A biblioteca da meia-noite, Matt Haig


A biblioteca da meia-noite Ă© um romance incrĂ­vel que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.

Aos 35 anos, Nora Seed Ă© uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. ApĂ³s ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vĂª pouco sentido em sua existĂªncia e decide colocar um ponto final em tudo. PorĂ©m, quando se vĂª na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade Ăºnica de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças Ă  ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a AustrĂ¡lia, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olĂ­mpica... enfim, as opções sĂ£o infinitas. Mas serĂ¡ que alguma dessas outras vidas Ă© realmente melhor do que a que ela jĂ¡ tem?

Em A biblioteca da meia-noite, Nora Seed se vĂª exatamente na situaĂ§Ă£o pela qual todos gostarĂ­amos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite atĂ© entender o que Ă© verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.


A biblioteca da meia-noite
Ano: 2021 
PĂ¡ginas: 308
Idioma: portuguĂªs
Editora: Bertrand

Nora Seed tem 35 anos, Ă© uma mulher extremamente talentosa mas que nĂ£o fez grandes conquistas e acumula aquela sensaĂ§Ă£o de que sua vida poderia ter sido diferente se ela tivesse tomado decisões diferentes ao longo da vida. NĂ£o bastasse conviver com essa sensaĂ§Ă£o de 'E se...' que a atormenta, Nora Ă© demitida e seu gato Ă© encontrado morto. Tudo isso faz com que ela desista de viver. 

Parafraseando o livro: 'entre a vida e a morte hĂ¡ uma biblioteca' e Nora vai parar na Biblioteca da Meia-noite. Guiada pela Sra. Elm, a bibliotecĂ¡ria dos seus tempos de escola, ela vai conhecer o Livro dos Arrependimentos que detalha todas as coisas que fazem de Nora uma pessoa tĂ£o triste mas, em contrapartida, cada um dos inĂºmeros livros que a biblioteca abriga oferece a possibilidade de Nora viver uma vida diferente da que ela vivia. 

A biblioteca da meia-noite nĂ£o Ă© um livro triste nem uma aventura de tirar o fĂ´lego, mas Ă© aquela histĂ³ria que mexe com o leitor e que, em algum momento da sua vida terĂ¡ uma importĂ¢ncia enorme. Matt Haig cria uma personagem que desperta empatia e conquista o leitor a ponto de vocĂª querer acompanhar a sua histĂ³ria e torcer por um final feliz. Mas Nora faz bem mais que isso, ela mostra que todos as acontecimentos da nossa vida tem dois lados e que Ă© preciso olhar cada situaĂ§Ă£o a partir de outra perspectiva, ela tambĂ©m te leva a refletir sobre a sua prĂ³pria existĂªncia, sobre os seus arrependimentos e tudo o que te trava impedindo que vocĂª siga em frente e seja feliz, como ela decidiu ser. 

Minha vida serĂ¡ milagrosamente livre de dor, desespero, mĂ¡goa, coraĂ§Ă£o partido, dificuldades, solidĂ£o, depressĂ£o? NĂ£o. Mas eu quero viver? Sim. Sim. Mil vezes, sim.




Um comentĂ¡rio

  1. Uma de minhas melhores leituras no ano passado e até hoje, Nora vive um pouco em mim ou eu nela.
    Muitas das situações que a personagem passou, eu passei, mesmo focando mais no suicídio.
    Por isso, esse livro mexeu tanto comigo. Em alguns momentos, eu precisei respirar mas Ă© um favorito com certeza.
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!