Querido Evan Hansen

 


Dos criadores do premiado musical da Broadway Dear Evan Hansen, esta Ă© uma histĂ³ria emocionante sobre solidĂ£o, luto, saĂºde mental e amizades inesperadas.
Evan Hansen sempre teve muita dificuldade de fazer amigos. Para mudar isso, decide seguir as recomendações de seu psicĂ³logo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com esperança de que seu Ăºltimo ano na escola seja um pouco melhor. O que nĂ£o esperava era que uma das cartas fosse parar nas mĂ£os de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da turma. Quando Connor comete suicĂ­dio e sua famĂ­lia encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situaĂ§Ă£o, Evan acaba refĂ©m de uma grande mentira.

Ao mesmo tempo, graças a essa (falsa) amizade, o garoto finalmente se aproxima de Zoe, a menina de seus sonhos, e passa a ser notado no colĂ©gio. No fundo, Evan sabe que nĂ£o estĂ¡ fazendo a coisa certa, mas se estĂ¡ ajudando a famĂ­lia de Connor a superar a perda, que mal pode ter? Evan agora tem um propĂ³sito de vida. AtĂ© que a verdade ameaça vir Ă  tona, e ele precisa enfrentar seu maior inimigo: ele mesmo.

Querido Evan Hansen
Val Emmich
Steven Levenson
Justin Paul
Benj Pasek
Ano: 2019
PĂ¡ginas: 336
Idioma: portuguĂªs
Editora: Seguinte

.
Evan Hansen e amizade sĂ£o duas coisas que nĂ£o combinam. Para tentar mudar isso, seu psicĂ³logo recomenda que ele escreva cartas direcionadas para ele mesmo, afim de compartilhar seus traumas para que ele os entenda melhor.

PorĂ©m, quando uma dessas cartas vai parar nas mĂ£os de Connor Murphy, o terror da classe, ele nĂ£o imaginava como poderia ser pior. AtĂ© Connor cometer suicĂ­dio. 

Quando a famĂ­lia de Connor encontra a carta direcionada a Evan, todos pensam que eles sĂ£o amigos, e Evan nĂ£o consegue controlar a situaĂ§Ă£o. Em consequĂªncia, Zoe, irmĂ£ de Connor e que Evan sempre teve um crush, se aproxima cada vez mais dele, aĂ­ que o medo de perder toda essa atenĂ§Ă£o que ele nunca teve começa a aumentar.

Bem, vou explicar como foi a minha experiĂªncia com essa leitura, mas jĂ¡ adianto que o que aconteceu comigo foi uma situaĂ§Ă£o particular, que nĂ£o se aplica com todo mundo. 

Pela premissa, dĂ¡ para perceber que Ă© uma histĂ³ria com temas que possuem gatilhos, principalmente para pessoas que se abalam com temas sobre suicĂ­dio. Depois que todo o caos acontece, e que o Evan percebe que nĂ£o vai conseguir segurar a barra, tudo perde o controle.

É uma mentira difĂ­cil de suportar, e depois que ele faz o que faz, consertar as coisas sĂ³ terĂ¡ um resultado: a decepĂ§Ă£o de todos. Como suportar esse fardo?

Peguei esse livro na surpresa, pois eu queria me surpreender, mas foi muito mais do que eu imaginei. No ano passado, eu perdi um amigo por conta da depressĂ£o, e quando eu li esse livro, nĂ£o consegui suportar, e foi muito difĂ­cil sustentar a leitura, tanto que dei uma pausa atĂ© poder superar essa fase.

Mas o que realmente me incomodou foi o fato do Evan sustentar uma mentira que teve como base a morte de uma pessoa. Eu sei que essa Ă© uma histĂ³ria fictĂ­cia, mas me atingiu como um fato.

Resultado? Minha experiĂªncia foi marcada de dor e tristeza. Portanto, se vocĂª ainda sofre com esses gatilhos, recomendo nĂ£o ir com muita expectativa para essa leitura.

Um comentĂ¡rio

  1. Mesmo com todo esse sofrer que o enredo produz, Ă© um dos livros que anseio por ler. Sei lĂ¡, ler livros assim, meio que tiram a minha dor e a deixam ali, sĂ³ no livro.
    Parece loucura, mas eu procuro sempre fazer isso, principalmente quando nĂ£o estou muito bem.
    Dizem que o filme Ă© muito lindo tambĂ©m, mas ainda nĂ£o consegui ver.
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!