Com qual penteado eu vou?, Kiusam de Oliveira

 

Uma obra fundamental para pautar a diversidade e a beleza que existe em cada criança, independente de com qual penteado ela vai. Com um texto rico e claro, como sĂ³ a Kiusam de Oliveira, doutora em EducaĂ§Ă£o e com diversas publicações de sucesso, poderia nos trazer.Este livro Ă© uma dessas pinturas estonteantes. Cenas plĂ¡sticas que nos prendem a atenĂ§Ă£o!
A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a famĂ­lia, afinal, agora ele Ă© um cen-te-nĂ¡-rio.
Para homenagear seu bisavĂ´ nessa data tĂ£o importante, suas bisnetas e seus bisnetos irĂ£o escolher penteados lindos para participarem da comemoraĂ§Ă£o. E cada uma e cada um irĂ¡ presentear seu bisa com a virtude mais poderosa que tem.
Com qual virtude vocĂª presentearia alguĂ©m tĂ£o especial?
Com qual penteado eu vou?
PĂ¡ginas: 48
Idioma: portuguĂªs
Editora: Melhoramentos

O bisavĂ´ de Aisha vai fazer 100 anos!!! E, numa comemoraĂ§Ă£o marcante como essa, nada mais justo que os netos e bisnetos se apresentem com o seu melhor penteado, concordam?

E Ă© assim, narrando a histĂ³ria atravĂ©s do olhar atento e curioso de Aisha, que Kiusam de Oliveira vai falar sobre ancestralidade, valorizaĂ§Ă£o e respeito Ă s diferenças, sororidade, virtudes e amor.

E porque falar sobre o cabelo seria um tema tĂ£o importante? Se vocĂª Ă© negro ou tem cabelos crespos, com certeza, jĂ¡ sentiu a necessidade de se auto afirmar em relaĂ§Ă£o ao modo como vocĂª usa o seu cabelo. E assim como a TaĂ­s AraĂºjo, que fala na apresentaĂ§Ă£o do livro, tambĂ©m lamento a falta de ter tido um livro assim na minha infĂ¢ncia, principalmente por nĂ£o ter a pele negra mas ter cabelos crespos e ter sido criança e adolescente em uma Ă©poca em que o alisamento era necessĂ¡rio para 'domar cabelos ruins'...

Mas aniversĂ¡rio tem que ter presente, e como todos ainda sĂ£o crianças, eles decidem que cada um vai ofertar uma virtude ao bisavĂ´ aniversariante, prĂ¡tica comum nas comunidades africanas segundo a autora. E Ă© nessa parte do livro que o presente Ă© totalmente nosso! AlĂ©m de sermos agraciados com ilustrações riquĂ­ssimas em beleza com as imagens dos bisnetos, acompanhamos a entrega das virtudes e a apresentaĂ§Ă£o de cada um deles quando ficamos conhecendo tambĂ©m os seus nomes e respectivas origens, alĂ©m de conferir a diversidade da famĂ­lia de Aisha. 

Um livro delicioso que aborda temas muitas vezes tĂ£o doloridos da maneira como deveria ser: leve e natural, abraçando o diverso e valorizando o diferente.

Um comentĂ¡rio

  1. Sabe, esses dias passei algo nĂ£o semelhante,mas de certa forma, semelhante. Ela tem 4 anos, o cabelo todo cacheado e sim, ela Ă© branca que nem leite.
    Mas falou pra mim: vĂ³, nĂ£o quero ter esse cabelo nĂ£o, todo mundo tem cabelo liso.
    Aquilo me doeu, pois eu tenho cabelos cacheados e como fiz de tudo no meu cabelo, até conseguir fazer ele hoje ser natural, ficando branco, mas com cachos, foi um processo doloroso.
    Hoje em dia, ela tem reagido melhor, eu falo para ela todos os dias da beleza do cabelo dela, do quanto Ă© importante ser fiel ao que se tem e ao que se gosta.
    Por isso, jĂ¡ encheu os olhos de lĂ¡grimas um livro assim!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!