĂ¡ginas: 288
Idioma: portuguĂªs
Editora: Companhia Editora Nacional

Felix Love Ă© um jovem trans, estudante de artes que sonha se apaixonar um dia, jĂ¡ que para ele Ă© muito irĂ´nico o fato de que seu sobrenome Ă© Love e ele nunca amou de verdade alguĂ©m. Embora tenha orgulho de sua identidade, ele ainda se questiona sobre seus sentimentos quanto a si mesmo, fora o fato de esperar que sua mĂ£e volte a entrar em contato, jĂ¡ que ela o abandonou quando o jovem tinha apenas 10 anos, deixando-o aos cuidados do pai.

O maior medo de Felix Ă© ser marginalizado por ser negro, queer trans, mas tambĂ©m de que nĂ£o seja merecedor do amor das outras pessoas, mesmo sabendo que seu pai o ama e que seu melhor amigo estĂ¡ com ele para tudo, porĂ©m tudo se intensifica quando montam uma galeria de fotos suas antigas, antes da mudança e divulgam seu nome morto na escola, causando em Felix um medo e uma raiva que ele nunca pensou sentir e agora, alĂ©m de buscar tudo que ele jĂ¡ buscava antes, precisa descobrir quem fez aquilo e lutar com ainda mais força para ser aceito.

“Ele me irrita, mas ainda Ă© meu pai, e eu nĂ£o deveria sentir que devo nada a ele por me ajudar com a transiĂ§Ă£o, mas sinto.”

Uma histĂ³ria linda, cativante, real, sobre um jovem que sabe quem ele Ă©, mas que ao mesmo tempo ainda questiona quem deveria ser. Um livro sobre famĂ­lia, amizade, aceitaĂ§Ă£o, primeiro amor e amor prĂ³prio, alĂ©m da luta por aceitaĂ§Ă£o que muitos jovens trans ainda sofrem nos tempos atuais. Kacen aborda temas delicados de uma forma leve e fluida que prende o leitor do começo ao fim, passando por momentos de pura diversĂ£o atĂ© o mistĂ©rio sobre quem foi o responsĂ¡vel pela galeria.

Um enredo cheio de charme, com personagens muito bem construĂ­dos e prontos para entreter a cada virar de pĂ¡gina, levando o leitor por um misto de emoções deliciosas que vĂ£o desde o sentimento de alegria extrema atĂ© a vulnerabilidade do personagem com seus medos e anseios. O livro narrado pelo ponto de vista de Felix Ă© uma aquisiĂ§Ă£o mais do que bem vinda para os jovens e adultos que ainda tem muito o que conhecer sobre a comunidade LGBTQIA+.

“Eu meio que queria que a gente pudesse existir sem precisar se preocupar em se encaixar em categorias.”

O que mais me cativou nesse livro Ă© que ele saiu da velha construĂ§Ă£o sobre pessoas descobrindo suas identidades e trouxe um personagem que se conhece, que sabe o seu gĂªnero e tem orgulho dele, orgulho ao ponto de lutar para ser aceito no meio de uma comunidade que ainda tem muito dos paradigmas do patriarcado e ainda nĂ£o se desvinculou dos preconceitos autoimpostos.

Se vocĂª ainda nĂ£o conhece essa obra, vou avisando de imediato que Ă© um prato cheio de amor e aprendizado do começo ao fim, pois nosso autor nĂ£o abriu mĂ£o de trazer todos os pronomes e explicações para cada situaĂ§Ă£o apresentada, deixando ainda mais informativo para aqueles que ainda nĂ£o entendem sobre a comunidade e querem passar a entender. Mas se vocĂª jĂ¡ leu, me conta aqui o que achou, vou amar saber, atĂ© lĂ¡ beijinhos coloridos!


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!