Árvore inexplicável, Carol Chiovatto



Diana está terminando o curso de história na USP e mal vê a hora de deixar para trás a rotina cansativa entre Guarulhos, a cidade onde mora, e São Paulo, onde estuda, trabalha e encontra os amigos.
Desde jovem, a universitária testemunha fenômenos peculiares que só ela enxerga: breves aparições de uma névoa colorida, próximas a determinadas árvores. Certa noite, diante do quiosque de salgados da faculdade, ela vê uma ocorrência e percebe que não foi a única a presenciar o estranho fenômeno.

Quando seus amigos mais próximos revelam segredos que jamais poderia imaginar, Diana descobre que suas visões fazem parte de um ecossistema complexo, alvo de conspirações e jogos de interesse. Agora, ela terá de lutar para proteger espécies ameaçadas – e garantir a segurança daqueles que ama.


Árvore inexplicável
Ano: 2022 
Páginas: 328
Idioma: português
Editora: Suma

Diana é uma batalhadora que, na perspectiva de uma vida melhor, está prestes a se formar em História pela USP, passa várias horas em transportes coletivos cheios entre sua casa, o estágio e a faculdade. Mas a vida de Diana não se resume a isso e, desde que consegue se lembrar, ela é capaz de enxergar uma névoa sempre próxima de árvores antigas, uma 'ocorrência' que ela acreditava ser a única capaz de ver, até perceber que Tiago, irmão do seu melhor amigo, viu a mesma coisa.

Mesmo convivendo com essas ocorrências, Diana não tem ideia do que possam ser nem o que significam, ou o por quê de ter sido escolhida para presenciá-las. Mas o mistério ainda vai ficar ainda maior antes de bagunçar a vida da nossa protagonista e ser desvendado.

“Um passo no escuro pode dar num abismo — falei — Ou numa saída.”

A história se passa no período da pandemia do covid-19 e seus personagens e o cotidiano de universitários são diretamente afetados por suas consequências. Ressalto aqui as críticas sensatas da autora aos absurdos da época. 

Se prepare para um suspense envolvente e cheio de segredos, onde a névoa é só o comecinho de uma trama com direito a raízes de árvores que se movem, conspirações de poderosas conspirações que visam o livro em detrimento do ecossistema e espécies ameaçadas de extinção por conta do interesse de pessoas corruptas.


“Então, vamos lá dar murro em ponta de faca. Não existe outro modo de ser brasileiro, eu acho.”

Como profissional da área, destaco como ponto alto da história a maneira como a Carol enfatiza a importância da educação como o caminho para jovens de classes menos abastadas, além da valorização da pesquisa científica.

Um livro com tantos temas abordados que é impossível você não se envolver com algum deles.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!