Quadrinhos dos Anos 20, André Dahmer


Em Quadrinhos dos anos 20, com sua verve habitual, André Dahmer dá forma a uma figura onipresente e que cada vez mais molda nossa mente e o mundo ao nosso redor: o algoritmo. Trajado com um macacão e capacete laranjas, como aqueles feitos para lidar com materiais tóxicos, o vilão de Dahmer dissemina desinformação, estimula comportamentos extremistas, corrói nossa concentração e faz com que sejamos o mais consumistas possível ― tudo de modo absolutamente hilário. Sucesso nos jornais e na internet, e ancoradas no aqui e agora, as tiras do artista carioca são uma crônica mordaz da realidade, combinadas com altas doses de sarcasmo, acidez, poesia ― e uma ternura muito particular. Nas mais de duzentas pequenas histórias reunidas neste volume, Dahmer nos faz rir, pensar e enxergar além da cortina de likes e compartilhamentos que tomou de assalto a nossa época. Uma obra rara, cheia de inteligência e humor totalmente desconcertante.

Quadrinhos dos Anos 20
# 1
André Dahmer
Ano: 2023 
Páginas: 240
Idioma: português
Editora: Quadrinhos na Cia

Quem nunca se preocupou com a indiferença do algoritmo que atire a primeira pedra!!! Nesse quadrinho com mais de duzentas tirinhas aparentemente inocentes, André Dahmer fala sobre a vida sob o efeito dos smartphones e a necessidade de agradar o algoritmo. 

O personagem principal dessas tirinhas, o algoritmo, ele se veste com uma roupa de proteção contra acidentes radioativos pra impactar o leitor. O seu criador se inspirou na gradual destruição das relações humanas provocada pelo uso cada vez maior do telefone e das redes sociais, que faz com que as pessoas tenham uma vida real, que não é mostrada nas telas, e uma vida ideal, que é aquela que o algoritmo gosta de mostrar. Isso sem falar do looping infinito em que se pode entrar quando você começa a assistir os videos curtinhos e 'inocentes'.

Divertido na medida certa, mas bastante reflexivo, André Dahmer chama a atenção para o perigo da desinformação, do consumismo excessivo, da alienação e da idealização de um mundo fictício criando a partir do uso excessivo das redes sociais e da internet de modo geral.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!