Lendo com a Dani: Primavera Eterna, Paula Abreu - Arqueiro

Primavera eterna

Autora: Paula Abreu

Editora Arqueiro

Ano 2014

128 pĂ¡ginas
Maia Ă© uma jovem publicitĂ¡ria bem-sucedida. Tem um emprego estĂ¡vel, um namoro estĂ¡vel, uma vidinha estĂ¡vel. AtĂ© demais. Certo dia, tentando imaginar como seria sua vida no futuro, o casamento, os filhos, visualiza duas crianças loirinhas correndo... Loirinhas? EntĂ£o ela se dĂ¡ conta de onde vem aquela cor de cabelos: Diogo, o menino por quem se apaixonou Ă  primeira vista aos 12 anos, numa cidadezinha do interior, onde costumava passar os fins de semana com a famĂ­lia. Acontece que ele se mudou para os Estados Unidos hĂ¡ mais de dez anos, e a essa altura da vida, jĂ¡ nem deve se lembrar mais dela.
Mesmo assim, num impulso, Maia pede fĂ©rias na agĂªncia, inventa uma viagem de trabalho como desculpa para o namorado e vai para Nova York, atrĂ¡s do seu primeiro amor. Primavera Eterna Ă© a histĂ³ria de uma jovem cheia de sonhos esquecidos, que ousa arriscar tudo o que tem e acaba encontrando a si mesma. 

Primavera eterna escrito pela carioca Paula Abreu Ă© um livro fofo, que nos encanta pela simplicidade, a singularidade e a pureza do primeiro amor.

Maia estĂ¡ com vinte e cinco anos, mas ainda mantĂªm o amor juvenil por Diogo. Os dois nĂ£o se veem a treze anos, mas ela insiste que ainda o ama.

Para tirar a prova ela faz uma loucura, pede fĂ©rias na empresa e vai para Nova York, encontrar Diogo, ou seria melhor dizer: a lembrança que mantĂªm viva na memoria.

Enquanto Maia decide se vai mesmo ao encontro do rapaz, nos conta como o conheceu, o momento em que se apaixonou. Assim como temos rĂ¡pidos flashs dos relacionamentos que aconteceram desde que Diogo foi para os Estados Unidos.

NĂ£o posso falar muito sobre a trama, pois e fininho e sem querer posso contar tudo num sĂ³ parĂ¡grafo.

Maia nos mostra a importĂ¢ncia de lidarmos com o passado. SerĂ¡ que colocar todos os pingos nos is resolve tudo? O que Ă© certo ou errado? Seu amor por Diogo ainda vive? 

Acompanhamos a personagem numa viagem de descoberta sobre si mesma, e a medida que ela evolui sua liĂ§Ă£o de moral nos atinge.

Me identifiquei com a Maia, sua certeza de ser escritora quando crescer, sua ingenuidade com o primeiro amor, seu sarcasmo que muitas vezes Ă© direcionado para ela mesma. 

Primavera eterna é para ser lido numa tarde despretensiosa, enrolado nas cobertas ou balançando numa rede. Vai reavivar lembranças que cada um de nos carregamos e nos dar algumas direções sobre decisões.

Um livro leve e adorĂ¡vel, encantador como a primavera Ă©.

A editora estĂ¡ de parabĂ©ns, a ediĂ§Ă£o estĂ¡ primorosa sem erros e a fonte de fĂ¡cil leitura com as folhas amareladas. E  que dizer da capa? Linda demais.

13 comentĂ¡rios

  1. Quando lia a resenha nĂ£o esperava me encantar tanto com a histĂ³ria e a personagem. Realmente o livro Ă© adorĂ¡vel e empolgante. Vou experimentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth,
      Confesso que tinha pouca expectativa com a trama, mas a escrita da Paula me prendeu e acompanhar o amadurecimento de Maia nos faz refletir.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Linda a capa, e a resenha me interessou bastante, pois nunca tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro, e que pena que nĂ£o ficamos sabendo muito, pois ele Ă© fininho.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires,
      Se eu focasse demais na trama, acabaria estragando algumas surpresas. =)
      Melhor conferir com seus prĂ³prios olhos, o livro Ă© Ă³timo. =)

      Excluir
  3. Ai fiquei na vontade de ler. E muito curiosa, a pessoa jĂ¡ começa a especular o desenrolar da trama.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri, eu atĂ© tenho interesse de ler este livro, mas no momento nĂ£o.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani !
    Realmente nĂ£o tinha gostado desse livro, mas depois que li a resenha percebi em como pode ser uma daquelas leituras rĂ¡pidas e bem gostosas.
    A Maia Ă© mesmo uma louca, imagine como o atual namorado dela reagiu a isso? O livro parece ter um certo humor, e eu fiquei curiosa pra saber o fina dessa maluquice , rs!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VitĂ³ria,
      SĂ©rio que a capa nĂ£o chamou atenĂ§Ă£o? Achei tĂ£o meiga, e fora a ideia maluca da mocinha sair do paĂ­s por conta de um rapaz com o qual nĂ£o tem contato hĂ¡ muito tempo, o livro vale a leitura Ă© sonhador e reflexivo ao mesmo tempo.
      Tem um humor cativante.
      Obrigada.

      Excluir
  6. Oi.
    O livro Ă© novo para mim, mas sĂ³ com esta resenha eu jĂ¡ quero. Amo livros que nos emocionam e nos deixa completamente surpresos.
    Por sua narraĂ§Ă£o os personagens sĂ£o incrĂ­veis e acompanhĂ¡-los deve ser maravilhoso


    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Uma novidade para lĂ¡ de boa. A escrita Ă© tĂ£o jovial apesar de jĂ¡ ter seus dez anos, e Maia nos leva por um caminho de descobrimento que vale ser acompanhado.
      Obrigada

      Excluir
  7. Essa menina Ă© muito doida, ou melhor, acho que nĂ£o amadureceu completamente. E essa viagem deve servir pra isso, ela perceber que a realidade Ă© totalmente diferente. Que o amor juvenil ficou onde devia ter ficado, ou seja, no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia,
      Realmente ela Ă© bem doidinha, mas vale acompanhar o amadurecimento dela. =)
      Obrigada

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!