O paciente, Jasper DeWitt

 


Ele vai usar seus piores medos contra vocĂª...
Um dos melhores thrillers do ano, segundo o The New York Times!
Em uma sĂ©rie de postagens na internet, o jovem – e extremamente autoconfiante – psiquiatra Parker H. conta suas experiĂªncias como mĂ©dico residente em um sombrio manicĂ´mio de New England.
Nesse hospital, Parker assume a tarefa de tratar um misterioso paciente. Trata-se do mais antigo caso do lugar: Joe, um homem considerado de grande risco, internado na instituiĂ§Ă£o desde que tinha apenas seis anos de idade. NĂ£o hĂ¡ diagnĂ³stico preciso para sua enfermidade, mas o quadro parece piorar dia a dia.
Entre o medo e o desespero, aparentemente convencidas de que Joe poderia representar uma ameaça ao mundo exterior, as autoridades do hospital o mantĂªm estritamente isolado, confinado e com o mĂ­nimo de contato humano possĂ­vel. Aqueles que jĂ¡ tentaram curar o paciente – ou mesmo se aproximar dele – acabaram se entregando Ă  loucura... ou ao suicĂ­dio.
O jovem mĂ©dico calcula mal os riscos dessa relaĂ§Ă£o, que se mostrarĂ¡ muito mais perigosa do que ele antecipava. Parker pensa ter a soluĂ§Ă£o para o caso, e de fato consegue ir mais longe que qualquer outro profissional antes dele.
Mas a que preço?

O Paciente
Ele vai usar os seus piores medos contra vocĂª
Jasper DeWitt
Ano: 2021 
PĂ¡ginas: 208
Idioma: portuguĂªs
Editora: Planeta do Brasil

Parker H. Ă© um psiquiatra recĂ©m formado que vai fazer residĂªncia em um hospital psiquiĂ¡trico e quer fazer a diferença para os seus pacientes. Homem comum, casado e apaixonado pela esposa, tem lĂ¡ os seus traumas da infĂ¢ncia por ter visto a mĂ£e definhar sem poder ter feito nada para ajudĂ¡-la. 

O que parecia ser um trabalho tranquilo e, possivelmente, monĂ³tono, muda quando Parker conhece Joe, paciente residente do hospital que estĂ¡ lĂ¡ a cerca de 20 anos. Sua curiosidade e seu desejo de curar as pessoas faz com que Parker, depois de bastante relutĂ¢ncia da direĂ§Ă£o do hospital, assuma o caso de Joe e Ă© isso que ele vai nos contar, anos mais tarde, em postagens na internet com o tĂ­tulo 'Por que eu quase abandonei a medicina". 

Parker vai em busca de todo tipo de informaĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o a Joe e descobre que, em sua primeira internaĂ§Ă£o, aos 6 anos, ele foi diagnosticado com alucinações noturnas pois alegava ver um monstro que saia da parede do seu quarto todas as noites para lhe machucar. Supostamente tratado, com o passar dos anos, Joe foi se tornando cada vez mais instĂ¡vel e perigoso, comportamento que o mantĂ©m trancado e isolado no hospital sem um diagnĂ³stico, mas Ă© considerado incurĂ¡vel. Apesar de ter contato com pouquĂ­ssimos funcionĂ¡rios, Joe parece mexer com o psicolĂ³gico dessas pessoas de tal maneira que alguns chegam a tirar a prĂ³pria vida. 

De Witt guia o leitor atravĂ©s das descobertas de Parker nos deixando em dĂºvida se Joe Ă© um psicopata ardiloso ou apenas uma pessoa vĂ­tima do sistema e da indiferença de uma famĂ­lia rica e esnobe. O clima sombrio que a narrativa alcança a medida em que Parker faz sessões de terapia com Joe Ă© absolutamente inquietante. Confesso que, em alguns momentos, parecia que Joe sabia que havia leitores o observando. E isso torna a histĂ³ria uma obra-prima do gĂªnero. Um thriller psicolĂ³gico que mostra a fragilidade do ser humano frente aos mistĂ©rios da vida e questiona a capacidade da ciĂªncia de responder a todas as perguntas.


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!