Resenha da Drica: A Filha do Pastor das Árvores - O Povo das Árvores, Livro 01, Gillian Summers - Bertrand

Nome Original: The Tree Shepherd's Daughter

Autora: Gillian Summers

Tradutora: Flávia Carneiro Anderson

Páginas: 280

Editora: Bertrand

Sinopse:
Com a morte da mãe, Keelie Heartwood, uma jovem de apenas quinze anos, é forçada a deixar sua adorada Califórnia para viver com o pai nômade no Festival da Renascença de Montanha Alta, no Colorado. Lá, coisas estranhas começam a acontecer — estranhas, mas familiares. Keelie percebe que algumas pessoas do festival têm orelhas pontudas, incluindo o cavaleiro mais bonito do lugar, Lorde Sean do Bosque. Quando ela começa a ver seres estranhos e a se comunicar com árvores, descobre que existe um segredo a seu respeito e percebe que seu pai lhe deve explicações.

Vamos conhecer a história de Keelie, garota da Califórnia, 15 anos, ou pelo menos a parte que ela conhece. O restante, o que ela ainda não sabe, descobriremos junto com ela. Ela acaba de perder a mãe num acidente de avião e tem que morar com o pai que só tinha visto quando ainda era uma criancinha. Como se isso já não fosse o suficiente, Keelie tem sua bagagem extraviada e tem que conviver com a turma medieval/hippie do pai que mora em um parque florestal. Ah, sem contar que Keelie acredita ter alergia a madeira, pelo menos foi o que sua mãe sempre disse.

Keelie viverá em um modo novo, totalmente diferente do que ela está acostumada. De início será obrigada a usar roupas medievais, já que a sua bagagem está perdida em algum lugar do mundo. Terá que conviver com apresentações de briga na lama, piratas sedutores e cafajestes, muitas árvores e animais silvestres, tudo regado a um clima de Renascença. 

Mas ela já tem um plano para fugir de tudo isso e voltar para a Califórnia... Porém a sua determinação começa a ser fragilizada a medida em que ela começa a curtir a beleza do lugar, conhecer os seus moradores humanos e não-humanos, estabelecer laços com pessoas e animais e desvendar alguns mistérios.

“Sei que o tempo que passou comigo colocou em xeque seus conceitos a respeito da realidade. O mundo está cheio de criaturas diferentes e, entre as que pensam e raciocinam, os seres humanos formam apenas uma pequena parte.”

Os animais são o ponto forte do livro. Ponto para Knot, o gatinho cheio de personalidade do pai de Keelie e que rouba a cena várias vezes. Arrogante, cheio de vontade e rebelde, ao mesmo tempo em que ajuda Keelie tem a empáfia de fazer xixi em suas roupas íntimas. E para a águia, amiga e companheira de Keelie com a qual parece ter uma comunicação telepática.

Claro que o livro tem um ensaio do que pode vir a ser um romance: Keelie se encanta por Lorde Sean do Bosque, aparentemente namorado de Elia, garota chata e mimada, filha de Elianard, um elfo muito suspeito.
A ação começa com o aparecimento do Barrete Vermelho, um duende do mal, que tentará matar Keelie e atrapalhar a vida de todos no festival. A partir daí é que Keelie tomará conhecimento de quem realmente ela é  e do que ela é capaz. 

É uma leitura leve e despretensiosa, que flui naturalmente, cheia de aventuras e revelações. Sem grandes dramas, já que o principal conflito da personagem principal que seria o abandono do pai será logo revelado. É um livro que fala sobre diferenças, mas com muita sutileza, fala sobre se manter aberto ao diferente e aproveitar o que o seu destino tem a lhe oferecer. Fala sobre família, sobre o sentimento que mantém um grupo de pessoas unidas por laços de sangue mesmo que a distância as mantenha afastadas por um tempo.

A história, para não fugir à regra, é uma trilogia:

O Povo das Árvores - Gillian Summers

1- A Filha do Pastor das Árvores
2- No Coração da Floresta
3- The Secret Of The Dread Forest

                  
Enfim, eu recomendo muito o livro, principalmente se você estiver procurando uma leitura leve, com aventura e descobertas...

5 comentários

  1. parece um bom livro.
    acho que essa é a segunda ou terceira resenha q eu leio
    apesar de nao querer ler o livro, parece legalzinho

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito curiosa sobre essa trilogia porque parece bem promissora, vou procurar saber mais e adorei ler sua resenha (:

    ResponderExcluir
  3. O livro tem uma capa linda, sua resenha me deixou curiosa, vou ler!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda, me deixou encantada!
    O enredo parece ser muito bom, fiquei curiosa para acompanhar a personagem nesta nova vida. Deve ser mesmo uma leitura leve e cheia de novidades. Os assuntos abordados também são bem interessantes, principalmente sobre estar aberto ao novo.
    Fiquei com vontade de ler tambem!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!