Ao Sabor do Tempo, Françoise Héritier


Ao Sabor do Tempo é como um convite de Françoise Héritier para redescobrirmos as dores e, principalmente, as delícias da nossa existência. Assim como em O Sal da Vida, a primeira parte da obra, intitulada Colcha de Retalhos, elenca, como uma espécie de poema em prosa, uma coletânea de sensações, trocas e experiências individuais que, diariamente, dividimos com pessoas próximas e com o mundo. Uma verdadeira homenagem à dádiva que é viver.
Já na segunda parte, chamada Modelagem, a autora procura nos oferecer, através de uma associação de ideias e de uma maneira não biográfica, uma representação de fatos e materiais que moldaram sua trajetória. Passagens engraçadas e espirituosas nos fazem viajar pela vida de Françoise e conhecer sua relação com o grande Claude Lévi-Strauss, entender algumas questões que envolveram tornar-se uma mulher independente e ser uma erudita num meio acadêmico extremamente machista.

Uma leitura prazerosa, repleta de sabedoria.


Ao Sabor do Tempo
Afinal, precisamos saborear a vida!
#1
Françoise Héritier
Ano: 2022
Páginas: 160
Idioma: português
Editora: Editora Valentina

Devanear sobre o passado é algo que devemos fazer ao longo da vida para que possamos dar sentido ao que viveremos no futuro, esse é exatamente o ponto de partida dessa obra, onde a autora viaja por suas memórias marcantes do passado, lembrando em duas partes momentos intrigantes que viveu e que acabou por moldar a mulher que ela veio a se tornar no presente.

“por acaso, possivelmente, esse sentimento de alegria que invade bem poderia ser o que chamam de amor...”

Dividido em duas partes, a obra começa com um compilado de situações quais podemos apreciar ao longo da nossa vida, momentos que nos trazem reflexão, um sorriso, uma lágrima, qualquer tipo de sentimento que nos abrange e faz crescer durante o processo de aprendizado que a vida nos apresenta. Saborear esses momentos é o que faz de nós, seres humanos, um compilado de momentos para contar no futuro.

“dar-se conta de que a qualidade do silêncio e dos sons muda quando os convidados que estavam na casa, embora discretos, vão embora”

É um livro altamente imersivo nas memórias de Françoise, mas que também nos faz refletir sobre as culturas e como as coisas mudaram ao longo dos anos, como somos sortudos em ter uma sociedade que, embora ainda tenha muito a melhorar e evoluir, já mudou o suficiente para sermos mais livres. Confesso que entrei nessa leitura sem esperar muito, afinal não li o outro livro da autora, mas sai dela rica de conhecimentos. Agora me conta você, já leu essa obra? Gosta de leituras assim? Vamos conversar!


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!