• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Estante da Tata: Os Garotos Corvos, Maggie Stiefvater - @Verus

    Os Garotos Corvos

    A Saga dos Corvos # 1

    Maggie Stiefvater

    Ano: 2013

    Páginas: 376

    Editora: Verus

    Sinopse:

    Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela.

    Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca.

    Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparência, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco.

    Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza.De Maggie Stiefvater, autora do aclamado A Corrida de Escorpião, esta é uma nova série fascinante,­ em que a inevitabilidade da morte e a natureza do amor nos levam a lugares nunca antes imaginados.


    Precisamos falar sobre Os Garotos Corvos!

    Dito isso, a primeira coisa que precisamos esclarecer sobre Os garotos corvos é que não é um romance, não caia na sinopse enganosa. Tudo bem, não entre em pânico, tem sim romance no livro, mas não é por causa dele ou focado nele que a história circula, mas tudo bem porque a melhor parte do livro não é essa mesmo, confie em mim.

    Sério, confie em mim!

    Os Garotos Corvos se passa em uma pequena cidade chamada Henrrieta, uma cidade que só parece comum, mas que tem tendência a atrair acontecimentos estranhos, possui uma casa cheia de famosas videntes e uma escola particular só para garotos frequentada pelos filhos das mais ricas e poderosas famílias do país.

    E é lá que vive a Blue. A Blue cresceu em uma casa cheia de mulheres, todas parentes em algum grau, ainda que muito muito distante, e todas videntes, exceto, é claro, pela própria Blue. 

    Desde que ela era pequena todas as videntes (de verdade) que se punham em sua frente lhe diziam a mesma coisa, que ela iria matar o amor de sua vida com um beijo. Todos os anos, na véspera do dia de São Marcos, Blue e a sua mãe se dirigem a uma antiga igreja para ver os ecos dos fantasmas futuros das pessoas que vão morrer naquele ano. No ano em que a história começa, pela primeira vez, Blue enxerga um espirito na forma de um garoto chamado Gansey o que significa, segundo a sua tia, que ela está destinada a ser a sua assassina ou o amor de sua vida e que ela tem apenas um ano antes que a morte aconteça.

    (...) ainda que você tivesse descoberto o futuro, seu modo de viver o presente não mudaria em nada. Elas (previsões) eram verdadeiras, mas não eram toda a verdade. (p. 12)

    No outro "núcleo" do livro estão os garotos corvos, ou mais especificadamente Gansey, Adam, Ronan e Noah. O que você precisa saber sobre eles é que estão em uma busca obcecada, liderada por Gansey, por um rei galês (região do Reino Unido) que, segundo a lenda, está a séculos adormecido debaixo de uma linha ley (linha que concentra e foca a magia em certas partes do mundo), e que, depois de acordado, concederá um desejo para quem o tenha despertado.

    Gansey descobrira que a chave era acreditar que essas coisas existiam; você tinha que se dar conta que elas eram parte de algo maior. Alguns segredos se mostravam apenas para aqueles que se provaram merecedores.
    A maneira como Gansey via a questão era a seguinte: se você tinha uma habilidade especial para encontrar coisas, isso significava que você devia ao mundo procurá-las. (p. 31)

    Meio confuso, certo? Não fique, o livro tem um ritmo de leitura agradável que permite que o leitor acompanhe a formação da mitologia (e que mitologia!!!) da série de forma exponencial e, em várias oportunidades, junto com os próprios personagens.

    Vale dizer que o engraçado desse livro é que, ao mesmo tempo em que ele te traz um senso de realidade muito marcante sobre os personagens, na verdade, ele possui uma história cheia de magia e de uma mitologia muito bem construída e desenvolvida. Vale ressaltar que a magia não é tratada de forma banal, mas como algo inacreditável, impossível, que é descoberta junto com os próprios personagens.

    Cada personagem desse livro é um universo a se explorar, são bem construídos no decorrer da história e sempre deixam o leitor querendo saber mais sobre as suas vidas e como chegaram ao ponto em que a história começa.

    Eu amei a relação de Blue com a sua família meio maluca e amei a amizade dos garotos corvos, amizade que dá a sensação de ser mais um personagem do livro devido ao envolvimento que ela dá ao leitor. Eu amei também a interação dos diferentes personagens e os seus diálogos rápidos e cativantes.

    Os Garotos corvos é um livro sobre mistérios, um livro sobre magia, um livro sobre acreditar no inacreditável e, acima de tudo, é um livro sobre família e amigos.


    Fiquei obcecada como um livro a muito tempo não fazia, principalmente depois que terminei o segundo livro da série. Serio, gente, passei semanas obcecada destrinchando os livros na minha cabeça e tentando somar pistas para adivinhar o caminho final que a série vai tomar. 

    Os Garotos Corvos é o primeiro livro de uma série de quatro, sendo que o segundo livro, Os Ladrões de Sonhos, e o terceiro livro, Lírio Azul Azul Lírio, já foram publicados no Brasil. O último livro da série possui previsão de lançamento em abril desse ano nos Estados Unidos, e eu estou oficialmente contando os dias para tê-lo em mãos.

    Ps: O final desse livro me deixou boquiaberta. Você não vai ver ele chegando e você vai se surpreender.

    Ps: Eu li os três livros em uma semana e se for possível, a serie só melhorou através dos livros.



    Ps: As capas da série são maravilhosas. 



    30 comentários :

    1. Esse parece aquele livro que você não dá nada por ele, mas quando para pra ler, não consegue largar. Gostei muito da premissa do livro e me parece que a autora soube mesmo inovar. Adoro ser surpreendida e arrebatada pela leitura e livros que tem magia, fala sobre mitologia, acabam conseguindo isso. Esse livro já estava em meus desejados mas depois da sua resenha vou ter que colocar como prioridade, rsrs. Também gostei de saber que o foco não é no romance mas sim na história e que os personagens são bem construídos. Mais um ponto a favor né?!
      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Vania!! Fico muito feliz de saber que minha resenha fez vc colocar Os Garotos Corvos como prioridade!! Eu sou apaixonada por essa serie e me lembro de ter pensado, quando acabei o primeiro livro, que todo mundo deveria ter esse livro como leitura obrigatória haha

        Espero que vc se apaixone pela mitologia galesa, pelos reis lendários e a magia escondida nesse livro da mesma forma que eu..

        Quanto a parte do romance, fiquei extremamente feliz tb por ele não ser o centro do livro e que na verdade ele apenas comece a ser verdadeiramente construído em meados do segundo livro.

        Beijoos

        Excluir
    2. Oi Tata, eu amei a sinopse adoro livro desse tipo que tem magia etc parece que ele te prende do começo ao fim com certeza vou le-lo obrigada pela dica bjs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Fernanda!! Que bom que vc gostou da resenha!! Espero de coração que goste e se prenda a essa serie tanto quanto eu!! Beijoos

        Excluir
    3. Tata!
      Um livro que traz: "uma história cheia de magia e de uma mitologia muito bem construída e desenvolvida." Muito me atrai, gosto de livros no estilo e mesmo parecendo um tanto confuso, me parece que tem seu ritmo próprio e nos adaptamos rapidinho.
      Quero ler.
      “Um brinde cheio de entusiasmo e sensibilidade com aquele brilho nos olhos de criança descobrindo o mundo por todos os bons sentimentos que fazem bem a alma ,um brinde exatamente aquelas emoções mágicas que nos tornam melhores,um brinde a beleza de ser um eterno aprendiz .” (Giovanni Dulor Chagas)
      cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
      Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rudynalva, eu tb sou uma apaixonada por livros que possuam uma mitologia própria!! Vou te dar uma dica, esse tem muita influencia na mitologia galesa, tem reis lendários adormecidos e muita magia escondida!! Então não se desanime, acredite em mim, a mitologia é construída aos poucos durante o livro e junto com os próprios personagens, então não se preocupe!!

        Beijoos

        Excluir
    4. Tata, a obra me chamou atenção desde que li sua sinopse e vi sua capa, ela é linda! A trama parece ser muito bem elaborada e criativa. E essa mistura de magia, mitologia e personagens muito bem construídos, deixa qualquer leitor intrigado para ler.
      Se você leu os três primeiros livros em uma semana, tenho certeza de que quando eu pegar para lê-los, também irei devorá-los.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Alessandra, as capas são de fato maravilhosas, principalmente a capa do quarto e ultimo livro da serie. Fiquei tão apaixonada que comecei a seguir no facebook o artista que as pintou.. se te interessar o nome dele é Adam Doyle!!

        Quando eu comecei a ler essa serie eu disse a mim mesma que iria devagar para prolongar a leitura e diminuir a espera para o quarto livro da serie.. Mas depois que eu comecei o segundo livro eu simplesmente não consegui mais parar ahaha A unica coisa que me resta dizer a vc (novamente) é que essa serie é realmente maravilhosa e vale muito a pena ler!!

        Beijooos

        Excluir
    5. Oi Tata!
      Já li dois livros dessa série! Realmente a Maggie é d+, só fiquei chateada pq pensei que o terceiro livro era o último :(((, já tinha até aqui, na fila de leitura para ler. Não sabia que iram ser 4 livros e nem que o ultimo nem foi lançado no Brasil.
      A outra série dela de lobos tbm é muito boa, mas o romance tem um foco maior, se você ainda não leia que não ira se arrepender ;)
      Bjão

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Vivian!! Engraçado vc comentar isso pq vi muita gente reclamando desse mesmo fato!! Mas pensa assim, é mais um livro incrível para ler haha

        Quanto a serie de lobos da Maggie, eu já li todos tb e só terminei por insistência.. Achei calafrio maravilhoso e um livro extremamente bem escrito mas senti que os outros livros da serie foram na verdade uma enrolação mt grande e desnecessária, apesar de que gostei bastante de como a serie terminou..

        Mas se vc gosta dos livros da Maggie, recomendo para vc a corrida do escorpião (livro de volume único)!!É sobre uma corrida de cavalos (de certa forma mágicos) secular que só acontece em um lugar do mundo.. Acho que vc vai gostar!!

        Beijoos

        Excluir
      2. Tenho ele aqui tbm! Só falta ler rsrs
        Mais irei com certeza :D

        Excluir
    6. A capa e a premissa desse livro são tão diferentes, chamam muito a minha atenção! A série me interessa desde que a conheci, gosto de livros com sobrenatural, enredo e desenvolvimento bons. Parece uma daquelas leituras que você não quer que termine !
      Adorei a resenha, abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dan, que bom que vc gostou da resenha!! Fico realmente feliz!!

        Meu primeiro amor literário foi a fantasia e é, sem duvida nenhuma, meu gênero favorito ate hoje. Infelizmente havia um bom tempo que eu não achava uma serie/livro desse gênero que realmente me envolvesse, pelo menos não ate encontrar Os Garotos Corvos haha

        E vc esta completamente certo, esse é o tipo de livro que vc não quer que termine, que vc economiza as paginas e faz contagem de capítulos!!

        Excluir
    7. Oi Tata, você não foi a primeira a me falar que esta série aumenta de qualidade conforme os livros vão passando. Isso é ótimo, não é mesmo? Eu ainda não comecei a ler, mas tenho eles anotados para assim que possível eu possa comprá-los.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Quando eu terminei o primeiro livro eu só conseguia pensar em quão bom o livro era. Quando eu terminei o segundo eu não pude acreditar como ele tinha conseguido ser ainda melhor que o primeiro.

        Dito isso, espero que vc goste deles tanto quanto eu gostei!! E que volte aqui para me contar haha

        Beijos

        Excluir
    8. Conheci o livro no instagram, um leitor árduo me indicou. E cá estou eu, na página 100 do livro. A história chamou minha atenção, porque nunca tinha lido nada parecido, a capa é linda. Mas já comecei a leitura e não me envolvi com os personagens nem com a história ainda. Espero que no decorrer da leitura melhore, porque criei muitas expectativas com esse livro e não quero me decepcionar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Amanda, eu conheci duas pessoas que tiveram a mesma primeira impressão que vc!! Mas essas duas pessoas persistiram e acabaram se apaixonando pelo livro tanto quanto eu..

        Então insista mais um pouco pq quando vc ver, Gansey, Ronan e companhia vão te conquistar!! Acredite em mim quando digo pq eu tinha uma certa implicância com o Gansey, por exemplo, no começo do livro mas no final dele eu percebi que estava meio apaixonada por ele e eu não tenho ideia de como isso aconteceu haha

        E vou te dizer mais uma coisa, nesse livro a primeira impressão não é a que vale.. pode acreditar em mim!!

        Excluir
    9. Muito bonita a capa, e o título chama bastante atenção. Adorei a sinopse e os quotes, eles são bem verdadeiros. Amo essas coisas de previsão e etc. Fiquei bem curiosa pra saber o que acontece nisso tudo. Adorei os ps, deu até vontade de ler.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amanda, eu nunca tinha lido um livro nesse estilo, com previsões e tal e achei mt interessante, principalmente pela explicação por trás delas, como elas são verdadeiras mas não são toda a verdade..

        No começo do livro eu n me importei mt com as previsões das personagens, mas quando a serie foi evoluindo e eu vi algumas previsões tomarem forma, foi mt divertido começar a juntar as pistas e tentar descobrir como as historia vai acabar..

        Excluir
      2. Adoro essa coisa de juntar pistas e tudo mais! Realmente, é bastante divertido e intrigante!!

        Excluir
    10. Não sou muito fã de livros de fantasia, essas coisas, ou seja, não leio, de jeito nenhum, mas esse não sei pq eu gostei acho que por ser meio um drama com esse negócio de amor proibido, vou te matar, e essas coisas, embora seja uma série e eu não sou mto fã disso acho que vou esperar o ultimo ser lançado para ler, pq se eu ler tão rapido como vc e tiver que esperar o próximo vou ter um troço rsrsrs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Samantha, vc não tem ideia!! Quando acabei o terceiro livro eu estava matando ou morrendo para por minhas mãos no ultimo livro da serie haha Mas o negocio agora é esperar..

        Agora, deixa eu te dizer uma coisa. Apesar de ter fantasia nesse livro, na verdade ele tem o seu tema principal as pessoas, o que bem interessante de se ler.. Tente dar uma chance!! Não acho que vc vá se arrepender!!

        Excluir
    11. Acho as capas lindíssimas. Apesar de a sinopse não ter me interessado, li mesmo assim e adorei. A única coisa da qual não gostei foi o detalhamento de tudo pq parece uma repetição eterna. Gostaria mesmo de ler a série do livro Calafrio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jois, as capas da serie toda são maravilhosas!! A capa do quarto livro então, uma obra prima!!

        Quanto a serie de Calafrio, eu amei muito o primeiro livro mas n gostei do outros.. Achei que a historia podia ter acabado no primeiro livro.. Mas eu amo a forma que a meggie escreve e leria ate a lista de supermercado dela hauhauah

        Excluir
    12. Nossa! Morrendo de curiosidade agora! adorei a tua resenha, conseguiu me deixar curiosa sem soltar nenhum spoiler! o que me resta a fazer é ler!.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Emanoelle, que bom que vc gostou da resenha!! Nossa, vc nem sabe o quão complicado foi escrever essa resenha sem soltar spoilers hauhauhaua

        Excluir
    13. Oi!
      Já tinha visto esse livro algumas vezes mais é a primeira resenha que leio dessa historia e quando comecei a ler a resenha não pensei que iria gostar tanto mais adorei, acho que vai ser legal ver a família da Blue e a amizade dos meninos !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Suzana, poxa que bom que vc gostou tanto da resenha que esta considerando ler o livro!! Fico muito feliz mesmo!!

        Excluir
    14. Adorei sua resenha!
      Adorei saber que tem mitologia (e que mitologia, kkk)
      Adoro livros com mistérios, sobre magia, que envolve relações bem reais como entre família e amigos.
      pena que ainda falta o último ser lançado...
      Ah, eu vou ler sim, não por agora, mas anotei sua super dica!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Edna, eu tb adoro livros assim!! Fantasia é o meu gênero literário favorito!!

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!