Resenha da Dani: A Seleção, Kiera Cass - Seguinte

A seleção
Título original: The selection 
Autora: Kiera Cass 
Editora: Seguinte
368 páginas
Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
http://www.skoob.com.br/livro/248922

A seleção me chamou atenção com sua linda capa, já disse que adoro tons de azul?!, vestido lindo, uma mocinha ruiva, e America realmente condiz com o estereótipo de esquentadinha.

Demorei a ler por ser do contra, quando é modinha eu evito e também por ter um quê de reality show. Depois de muito ouvir as meninas "é fofo, é lindo", me rendi, afinal eu confio na opinião delas.

America Singer é uma artista da casta 5, tem uma mãe que é autoritária e demonstrar carinho é raro, mas tem um pai que fará muitas pensarem no próprio papai e outra menos afortunadas terão inveja da garota, com uma irmã caçula linda e quase miniatura como a May é impossível não se apaixonar, afora os cabelos ruivos elas são opostas: May é romântica e espevitada, America é séria.

Quando a carta chegou a May quase surtou de alegria e a America de desgosto, querendo agradar a mãe e dando ouvidos ao seu namorado Aspen ela se inscreve certa de que não será selecionada. Ledo engano.

A autora criou uma distopia bem legal, e aos poucos explica como Illéa surgiu, o processo de seleção é mostrado a partir dos olhos da America. E claro, tem o príncipe Maxon que pela TV não agrada nem um pouco a mocinha, mas aos poucos vai revelando personalidade além do que veem no Jornal de Illéa.

As cenas entre America e Maxon são bem divertidas, o temperamento deles permite momentos fofos, tensos e divertidos. Segue um quote para vocês terem ideia:

"-E você pelo que luta?
- Na verdade, estou aqui por engano.
- Engano?

- É, mais ou menos. Bem, é uma longa história... Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar."

Sobre as outras garotas, elas são bem diferentes entre si, e obviamente temos uma que se acha a última bolacha do pote, Celeste. Gostei de Marlee que apesar de ser uma casta acima é uma garota sem frescuras.

Para deixar a competição um tanto mais complicada Aspen é recrutado como guarda do palácio, não gostei muito do rapaz, mas acaba sendo um personagem relevante.

America e seus feitos nada majestosos atraem atenção de todos. 

Personagens bem trabalhados, intrigas interessantes, uma mocinha teimosa que apesar de ter dúvidas quanto a seus sentimentos pelo príncipe é leal a seus princípios e luta para não deixar o luxo do palácio subir à cabeça. Podemos acompanhar a família dela e seus problemas na casta cinco e também os de Maxon que sendo da casta Um todos atribuem zero problemas.

Passei por momentos bem tensos com a narrativa, mas ainda assim fiquei satisfeita com a atitude de America, as criadas dela também são interessantes e sabemos um pouco sobre elas.

Muito bom acompanhar os medos e desconfianças de cada uma. Não ter certeza em quem confiar, as regras do palácio, os vestidos. Foi um livro que acabou por me agradar, a ponto de já estar lendo o segundo volume da trilogia.


Trilogia A seleção:

1. A seleção (The selection)
    1.5 O príncipe (The Prince) *
 
2. A elite (The elite)
    2.5 O guarda (The guard) *
3. A escolha (The One) 

* Contos que foram lançados num mesmo livro recentemente: Contos da seleção.


 

30 comentários

  1. Todo mundo que eu conheço e que gosta de ler já leu, está lendo ou já comprou mas não chegou, mas eu ainda nem parei para ver se quero! Depois de ver sua resenha achei muito interessante, mas acho que vou esperar lançar o último assim compro logo os 4 (os trẽs + os contos da seleção)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, entendo bem, gosto de ler tudo em seguida, estou esperando o terceiro.
      Dos contos li apenas O príncipe....
      É um bom livro. Melhor do que esperei. =D

      Excluir
  2. Me lembro na Bienal do RJ, no ano passado, onde tinha esses vestidos (não tão bonitos como os da capa) e vc podia tirar foto usando qualquer um deles. Vc ia amar!
    O livro não é muito meu estilo não, mas amei a resenha. Quem sabe um dia não animo e leio tb?! ^_^

    =)

    Suelen Mattos
    ____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su,
      Eu não curto reality show e a comparação com este estilo me deixou longe da trilogia esse tempo todo, mas de tanto as meninas falarem e dizerem q ia acabar gostando dei uma chance. E me surpreendi.
      Ah pena que não vi nem mesmo fotos destes vestidos na Bienal, deve ter sido legal.
      Obrigada.

      Excluir
  3. A Seleção é um dos meus queridinhos! <3 Eu gostei muito da America nesse primeiro, apesar de ela ter me decepcionado um pouco no segundo.
    Mas estou SUPER na expectativa de A Escolha agora!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara,
      Não entra nos favoritos mas oi uma leitura agradável, entendo bem sua opinião sobre a America.
      Também pretendo conferir A escolha.
      Obrigada!!!

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha Dani! Já li A Seleção e A Elite e curti bastante, apesar de não ter gostado muito do núcleo masculino do primeiro livro. No entanto, estou ansiosa para ler Contos da Seleção! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Foi melhor do que esperei, também não fiquei tão encantada com os rapazes, mas quero conferir o encerramento. Li apenas o conto do Maxon, não tenho curiosidade de conferir o do Aspen. XD
      Obrigada!!!

      Excluir
  5. Aiaiai... já li tanta coisa sobre os livros que estou apaixonada por Maxon.
    Comprei os livros já, só falta chegar a vez de lê-los (A escolha já está reservado tb, to só esperando).
    Adorei esta distopia (é distopia, né). Percebi semelhanças com conto de fadas que eu tanto adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      São tantos elogios que acabamos vencidas pelo cansaço, né?
      Espero que você goste da leitura, é sim uma distopia e a seu modo um conto de fadas.
      Obrigada!!!

      Excluir
  6. Oi Dani, posso dizer que esta leitura me surpreendeu, pois eu achei que não ia gostar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei o mesmo que você Rose, mas as meninas insistiram tanto que dei o braço a torcer. =D

      Excluir
  7. Muito interessante a estória! A começar do "concurso" pra quem vai ser casar com o príncipe. Geralmente, sempre tem a que ele ama e luta pra que seja sua rainha um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara,
      É bem legal, bem o Maxon se encanta logo de cara por uma, mas isso não significa o fim do jogo e muitas emoções e mudanças ocorrem ao longo da trilogia. =)

      Excluir
  8. Olá! Tenho muita vontade de ler este livro também, sempre vejo muita gente elogiando e parece ser uma trama muito bem construída, com personagens marcantes e que conquistam o leitor. Nunca li nada parecido com o enredo deste livro, como uma distopia misturada com reality show de princesas e fico muito curiosa para acompanhar o desenrolar deste livro! Já está na minha lista. :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Os personagens são bem distintos e com certeza conquista os leitores.
      Por ser reality eu não estava disposta, porém não foi como imaginei. =)
      Leia sim.

      Excluir
  9. Este livro foi a minha maior surpresa deste ano , e acho difícil algum outro superar . Quando eu vi a capa desse livro por ai , achei bem bonita , mas não me interessei . Mas , tem umas quatro semanas , peguei no ebook e comecei a ler , e super , sei la , um sentimento enorme cresceu em meu peito , esse livro é demais ,e logo li o livro dois , e os contos , e assim que chegou o terceiro no Brasil , li o tão esperado final , e poxa , foi o esperado para o final , mas a Keira deixou tantas respostas a serem respondidas .
    Eu amo A seleção é um favorito com certeza !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisca,
      também li A escolha e achei que precisava de mais algumas explicações. =)

      Excluir
  10. Bem eu amei esse livro, melhor dizendo amei a saga toda hahah...
    Gosto da forma que as meninas aos poucos vai saindo e principalmente dos momentos Maxon e America, gosto das conversas dele e essa conversa que vc citou é uma das melhores, não gosto do Aspen nos dois primeiros livros, porém com o terceiro passei a gostar dele...
    Ainda não li os contos, pois quando fui comprar esqueci q existia eles kkkkk, mas vou comprar na próxima vz u.u
    Bjs bjs e até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aylla,
      Eu temia que demorasse demais a excluir as concorrentes,mas adorei a maneira que a autora agiu quanto a isso.
      Essa conversa foi para lá de engraçada, foi o que me manteve interessada na trama.
      Aspen melhora mesmo no terceiro.
      Li apenas o conto do Maxon.
      Obrigada.

      Excluir
  11. Eu li cada um dos livros da série em 2 dias... Adorei a narrativa da autora, adorei a história (apesar de que não acho que seja distopia). E com certeza, os dialogos entre America e Maxxon, são ótimos.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,
      Bom saber que você leu rapidinho os livros.
      Quanto a ser distopia, discordo de você, afinal ele deixa claro que os EUA foram tomados pelo Illeya e renomeado com o nome dele, mais claro impossível.

      Excluir
    2. Para esclarecer melhor sobre Distopia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Distopia

      Excluir
  12. Eu amei a resenha , Eu ameeeeeei esse livro eu li ele umas 3 vezes nossa na primeira vez que eu terminei esse livro eu li em 3 dias ele vicia , a narrativa é muitoo boa , os personagens são muitooooo apaixonantes ,

    Bjos
    -Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau,
      Não resta dúvida que você é fã. Gostei, mas não a este ponto.
      Narrativa maravilhosa. =)

      Excluir
  13. Oi Dani!
    Li esse livro no início das minhas férias e fiquei apaixonada! É uma história tão fofa, com personagens legais e uma trama que, em partes, lembra até um conto de fadas.
    Já li os outros dois livros e essa trilogia entrou para o rol dos queridinhos. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,
      Eu gostei da trama em si, America e Aspen me irritaram profundamente, mas o Maxon e os acontecimentos em si me deixaram bem curiosa.
      Já li todos também, mas perdem feio para a trilogia Estilhaça-me. =) (na minha opinião, é claro)
      Obrigada.

      Excluir
  14. Oi Dani, essa é minha leitura atual, recém completei. De inicio na otenh ao mesma opinião que vocÊ em relação a Aspen, achei ele tão fofo, tão prestativo. Tenho pena dele ser de uma casta inferior. Mas o livro esta recém começando, então, pode ser que comece a odia-lo, rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Aspen conquistou muitas, mas não estou dentre elas...
      Sorte que o livro não foi centrado nele, pois gostei da trilogia analisando todos.

      Excluir
  15. essa trilogia virou tudo pra mim , confesso que eu amei essa capa , mais a historia não me chamou atenção , sempre passava por ela na livraria e nunca quis compra , li emprestado de uma miga porque ela insisti-o muito , e agora tenho meus três livros e sou apaixonada pelos tres , essas capas com certeza estão entre as mais lindas que ja vi na vida :D

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!