Felix Para Sempre, Kacen Callender


Autor vencedor do National Book Award Contemplado com o Stonewall Honor Book Finalista do Goodreads Choice Awards Felix Love nunca se apaixonou, o que ele considera uma ironia, já que seu sobrenome significa amor. Tudo o que ele mais quer é entender o sentimento de se apaixonar, de se dedicar por inteiro a alguém. Ele também gostaria de saber a razão de isso parecer tão fácil para todos, exceto para ele.
Embora tenha orgulho de sua identidade, no fundo Felix receia ser marginalizado por ser negro, queer e transgênero, motivo suficiente para afastá-lo de seu felizes para sempre. Quando um estudante anônimo expõe fotos antigas de Felix antes da transição e começa a atacá-lo com mensagens transfóbicas, Felix cria um plano de vingança contra a única pessoa de quem suspeita. O que ele jamais conseguiria imaginar é que esse plano o colocará no meio de um quase triângulo amoroso que o fará questionar o que sente sobre as pessoas que o rodeiam. Enquanto tenta equilibrar o plano de vingança e a confusão de sentimentos, Felix empreende uma jornada de questionamentos e autodescobertas.

Felix Para Sempre é uma história honesta e cativante sobre identidade, amizades, primeiras paixões e sobre reconhecer o amor que merecemos.

Felix Para Sempre
Ano: 2021 
Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Companhia Editora Nacional

Felix Love é um jovem trans, estudante de artes que sonha se apaixonar um dia, já que para ele é muito irônico o fato de que seu sobrenome é Love e ele nunca amou de verdade alguém. Embora tenha orgulho de sua identidade, ele ainda se questiona sobre seus sentimentos quanto a si mesmo, fora o fato de esperar que sua mãe volte a entrar em contato, já que ela o abandonou quando o jovem tinha apenas 10 anos, deixando-o aos cuidados do pai.

O maior medo de Felix é ser marginalizado por ser negro, queer trans, mas também de que não seja merecedor do amor das outras pessoas, mesmo sabendo que seu pai o ama e que seu melhor amigo está com ele para tudo, porém tudo se intensifica quando montam uma galeria de fotos suas antigas, antes da mudança e divulgam seu nome morto na escola, causando em Felix um medo e uma raiva que ele nunca pensou sentir e agora, além de buscar tudo que ele já buscava antes, precisa descobrir quem fez aquilo e lutar com ainda mais força para ser aceito.

“Ele me irrita, mas ainda é meu pai, e eu não deveria sentir que devo nada a ele por me ajudar com a transição, mas sinto.”

Uma história linda, cativante, real, sobre um jovem que sabe quem ele é, mas que ao mesmo tempo ainda questiona quem deveria ser. Um livro sobre família, amizade, aceitação, primeiro amor e amor próprio, além da luta por aceitação que muitos jovens trans ainda sofrem nos tempos atuais. Kacen aborda temas delicados de uma forma leve e fluida que prende o leitor do começo ao fim, passando por momentos de pura diversão até o mistério sobre quem foi o responsável pela galeria.

Um enredo cheio de charme, com personagens muito bem construídos e prontos para entreter a cada virar de página, levando o leitor por um misto de emoções deliciosas que vão desde o sentimento de alegria extrema até a vulnerabilidade do personagem com seus medos e anseios. O livro narrado pelo ponto de vista de Felix é uma aquisição mais do que bem vinda para os jovens e adultos que ainda tem muito o que conhecer sobre a comunidade LGBTQIA+.

“Eu meio que queria que a gente pudesse existir sem precisar se preocupar em se encaixar em categorias.”

O que mais me cativou nesse livro é que ele saiu da velha construção sobre pessoas descobrindo suas identidades e trouxe um personagem que se conhece, que sabe o seu gênero e tem orgulho dele, orgulho ao ponto de lutar para ser aceito no meio de uma comunidade que ainda tem muito dos paradigmas do patriarcado e ainda não se desvinculou dos preconceitos autoimpostos.

Se você ainda não conhece essa obra, vou avisando de imediato que é um prato cheio de amor e aprendizado do começo ao fim, pois nosso autor não abriu mão de trazer todos os pronomes e explicações para cada situação apresentada, deixando ainda mais informativo para aqueles que ainda não entendem sobre a comunidade e querem passar a entender. Mas se você já leu, me conta aqui o que achou, vou amar saber, até lá beijinhos coloridos!


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!