Resenha da Dani: Por isso a gente acabou, Daniel Handler - Seguinte

http://www.companhiadasletras.com.br/images/livros/12986_gg.jpg

TĂ­tulo original:  Why we boke up

TraduĂ§Ă£o: Érico Assis

Capa: Alceu Chiesorin Nunes

PĂ¡ginas: 368
  
Ilustrações: Maira Kalman

Editora: Cia das Letras

 
Sinopse:

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade tĂ­pica de Daniel Handler, nome verdadeiro de Lemony Snicket, de uma situaĂ§Ă£o difĂ­cil pela qual todos um dia irĂ£o passar: o fim de uma relaĂ§Ă£o amorosa e toda a angĂºstia, tristeza e incerteza que essa vivĂªncia pode gerar.
Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convĂ­vio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episĂ³dio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razĂ£o para o rompimento. Essa carta Ă© o texto de Por isso a gente acabou, que Ă©, assim, carregado de um tom informal e tragicĂ´mico - caracterĂ­sticas da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a histĂ³ria de uma separaĂ§Ă£o.
Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerĂ¡ a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho Ă© ser diretora de cinema, e as idas e vindas desse romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez atĂ© o instante em que tudo acabou.
A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontraĂ§Ă£o a esta histĂ³ria dolorida.




Min Green e Ed Slaterton, o casal mais improvĂ¡vel da escola estĂ¡ formado. E foi por isso que eles acabaram. 

Minerva “Min” Green Ă© uma garota que adora filmes, viciada em cafĂ©, e basicamente qualquer acontecimento liga o botĂ£o de “parece a cena daquele filme, com fulano de tal...”, na escola passa despercebida com seu grupo de amigos.

Até que...

Ed Slaterton, cocapitĂ£o da equipe de basquete, a conhece numa festa de Al, melhor amigo de Min. O tĂ­pico popular que vemos em filmes, convencido, adulado, jĂ¡ ficou com quase todas da escola. Ele e Min se esbarram no jardim de Al, trocam nĂºmeros de telefone.

O impossĂ­vel acontece e os dois começam a sair, mas Min recebe vĂ¡rios avisos e tem muitas prĂ©vias de quem Ă© o verdadeiro Ed.

Apesar de toda a improbabilidade, Ed atende vĂ¡rios pedidos esquisitos de Min como ir ao cafĂ© que ela mais gosta, ir ao cinema que ela frequenta (mesmo que ache coisa de gay). Em contrapartida, Min passa a frequentar os treinos de basquete, festas populares.

Ed conquista a garota de maneira que ninguĂ©m consegue abrir os olhos dela. Mesmo quando ele faz uma mega bobagem, ela o perdoa, sĂ³ para descobrir que foi uma pĂ©ssima ideia.

E convenhamos, quem leria uma carta de despedida com tantas pĂ¡ginas? A garota escreve tanto a ponto de acabar a carga de tinta da caneta. E olha que foram apenas dois meses de namoro, tantas recordações e tanto lamento.

A arte no interior do livro Ă© linda: ilustrações coloridas, bem feitas, meu lado criança se esbaldou com cada gravura, uma pena que a explicaĂ§Ă£o para cada uma delas acabou sendo tediosa.

Ao fim, resta Al e uma verdade que todos veem, menos ela.

A escrita do Daniel Handler Ă© Ă³tima, Ă© fĂ¡cil de ler, rĂ¡pida. Se a Min tivesse me conquistado certamente teria terminado a leitura em dois dias, mas levei quase uma semana.

Quem jĂ¡ leu diz o que achou. E quem nĂ£o leu, arrisca se a curiosidade falar mais alto. De minha parte, nĂ£o recomendo.


6 comentĂ¡rios

  1. Que protagonista mais chatinha, heim!

    JĂ¡ nĂ£o tinha muito interesse em lĂª-lo mesmo e com essa que me desmotivei total.
    A cotaĂ§Ă£o dele no skoob Ă© baixa pra quantidade de avaliações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys,
      É sim, achei a Min muito enfadonha e boba, a verdadeira cega que nĂ£o quer ver e sĂ³ reclama, cheguei inclusive a gostar um pouco do Ed. hahaha

      E eu tava animada pq vi um vĂ­deo do autor entrevista as pessoas na estaĂ§Ă£o de metrĂ´, foi uma baita decepĂ§Ă£o.

      Obrigada por comentar. =)

      Excluir
    2. É muito chato quando a gente se empolga com livro que todos dizem ser bom e que na verdade Ă© ruim e que tudo nĂ£o passou de uma propaganda!

      Excluir
  2. Adoro esse autor, como sempre o livro me surpreendeu bastante. Gosto muito de historias bem resolvidas.

    ResponderExcluir
  3. Quando a gente nĂ£o gosta da personagem principal a leitura fica tĂ£o tediosa, ainda mais quando ela narra o livro todo, sem pausa pra visĂ£o de outros personagens.. Vou marcar pra ler, mas sĂ³ depois de muitos outros na frente..se rolar uma grana sobrando aĂ­ eu compro! ^^"

    ResponderExcluir
  4. O enredo parece ser bem diferente, jĂ¡ que traz uma carta sobre o tĂ©rmino do namoro, mas nĂ£o me deixou curiosa, nĂ£o me interessou, infelizmente. Acho que ainda mais devido Ă¡ explicaĂ§Ă£o sobre cada objeto ser tediosa e vocĂª nĂ£o recomendar, o livro nĂ£o me interessou mesmo. Uma pena!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!