À Convite - Ilmara Fonseca: Em poesia, Lara Braga

"A partir de seu universo particular e das trocas com a família, amigos, amores e consigo mesma, a poetisa Lara Braga traduz as infinitas realidades e possibilidades sutis femininas em sensações, vezes doloridas, vezes felizes, intensas e profundas.
As poesias não ficam presas, mas dançam nas páginas ao longo do livro."
Em poesia
Mulheres em cena  
Volume 2
Lara Braga
Ano: 2017 
Páginas: 94
Idioma: português
Editora: Bambual


Olá, amigos leitores! Tudo bem com vocês?

Os tempos não são os mais floridos, mas sempre é gratificante falar de livros e, principalmente, de poesia. Um gênero que me identifico muito e que me apazígua das rudezas da vida. Hoje o prazer é duplo porque trago para vocês literatura brasileira e feminina! 

Em poesia é o livro de estreia de Lara Braga e também o segundo volume da coleção Mulheres em Cena. Esta é mais que uma coleção de livros, é um projeto idealizado e criado pelas irmãs Lara Braga e Nara Tosta que engloba publicação de livros, realização de eventos presenciais e online, assim como ações nas redes sociais, sempre com o propósito de propiciar a discussão e o fomento de questões relativas ao Feminino neste momento tão especial de afirmação da igualdade de gêneros na atualidade.

A poesia de Lara é leve e simples e ora traz em seus poemas os versos brancos, ora nos presenteia com a sonoridade das rimas, que conferem a musicalidade e leveza ao texto. Os assuntos são os mais diversos possíveis, sempre apresentando ao leitor o seu olhar sobre o mundo, sobre os acontecimentos, a vida e, principalmente, um olhar sobre a mulher. 
Há muito da autora nos poemas, como por exemplo, nos poemas que dedica a seus filhos (Amo você, Pluma e Salve Jorge) ou em outros onde a inspiração vem de uma música, de um autor, de um filme ou de um outro poema já conhecido. Lara reconstrói o seu cotidiano e as suas emoções e percepções da vida em seus versos, deixando a sua marca impressa em sua poesia. 


A diagramação e o projeto gráfico de Em Poesia são um espetáculo à parte. A marca Mulheres em Cena e o projeto gráfico dos livros foram criados pelo designer Rafael Nobre com base nos conceitos de liberdade e movimento. A família tipográfica foi criada pela designer Zuzana Licko. As flores remetem à delicadeza, feminilidade e fertilidade – qualidades inerentes às mulheres. 

O miolo do livro é todo colorido em rosa, ilustrado com flores e as folhas de guarda também seguem o mesmo padrão. A fonte coaduna com todo os outros elementos gráficos, trazendo à leitura dos poemas a beleza e o conforto que os leitores sempre esperam e gostam em um livro. 

Para quem gosta de poesia e quer conhecer novos autores em Língua Portuguesa, Em Poesia é um delicioso convite à uma viagem de Literatura, Feminismo e Delicadeza em versos e imagens. Recomendo!

      
                                   

7 comentários

  1. Sou apaixonada por poesia!Seja ela mais rebuscada ou a mais simples possível e se tudo isso for colocado junto com mulheres fortes, lutas e sonhos,melhor ainda!
    Não conhecia o livro,mas já estou indo atrás de mais informações!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ilmara!
    Tive oportunidae de ler esse livro agora em novembro e foi uma das minhas melhores leituras nacionais.
    Me identifiquei muito com as poesias e toda parte gráfica que é linda.
    Estou lendo o da irmã dela e amando, só que é de contos.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou lendo o outro volume de contos e adorando, Rudy! Beijos! ;)

      Excluir
  3. Ilmara, que linda resenha! Estou emocionada e profundamente agradecida. Principalmente por sua sensibilidade que fez uma leitura tão fiel à minha intenção colocada nos versos que escrevi.
    Espero que todos que leiam meus poemas possam ter em si emoções despertadas.
    Obrigada ❤️❤️❤️
    Beijos carinhosos ����
    Lara Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pela oportunidade e pelos seus versos tão delicados. Um abraço! ;)

      Excluir
    2. 🌹🌸💐🌷🏵️❤️😘😘😘😘

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!