Indivisível, Marília Marz


Indivisível é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Marília Marz realizado em 2017. O quadrinho explora a cultura negra e oriental presentes no bairro da Liberdade, em São Paulo, mostrando como o antigo bairro de escravos do século XIX coexiste com o atual bairro oriental da cidade de São Paulo.
Dividido em duas narrativas opostas associadas às cultura negra e oriental - principalmente a japonesa -, a obra busca contribuir para o entendimento do processo de construção da identidade do bairro.

Indivisível esteve entre os cinco vencedores do concurso de publicações Des.Gráfica 2018, organizado pelo MIS (Museu da Imagem e Som) em São Paulo.

Indivisível
Marília Marz
Ano: 2019
Páginas: 60
Idioma: português
Editora: Conrad

E quem disse que quadrinho não pode falar de coisas sérias? Se você pansava assim, precisa ler Indivisível, HQ da Marília Marz (será que ela é parente do Bruno ou do Jason Marz????), que surgiu como o resultado do TCC da autora na área de Arquitetura. Apaixonada pelo bairro da Liberdade em SP, Marília foi buscar o entendimento sobre esse lugar que tanto a fascinava e, realmente se supreendeu. 

Durante suas perquisas, Marília se deparou com uma história que foi apagada graças a imigração japonesa estimulada pelo governo brasileiro: a dos negros que ali se concentraram muito antes. Você sabia disso?

Claro que a HQ fala de arquitetura e urbanismo, afinal foi por isso que ela nasceu. E o leitor vai poder 'caminhar' pelas ruas da Liberdade como em um verdadeiro tuor apreciando igrejas católicas que coexistem com a cultura nipônica, vai entender a origem trágica do nome do bairro através da história do soldado negro Chaguinhas. Mas também vai enxergar o lugar pelos olhos de um jovem amarelo que vai caminhar oelas ruas do bairro tentando entender as mudanças ocorridas. 

Indívisível é uma tentativa de (re)unir essas duas histórias, mostrando as semelhanças entre elas e a maneira como elas se ligam. Pra que o leitor realmente entenda essa ligação entre a histórias desses dois povos, o quadrinho traz duas histórias que são, literalmente, indivisíveis. Ele traz duas capas e você pode começar a leitura por qualquer uma delas. Afinal, mesmo que o começo possa ser diferente, o final é o mesmo para as duas histórias. 


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!