Lendo com a Dani: Cuco, Julia Crouch - Novo Conceito

Cuco

Autora: Julia Crouch

Título original: Cuckoo

Editora Novo Conceito - 2012

464 páginas 


Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.


Achei essa capa tão sinistra que fiquei ansiosa para ler, demorei a obter o livro, deixei na fila de leitura... Foi a segunda leitura deste ano.

Rose é uma personagem com passado complicado, que ela luta para manter em segredo e assim ter a família perfeita que sempre quis. Ela estava conseguindo isso, até que Polly entra em cena.

Polly e sua aparência gótica e esquelética, com sua mala cor de rosa e dois filhos traquinas.

Compadecida com o luto dos três, Rose alivia tudo para Polly, até mesmo chega a cuidar de Nico e Yannis como seus filhos.

Gareth não queria a presença de Polly na casa, eles nunca se deram bem, por Rose, ele aceita.

Anna é uma linda garotinha extrovertida que adora a companhia dos garotos gregos, afinal sua pequena irmã Flossie ainda é um bebê.

No entanto o que é bom dura pouco...

Acontecem situações estranhas, acidentes suspeitos, pulgas surgem atrás da orelha, um aviso de um amigo...

Achei a narrativa arrastada, confesso que pulei várias partes do texto que achei desnecessárias... Um livro que poderia ser mais curto e passar bem toda a trama. Rose me decepcionou. Ela luta pelo que quer, sim, com muita relutância. E o pior de tudo é que não há um crescimento/amadurecimento da personagem.

Outro ponto negativo para mim foram os capítulos finais que soaram extremos, muita informação, exagero nos acontecimentos. Soa como se a autora notasse o marasmo e decidisse dar um ritmo mais acelerado só ao fim.

Cuco fala de amizade, de relacionamentos, amor, explosões. Com suas referências britânicas bem descritas, algumas comparações com os americanos (Rose é inglesa e Gareth americano) a autora nos situa bem no interior da Inglaterra.

Mas há quem goste e me contradiga dizendo que o livro é um ótimo suspense e que chegou a gostar de Polly. O final não é nada do que esperei, foi surpreendente á sua maneira.

Então, eu digo: leia e tire suas próprias conclusões.

A capa original, que tem a mala de acordo e o tom de rosa deixou a capa menos fúnebre, na minha opinião:






11 comentários

  1. A capa brasileira tem um efeito bem misterioso, ao contrário da original, que mais parece livro infantil hahah É uma pena ler um livro, principalmente de suspense, com uma narrativa parada, pois acaba se tornando chato. Porém, eu gostaria de ter a oportunidade de ler esse livro, por eu amar suspense e também para conhecer um pouco mais da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis Carlos,
      Concordo que a nacional tem o toque misterioso, mas nunca olharia para a original e pensaria num livro infantil. kk
      Eu li por indicação de um amigo que leu e adorou... ele achou o livro super, mas não teve o mesmo efeito em mim. =/
      Espero que leia e seja uma ótima escolha pra vc.
      Obg

      Excluir
  2. Oii!

    Adorei a resenha! Confesso que assim que vi a capa e li a frase na mesma pensei: "Eu preciso desse livro!", a história em si parece ótima e até bem construída, mas essa coisa de narrativa arrastada não é comigo. Acho que não leria :/

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan,
      Eu achei arrastado, mas pode ser que na sua percepção soe melhor. Já aconteceu de achar um livro parado e outra pessoa achar ágil.
      Dê uma chance.
      Obg.

      Excluir
  3. Nooooossa , que capa maravilhosa é essa .. Esse livro parece ser muito bom , quero muio ler agora rsrs To aqui olhando e não consigo me decidir por qual capa é mais perfeita rsrs lógico que quando acontecer lerei em português . pq do inglês tô passando longe ainda :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela,
      A capa nacional tem um tom mais sombrio. A trama no geral vale a pena ser lida.
      Espero que goste.
      Obg.

      Excluir
  4. Dani!
    É isso mesmo, avaliação de livro é bem pessoal e o que pode agradar a um, pode não agradar a outros.
    Já rive oportunidade de ler Cuco logo em seu lançamento e fui tão voraz que acabei me decepcionando um pouco. Não digo que seja um livro de todo ruim, porém achei que ficou a desejar como suspense.
    Semaninha abençoada!
    “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.” (Alexandre Herculano).
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy,
      Pois é... quem me indicou adorou o livro do começo ao fim, para mim o efeito foi contrário. Uma pena quando isso acontece, mas é a vida. kkk
      Obg

      Excluir
  5. ja tinha visto o livro mais nao em interessei pelo , livro e com a sua resenha , fique desejando ele menos ainda ! odeio livros com a narrativa arrastada , , mais quem saiba eu leia para assim dar a minha avaliaçao !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,
      Como falei na resenha quem me indicou amou a escrita... pode ser que funcione para vc.
      Obg

      Excluir
  6. Oi!
    A capa do livro me pareceu bem sinistra e a historia legal gostei do mistério mais não entendi muito bem a Polly, mas fiquei com o pé atras pelas a narrativa ser arrastada porque acabo deixando o livro no meio e não termino de ler quero dar uma olhada pra ver se gosto !!!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!