Bethânia e a Fera, Jack Meggitt-Phillips



Atenção! Aproxime-se desse livro com cuidado: perigo de virar lanche de uma fera enorme e gosmenta e morrer… de rir!
Ebenézer Pinça é um jovem de 511 anos que tem uma fera morando no sótão de sua mansão. Ele alimenta essa bolota grande, gorda e cinzenta com as iguarias mais estapafúrdias, e em troca recebe presentes valiosíssimos, como a poção que mantém sua juventude.
Parece um acordo perfeito, mas conforme o tempo passa, a fera fica cada vez mais gulosa. Já basta dessa dieta sem graça de estátuas empoeiradas, colares de pérolas e papagaios raros. Agora ela quer uma refeição especial: não é algo incomum, mas dificilmente será servido no jantar; pode ser encontrado em formas e tamanhos diversos em todos os países do mundo. O que a fera quer experimentar dessa vez… é uma criança!

Ebenézer vai ao orfanato e encontra o quitute ideal: Bethânia, a garota mais mal-educada e encrenqueira do lugar. Acostumada a pregar peças em todo mundo, agora Bethânia terá de usar toda a sua esperteza para escapar desse destino terrível.

Bethânia e a Fera
Jack Meggitt-Phillips
Ano: 2021 
Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Seguinte

O sr. Pinça é um jovem de 511 anos que abriga em sua suntuosa casa de 15 andares um ser místico capaz de realizar todos os desejos possíveis e impossíveis, é esse ser, ou melhor, essa Fera, que mantém o sr. Pinça jovem, em troca o homem dá tudo que a Fera deseja comer, enquanto a Fera dá tudo que o sr. Pinça deseja ter.

A questão é que agora a Fera foi longe demais, ela acaba de pedir uma coisa praticamente impossível, que o Sr. Pinça nunca imaginou que o ser seria capaz e até tenta negar esse desejo insano, mas se ele não der o que a Fera deseja, vai acabar envelhecendo rápido demais e morrendo, por isso ele vai atrás de uma criança e leva para casa a pior delas, Bethânia, uma menina pra lá de espoleta.

“É muito raro as pessoas conseguirem realizar tudo o que deseja na vida”.

Bethânia não é doce, muito menos carinhosa, muito pelo contrário, ela apronta com tudo e com todos, não seria diferente com aquele que acaba de lhe adotar, principalmente ao conhecer a Fera que habita o 15º andar da sua nova residência. Decidida a estragar a vida de ambos, a garotinha começa uma série de situações traiçoeiras pela casa, mas aos poucos isso pode mudar.

Narrado em terceira pessoa, conhecemos nesse livro a ganância das pessoas, os medos, os receios e principalmente a falta que os pais podem fazer na vida de alguém. Bethânia é órfã e não se lembra dos pais, pois eles morreram quando ela era apenas uma nenenzinha, enquanto o sr. Pinça já viveu tudo que teve para viver, mas o medo da morte o impede de parar.

“É um grande desperdício de vida perder tanto tempo com arrependimentos passados”.

É um livro delicado, embora divertido e com várias cenas engraçadas, ele aborda uma temática que precisa ser avaliada por todos, no caso a empatia, pois quando pensamos apenas em nós mesmos acabamos por nos tornar pessoas solitárias e ranzinzas, como o caso do sr. Pinça e da Bethânia, mas quando abrimos o leque para pensar nos outros, acabamos por descobrir que a vida em conjunto é bem melhor do que solitária.

Se você ainda não conhece essa obra, recomendo muito conhecer e se aventurar por tudo que ela tem a nos ensinar. Por enquanto é isso, eu volto depois com mais.


Um comentário

  1. Amei saber que o livro aborda a empatia e que é um tanto delicado de ler. Acho que visto pelos olhos de uma criança tudo fica mais delicado. Dica anotada, ainda não sei se lerei mas, amei conhecer.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!