Antes que você saiba meu nome, Jacqueline Bublitz

 


Quando Alice Lee chegou a Nova York aos 18 anos, com apenas 600 dólares e uma câmera furtada, ela estava procurando por um novo começo. Um mês depois, Alice se torna mais uma vítima de assassinato que não pôde ser identificada. Ruby Jones também está tentando recomeçar depois de um relacionamento conturbado. Ela atravessou o mundo em busca de paz, de uma nova oportunidade… até que encontra o corpo de Alice às margens do rio Hudson. A partir desse encontro, as duas mulheres formam um vínculo inquebrável. Alice tem certeza de que Ruby é a chave para resolver o mistério sobre como tudo aconteceu. Ruby, lutando para esquecer a tragédia que presenciou, se recusa a deixar Alice ir... pelo menos até que ela tenha a oportunidade de contar a própria história.

Antes que você saiba meu nome
Jacqueline Bublitz
Ano: 2021 
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Faro Editorial

Essa é uma história com duas protagonistas. De um lado, vamos acompanhar Alice Lee, 17 anos, sem família. De outro lado temos Ruby Jones, mulher adulta que amarrou sua vida à espera de um cara que está prestes a casar. 

O que elas tem em comum??? Nada, até que Ruby, durante uma corrida no parque, encontra o corpo de Alice violentado e abandonado nas pedras e um passado de abandono e solidão.

Essa história será contada pelo ponto de vista de Alice que, apesar de morta, vai acompanhar a vida de Ruby com a intenção de não ser esquecida e de que lhe seja dada uma identidade para que ela não seja só mais um corpo. 

" Alguns homens ficam obcecados com os mortos tanto quanto com os vivos. "

Inclusive eu!!! Como uma amante de romances policiais e investigativos não ia enlouquecer com esse enredo???

Confesso que Antes que você saiba meu nome tomou um rumo que eu jamais esperaria, mas que me agradou muitíssimo e superou tudo o que eu esperava. 

A história é sim um romance policial que vai mostrar a investigação da morte de uma mulher. Claro que vamos ter a polícia e Ruby indo atrás de pistas para tentar reconstruir o passado dessa anônima e encontrar o seu assassino. Mas a gran importância dessa história fica por conta da sucessão de fatos que tornaram Alice quem ela era. Sua mãe se suicidou e sua tutora era negligente, carente e vulnerável foi vítima fácil de um ex professor em um relacionamento abusivo. Quando ela é assassinada, a história traz uma reflexão muito interessante sobre vulnerabilidade social, sobre como mulheres são julgadas, como suas roupas, comportamento e atitudes são sempre analisadas através de uma ótica machista e cruel mas comum em nossa sociedade.

Antes que você saiba meu nome é um romance policial que vai muito além de trazer à tona a identidade de um criminoso,  é uma história que mostra a importância da humanização da vítima, a necessidade de dar visibilidade a esse ser humano que não pode ser tratado apenas como um número, é uma narrativa rica, emocionante, comovente e cheia de sororidade. 

Um comentário

  1. Um dos livros mais desejados nesse comecinho de ano. Seja pelo suspense e mistério, mas também por isso de trazer um respeito necessário à vítima. No se contar sua história, lhe dar um nome e claro, encontrar as motivações.
    Espero comprar em breve!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!