Leitura da Drica: A Escolhida, Lois Lowry - Arqueiro

TĂ­tulo: A Escolhida

Autor: Lois Lowry

Editora: Arqueiro

NĂºmero de PĂ¡ginas:  192

Ano de PublicaĂ§Ă£o: 2014




Sinopse:

Kira, uma Ă³rfĂ£ de perna torta, vive em um mundo onde os fracos sĂ£o deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mĂ£e, ela teme por seu futuro atĂ© que Ă© perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razĂ£o Ă© que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinĂ¡ria.

Ela supera a habilidade de sua mĂ£e, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantĂªm viva e traz certos privilĂ©gios, ela percebe que estĂ¡ rodeada de mistĂ©rios e segredos, mas ninguĂ©m deve saber sua intenĂ§Ă£o de descobrir a verdade sobre o mundo.

“Tremeu levemente de medo. O temor sempre fizera parte da vida das pessoas. Por causa do medo, elas construĂ­am abrigos, buscavam comida e plantavam hortas. Pelo mesmo motivo, armazenavam armas, precavidas. Havia o medo do frio, da doença, da fome, das feras.

E foi o medo que a impulsionou naquele momento, apoiada em seu cajado. Ela lançou um Ăºltimo olhar para o corpo sem vida que um dia abrigara sua mĂ£e e perguntou-se aonde poderia ir.”

Como simplesmente adorei O Doador, nĂ£o podia esperar para ler A Escolhida, anunciado como a sua continuaĂ§Ă£o, e saber o que aconteceu com o meu personagem preferido.

Mas, lamentavelmente, A Escolhida nĂ£o Ă© uma continuaĂ§Ă£o de O Doador, e sim uma nova histĂ³ria que em momento algum faz alusĂ£o a primeira, com personagens diferentes, ambientado em um local diferente. E ainda deixou a desejar.

A Escolhida Ă© Kira, menina que nasceu com um defeito na perna que a faz mancar, e no seu mundo estaria destinada ao Campo de Partida, local onde as pessoas sĂ£o deixadas para morrer, por causa da sua deficiĂªncia, pois ela seria um peso para a sua famĂ­lia e comunidade. Mas sua mĂ£e Katrina nĂ£o permite e a cria sozinha, pois o seu pai foi devorado pelas feras.

Mas ela vĂª o seu destino mudar com a morte repentina da mĂ£e. Sozinha e indesejada pelos vizinhos que saqueiam a sua casa, Kira nĂ£o tem muitas esperanças para o futuro.

Logo Kira vĂª o seu destino mudar ao ser convidada para restaurar a tĂºnica centenĂ¡ria do Cantor, tĂºnica que, atravĂ©s de delicados bordados conta a histĂ³ria da comunidade e serĂ¡ usada no dia da CongregaĂ§Ă£o, o evento mais importante do vilarejo, quando o cantor canta a histĂ³ria do seu povo. Antes restaurada por sua mĂ£e, o Conselho descobre que Kira Ă© ainda mais habilidosa e lhe dĂ¡ um trabalho e um local para morar com regalias que ela jamais imaginaria.

Kira vai morar no prĂ©dio do Conselho e lĂ¡ conhece Thomas, um jovem talentoso entalhador encarregado de restaurar o cajado que o Cantor usa.

Por um curto tempo, Kira, Thomas e Matt, seu Ăºnico amigo dĂ¡ Ă©poca em que morava no vilarejo, eles sĂ£o felizes, atĂ© que Kira começa a perceber que hĂ¡ muito mais por trĂ¡s dessa suposta bondade do Conselho. Segredos começarĂ£o a ser revelados e Kira terĂ¡ que tomar decisões importantes que podem mexaer com toda a comunidade.

Uma narraĂ§Ă£o lenta, sem grandes emoções e descobertas, onde tudo fica nas entrelinhas e cabe Ă€ imaginaĂ§Ă£o do leitor ir traçando o que virĂ¡ a seguir. A Escolhida Ă© um dos poucos livros distĂ³picos sem grandes acontecimentos e tragĂ©dias, surge como uma pequena amostra do que se passa em uma determinada comunidade que criou suas prĂ³prias regras de convivĂªncia.

Kira nĂ£o Ă© uma personagem cativante como Jonas, apesar de ser uma garota forte e corajosa. Acho que Matt rouba a cena vĂ¡rias vezes e ele sim, Ă© um fofo.

Achei muito interessante como sĂ£o dados os nomes aos habitantes desse mundo: ao nascer, o nome das crianças tem apenas uma sĂ­laba e, a passagem pelas fases de adulto e idoso sĂ£o marcadas pelo acrĂ©scimo de novas sĂ­labas. NĂ£o sabemos como o mundo de Kira se tornou o que Ă©, nem o porquĂª dessa pseudo seleĂ§Ă£o natural, onde sĂ³ os fortes devem sobreviver. Aos poucos, alguns detalhes sobre o ambiente sĂ£o revelados pela prĂ³pria descoberta dos personagens que vĂ£o desvendado os mistĂ©rios para o leitor.

A autora estĂ¡ de parabĂ©ns por ter criado mais um mundo distĂ³pico com semelhanças com o nosso: busca desenfreada pelo poder, utilizaĂ§Ă£o das pessoas como objetos, desprezo pelos mais fracos, manipulaĂ§Ă£o. Vamos aguardar pelo terceiro na esperança de saber o que aconteceu com Jonas.







11 comentĂ¡rios

  1. Iiih Adriana, fiquei sabendo que sĂ³ la pro quarto vai ter uma ligaĂ§Ă£o entre as histĂ³rias, que no terceiro Ă© outra pessoa ainda . NĂ£o sei se Ă© isso mesmo, mas li em algum lugar. Adorei o primeiro livro e depois daquele final eu esperava uma continuaĂ§Ă£o com o Jonas mesmo, uma pena nĂ£o ser, mas mesmo assim quero ler A Escolhida e conhecer esse outro lugar que a autora criou.

    ResponderExcluir
  2. Diferente isso..a continuaĂ§Ă£o nĂ£o ser a continuaĂ§Ă£o.. mas provavelmente as coisas vĂ£o se encaixar nos prĂ³ximos livros..

    ResponderExcluir
  3. Se dizem que O Doador de MemĂ³rias Ă© um livro fantĂ¡stico, provavelmente, A Escolhida tambĂ©m deve ser. Acho que a autora deixou a desejar por fazer uma histĂ³ria separada da outra, mas espero que tudo se encaixe nos prĂ³ximos livros. Gostei da personalidade da Kira, porque por mais que ela perca sua mĂ£e, ela cria coragem para enfrentar o mundo e dĂ¡ a volta por cima!

    ResponderExcluir
  4. Adriana!
    Geralmente os livros de distopia tem muita haver com nossa realidade, onde um governo obscuro quer tomar conta de tudo e de todos.
    Nossa! Achei que era uma continuaĂ§Ă£o de Doador, tem o lado bom e o lado ruim, nĂ©? Bom Ă© que nada tem haver com o anterior e assim podemos ler de forma independente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DĂ¡ p ler de forma independente sim, mas acho q as duas histĂ³rias vĂ£o se cruzar em algum ponto.

      Excluir
  5. OlĂ¡aa!
    Ahh, fiquei um pouco triste de nĂ£o ter o Jonas :(
    mas de qualquer modo, estava curiosa pra saber o que aconteceu com aquele lugar.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tem uma liĂ§Ă£o de vida mtoo lindaaa :) parece ser daqueles envolventes que nos arrancam lagrimas.. estou ansiosa pra lĂª-lo..
    amei a resenha sĂ³ me deixou mais curiosa rsrsrs..
    bjoos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!