Estante da Tata: Os Garotos Corvos, Maggie Stiefvater - @Verus

Os Garotos Corvos

A Saga dos Corvos # 1

Maggie Stiefvater

Ano: 2013

PĂ¡ginas: 376

Editora: Verus

Sinopse:

Todo ano, na vĂ©spera do Dia de SĂ£o Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mĂ£e clarividente atĂ© uma igreja abandonada para ver os espĂ­ritos daqueles que vĂ£o morrer em breve. Blue nunca consegue vĂª-los — atĂ© este ano, quando um garoto emerge da escuridĂ£o e fala diretamente com ela.

Seu nome Ă© Gansey, e ela logo descobre que ele Ă© um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impĂ´s uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles sĂ³ podem significar encrenca.

Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparĂªncia, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele estĂ¡ em uma missĂ£o com outros trĂªs garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco.

Desde que se entende por gente, as mĂ©diuns da famĂ­lia dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerĂ¡. Mas ela nĂ£o acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela nĂ£o tem mais tanta certeza.De Maggie Stiefvater, autora do aclamado A Corrida de EscorpiĂ£o, esta Ă© uma nova sĂ©rie fascinante,­ em que a inevitabilidade da morte e a natureza do amor nos levam a lugares nunca antes imaginados.


Precisamos falar sobre Os Garotos Corvos!

Dito isso, a primeira coisa que precisamos esclarecer sobre Os garotos corvos Ă© que nĂ£o Ă© um romance, nĂ£o caia na sinopse enganosa. Tudo bem, nĂ£o entre em pĂ¢nico, tem sim romance no livro, mas nĂ£o Ă© por causa dele ou focado nele que a histĂ³ria circula, mas tudo bem porque a melhor parte do livro nĂ£o Ă© essa mesmo, confie em mim.

SĂ©rio, confie em mim!

Os Garotos Corvos se passa em uma pequena cidade chamada Henrrieta, uma cidade que sĂ³ parece comum, mas que tem tendĂªncia a atrair acontecimentos estranhos, possui uma casa cheia de famosas videntes e uma escola particular sĂ³ para garotos frequentada pelos filhos das mais ricas e poderosas famĂ­lias do paĂ­s.

E Ă© lĂ¡ que vive a Blue. A Blue cresceu em uma casa cheia de mulheres, todas parentes em algum grau, ainda que muito muito distante, e todas videntes, exceto, Ă© claro, pela prĂ³pria Blue. 

Desde que ela era pequena todas as videntes (de verdade) que se punham em sua frente lhe diziam a mesma coisa, que ela iria matar o amor de sua vida com um beijo. Todos os anos, na vĂ©spera do dia de SĂ£o Marcos, Blue e a sua mĂ£e se dirigem a uma antiga igreja para ver os ecos dos fantasmas futuros das pessoas que vĂ£o morrer naquele ano. No ano em que a histĂ³ria começa, pela primeira vez, Blue enxerga um espirito na forma de um garoto chamado Gansey o que significa, segundo a sua tia, que ela estĂ¡ destinada a ser a sua assassina ou o amor de sua vida e que ela tem apenas um ano antes que a morte aconteça.

(...) ainda que vocĂª tivesse descoberto o futuro, seu modo de viver o presente nĂ£o mudaria em nada. Elas (previsões) eram verdadeiras, mas nĂ£o eram toda a verdade. (p. 12)

No outro "nĂºcleo" do livro estĂ£o os garotos corvos, ou mais especificadamente Gansey, Adam, Ronan e Noah. O que vocĂª precisa saber sobre eles Ă© que estĂ£o em uma busca obcecada, liderada por Gansey, por um rei galĂªs (regiĂ£o do Reino Unido) que, segundo a lenda, estĂ¡ a sĂ©culos adormecido debaixo de uma linha ley (linha que concentra e foca a magia em certas partes do mundo), e que, depois de acordado, concederĂ¡ um desejo para quem o tenha despertado.

Gansey descobrira que a chave era acreditar que essas coisas existiam; vocĂª tinha que se dar conta que elas eram parte de algo maior. Alguns segredos se mostravam apenas para aqueles que se provaram merecedores.
A maneira como Gansey via a questĂ£o era a seguinte: se vocĂª tinha uma habilidade especial para encontrar coisas, isso significava que vocĂª devia ao mundo procurĂ¡-las. (p. 31)

Meio confuso, certo? NĂ£o fique, o livro tem um ritmo de leitura agradĂ¡vel que permite que o leitor acompanhe a formaĂ§Ă£o da mitologia (e que mitologia!!!) da sĂ©rie de forma exponencial e, em vĂ¡rias oportunidades, junto com os prĂ³prios personagens.

Vale dizer que o engraçado desse livro Ă© que, ao mesmo tempo em que ele te traz um senso de realidade muito marcante sobre os personagens, na verdade, ele possui uma histĂ³ria cheia de magia e de uma mitologia muito bem construĂ­da e desenvolvida. Vale ressaltar que a magia nĂ£o Ă© tratada de forma banal, mas como algo inacreditĂ¡vel, impossĂ­vel, que Ă© descoberta junto com os prĂ³prios personagens.

Cada personagem desse livro Ă© um universo a se explorar, sĂ£o bem construĂ­dos no decorrer da histĂ³ria e sempre deixam o leitor querendo saber mais sobre as suas vidas e como chegaram ao ponto em que a histĂ³ria começa.

Eu amei a relaĂ§Ă£o de Blue com a sua famĂ­lia meio maluca e amei a amizade dos garotos corvos, amizade que dĂ¡ a sensaĂ§Ă£o de ser mais um personagem do livro devido ao envolvimento que ela dĂ¡ ao leitor. Eu amei tambĂ©m a interaĂ§Ă£o dos diferentes personagens e os seus diĂ¡logos rĂ¡pidos e cativantes.

Os Garotos corvos Ă© um livro sobre mistĂ©rios, um livro sobre magia, um livro sobre acreditar no inacreditĂ¡vel e, acima de tudo, Ă© um livro sobre famĂ­lia e amigos.


Fiquei obcecada como um livro a muito tempo nĂ£o fazia, principalmente depois que terminei o segundo livro da sĂ©rie. Serio, gente, passei semanas obcecada destrinchando os livros na minha cabeça e tentando somar pistas para adivinhar o caminho final que a sĂ©rie vai tomar. 

Os Garotos Corvos Ă© o primeiro livro de uma sĂ©rie de quatro, sendo que o segundo livro, Os Ladrões de Sonhos, e o terceiro livro, LĂ­rio Azul Azul LĂ­rio, jĂ¡ foram publicados no Brasil. O Ăºltimo livro da sĂ©rie possui previsĂ£o de lançamento em abril desse ano nos Estados Unidos, e eu estou oficialmente contando os dias para tĂª-lo em mĂ£os.

Ps: O final desse livro me deixou boquiaberta. VocĂª nĂ£o vai ver ele chegando e vocĂª vai se surpreender.

Ps: Eu li os trĂªs livros em uma semana e se for possĂ­vel, a serie sĂ³ melhorou atravĂ©s dos livros.



Ps: As capas da sĂ©rie sĂ£o maravilhosas. 



30 comentĂ¡rios

  1. Esse parece aquele livro que vocĂª nĂ£o dĂ¡ nada por ele, mas quando para pra ler, nĂ£o consegue largar. Gostei muito da premissa do livro e me parece que a autora soube mesmo inovar. Adoro ser surpreendida e arrebatada pela leitura e livros que tem magia, fala sobre mitologia, acabam conseguindo isso. Esse livro jĂ¡ estava em meus desejados mas depois da sua resenha vou ter que colocar como prioridade, rsrs. TambĂ©m gostei de saber que o foco nĂ£o Ă© no romance mas sim na histĂ³ria e que os personagens sĂ£o bem construĂ­dos. Mais um ponto a favor nĂ©?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania!! Fico muito feliz de saber que minha resenha fez vc colocar Os Garotos Corvos como prioridade!! Eu sou apaixonada por essa serie e me lembro de ter pensado, quando acabei o primeiro livro, que todo mundo deveria ter esse livro como leitura obrigatĂ³ria haha

      Espero que vc se apaixone pela mitologia galesa, pelos reis lendĂ¡rios e a magia escondida nesse livro da mesma forma que eu..

      Quanto a parte do romance, fiquei extremamente feliz tb por ele nĂ£o ser o centro do livro e que na verdade ele apenas comece a ser verdadeiramente construĂ­do em meados do segundo livro.

      Beijoos

      Excluir
  2. Oi Tata, eu amei a sinopse adoro livro desse tipo que tem magia etc parece que ele te prende do começo ao fim com certeza vou le-lo obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!! Que bom que vc gostou da resenha!! Espero de coraĂ§Ă£o que goste e se prenda a essa serie tanto quanto eu!! Beijoos

      Excluir
  3. Tata!
    Um livro que traz: "uma histĂ³ria cheia de magia e de uma mitologia muito bem construĂ­da e desenvolvida." Muito me atrai, gosto de livros no estilo e mesmo parecendo um tanto confuso, me parece que tem seu ritmo prĂ³prio e nos adaptamos rapidinho.
    Quero ler.
    “Um brinde cheio de entusiasmo e sensibilidade com aquele brilho nos olhos de criança descobrindo o mundo por todos os bons sentimentos que fazem bem a alma ,um brinde exatamente aquelas emoções mĂ¡gicas que nos tornam melhores,um brinde a beleza de ser um eterno aprendiz .” (Giovanni Dulor Chagas)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, sĂ£o 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva, eu tb sou uma apaixonada por livros que possuam uma mitologia prĂ³pria!! Vou te dar uma dica, esse tem muita influencia na mitologia galesa, tem reis lendĂ¡rios adormecidos e muita magia escondida!! EntĂ£o nĂ£o se desanime, acredite em mim, a mitologia Ă© construĂ­da aos poucos durante o livro e junto com os prĂ³prios personagens, entĂ£o nĂ£o se preocupe!!

      Beijoos

      Excluir
  4. Tata, a obra me chamou atenĂ§Ă£o desde que li sua sinopse e vi sua capa, ela Ă© linda! A trama parece ser muito bem elaborada e criativa. E essa mistura de magia, mitologia e personagens muito bem construĂ­dos, deixa qualquer leitor intrigado para ler.
    Se vocĂª leu os trĂªs primeiros livros em uma semana, tenho certeza de que quando eu pegar para lĂª-los, tambĂ©m irei devorĂ¡-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, as capas sĂ£o de fato maravilhosas, principalmente a capa do quarto e ultimo livro da serie. Fiquei tĂ£o apaixonada que comecei a seguir no facebook o artista que as pintou.. se te interessar o nome dele Ă© Adam Doyle!!

      Quando eu comecei a ler essa serie eu disse a mim mesma que iria devagar para prolongar a leitura e diminuir a espera para o quarto livro da serie.. Mas depois que eu comecei o segundo livro eu simplesmente nĂ£o consegui mais parar ahaha A unica coisa que me resta dizer a vc (novamente) Ă© que essa serie Ă© realmente maravilhosa e vale muito a pena ler!!

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi Tata!
    JĂ¡ li dois livros dessa sĂ©rie! Realmente a Maggie Ă© d+, sĂ³ fiquei chateada pq pensei que o terceiro livro era o Ăºltimo :(((, jĂ¡ tinha atĂ© aqui, na fila de leitura para ler. NĂ£o sabia que iram ser 4 livros e nem que o ultimo nem foi lançado no Brasil.
    A outra sĂ©rie dela de lobos tbm Ă© muito boa, mas o romance tem um foco maior, se vocĂª ainda nĂ£o leia que nĂ£o ira se arrepender ;)
    BjĂ£o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian!! Engraçado vc comentar isso pq vi muita gente reclamando desse mesmo fato!! Mas pensa assim, é mais um livro incrível para ler haha

      Quanto a serie de lobos da Maggie, eu jĂ¡ li todos tb e sĂ³ terminei por insistĂªncia.. Achei calafrio maravilhoso e um livro extremamente bem escrito mas senti que os outros livros da serie foram na verdade uma enrolaĂ§Ă£o mt grande e desnecessĂ¡ria, apesar de que gostei bastante de como a serie terminou..

      Mas se vc gosta dos livros da Maggie, recomendo para vc a corrida do escorpiĂ£o (livro de volume Ăºnico)!!É sobre uma corrida de cavalos (de certa forma mĂ¡gicos) secular que sĂ³ acontece em um lugar do mundo.. Acho que vc vai gostar!!

      Beijoos

      Excluir
    2. Tenho ele aqui tbm! SĂ³ falta ler rsrs
      Mais irei com certeza :D

      Excluir
  6. A capa e a premissa desse livro sĂ£o tĂ£o diferentes, chamam muito a minha atenĂ§Ă£o! A sĂ©rie me interessa desde que a conheci, gosto de livros com sobrenatural, enredo e desenvolvimento bons. Parece uma daquelas leituras que vocĂª nĂ£o quer que termine !
    Adorei a resenha, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan, que bom que vc gostou da resenha!! Fico realmente feliz!!

      Meu primeiro amor literĂ¡rio foi a fantasia e Ă©, sem duvida nenhuma, meu gĂªnero favorito ate hoje. Infelizmente havia um bom tempo que eu nĂ£o achava uma serie/livro desse gĂªnero que realmente me envolvesse, pelo menos nĂ£o ate encontrar Os Garotos Corvos haha

      E vc esta completamente certo, esse Ă© o tipo de livro que vc nĂ£o quer que termine, que vc economiza as paginas e faz contagem de capĂ­tulos!!

      Excluir
  7. Oi Tata, vocĂª nĂ£o foi a primeira a me falar que esta sĂ©rie aumenta de qualidade conforme os livros vĂ£o passando. Isso Ă© Ă³timo, nĂ£o Ă© mesmo? Eu ainda nĂ£o comecei a ler, mas tenho eles anotados para assim que possĂ­vel eu possa comprĂ¡-los.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu terminei o primeiro livro eu sĂ³ conseguia pensar em quĂ£o bom o livro era. Quando eu terminei o segundo eu nĂ£o pude acreditar como ele tinha conseguido ser ainda melhor que o primeiro.

      Dito isso, espero que vc goste deles tanto quanto eu gostei!! E que volte aqui para me contar haha

      Beijos

      Excluir
  8. Conheci o livro no instagram, um leitor Ă¡rduo me indicou. E cĂ¡ estou eu, na pĂ¡gina 100 do livro. A histĂ³ria chamou minha atenĂ§Ă£o, porque nunca tinha lido nada parecido, a capa Ă© linda. Mas jĂ¡ comecei a leitura e nĂ£o me envolvi com os personagens nem com a histĂ³ria ainda. Espero que no decorrer da leitura melhore, porque criei muitas expectativas com esse livro e nĂ£o quero me decepcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, eu conheci duas pessoas que tiveram a mesma primeira impressĂ£o que vc!! Mas essas duas pessoas persistiram e acabaram se apaixonando pelo livro tanto quanto eu..

      EntĂ£o insista mais um pouco pq quando vc ver, Gansey, Ronan e companhia vĂ£o te conquistar!! Acredite em mim quando digo pq eu tinha uma certa implicĂ¢ncia com o Gansey, por exemplo, no começo do livro mas no final dele eu percebi que estava meio apaixonada por ele e eu nĂ£o tenho ideia de como isso aconteceu haha

      E vou te dizer mais uma coisa, nesse livro a primeira impressĂ£o nĂ£o Ă© a que vale.. pode acreditar em mim!!

      Excluir
  9. Muito bonita a capa, e o tĂ­tulo chama bastante atenĂ§Ă£o. Adorei a sinopse e os quotes, eles sĂ£o bem verdadeiros. Amo essas coisas de previsĂ£o e etc. Fiquei bem curiosa pra saber o que acontece nisso tudo. Adorei os ps, deu atĂ© vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, eu nunca tinha lido um livro nesse estilo, com previsões e tal e achei mt interessante, principalmente pela explicaĂ§Ă£o por trĂ¡s delas, como elas sĂ£o verdadeiras mas nĂ£o sĂ£o toda a verdade..

      No começo do livro eu n me importei mt com as previsões das personagens, mas quando a serie foi evoluindo e eu vi algumas previsões tomarem forma, foi mt divertido começar a juntar as pistas e tentar descobrir como as historia vai acabar..

      Excluir
    2. Adoro essa coisa de juntar pistas e tudo mais! Realmente, Ă© bastante divertido e intrigante!!

      Excluir
  10. NĂ£o sou muito fĂ£ de livros de fantasia, essas coisas, ou seja, nĂ£o leio, de jeito nenhum, mas esse nĂ£o sei pq eu gostei acho que por ser meio um drama com esse negĂ³cio de amor proibido, vou te matar, e essas coisas, embora seja uma sĂ©rie e eu nĂ£o sou mto fĂ£ disso acho que vou esperar o ultimo ser lançado para ler, pq se eu ler tĂ£o rapido como vc e tiver que esperar o prĂ³ximo vou ter um troço rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha, vc nĂ£o tem ideia!! Quando acabei o terceiro livro eu estava matando ou morrendo para por minhas mĂ£os no ultimo livro da serie haha Mas o negocio agora Ă© esperar..

      Agora, deixa eu te dizer uma coisa. Apesar de ter fantasia nesse livro, na verdade ele tem o seu tema principal as pessoas, o que bem interessante de se ler.. Tente dar uma chance!! NĂ£o acho que vc vĂ¡ se arrepender!!

      Excluir
  11. Acho as capas lindĂ­ssimas. Apesar de a sinopse nĂ£o ter me interessado, li mesmo assim e adorei. A Ăºnica coisa da qual nĂ£o gostei foi o detalhamento de tudo pq parece uma repetiĂ§Ă£o eterna. Gostaria mesmo de ler a sĂ©rie do livro Calafrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jois, as capas da serie toda sĂ£o maravilhosas!! A capa do quarto livro entĂ£o, uma obra prima!!

      Quanto a serie de Calafrio, eu amei muito o primeiro livro mas n gostei do outros.. Achei que a historia podia ter acabado no primeiro livro.. Mas eu amo a forma que a meggie escreve e leria ate a lista de supermercado dela hauhauah

      Excluir
  12. Nossa! Morrendo de curiosidade agora! adorei a tua resenha, conseguiu me deixar curiosa sem soltar nenhum spoiler! o que me resta a fazer Ă© ler!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoelle, que bom que vc gostou da resenha!! Nossa, vc nem sabe o quĂ£o complicado foi escrever essa resenha sem soltar spoilers hauhauhaua

      Excluir
  13. Oi!
    JĂ¡ tinha visto esse livro algumas vezes mais Ă© a primeira resenha que leio dessa historia e quando comecei a ler a resenha nĂ£o pensei que iria gostar tanto mais adorei, acho que vai ser legal ver a famĂ­lia da Blue e a amizade dos meninos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, poxa que bom que vc gostou tanto da resenha que esta considerando ler o livro!! Fico muito feliz mesmo!!

      Excluir
  14. Adorei sua resenha!
    Adorei saber que tem mitologia (e que mitologia, kkk)
    Adoro livros com mistérios, sobre magia, que envolve relações bem reais como entre família e amigos.
    pena que ainda falta o Ăºltimo ser lançado...
    Ah, eu vou ler sim, nĂ£o por agora, mas anotei sua super dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, eu tb adoro livros assim!! Fantasia Ă© o meu gĂªnero literĂ¡rio favorito!!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!