Lendo com a Dani: Cuco, Julia Crouch - Novo Conceito

Cuco

Autora: Julia Crouch

TĂ­tulo original: Cuckoo

Editora Novo Conceito - 2012

464 pĂ¡ginas 


Polly Ă© a mais antiga amiga de Rose. EntĂ£o quando ela liga para dar a notĂ­cia que seu marido morreu, Rose nĂ£o pensa duas vezes ao convidĂ¡-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica Ă³bvio que ela nĂ£o Ă© uma tĂ­pica viĂºva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela nĂ£o consegue parar de pensar, tambĂ©m, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua famĂ­lia e sua casa. Enquanto o mundo de Rose Ă© meticulosamente destruĂ­do, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa estĂ¡ cada vez mais difĂ­cil.


Achei essa capa tĂ£o sinistra que fiquei ansiosa para ler, demorei a obter o livro, deixei na fila de leitura... Foi a segunda leitura deste ano.

Rose Ă© uma personagem com passado complicado, que ela luta para manter em segredo e assim ter a famĂ­lia perfeita que sempre quis. Ela estava conseguindo isso, atĂ© que Polly entra em cena.

Polly e sua aparĂªncia gĂ³tica e esquelĂ©tica, com sua mala cor de rosa e dois filhos traquinas.

Compadecida com o luto dos trĂªs, Rose alivia tudo para Polly, atĂ© mesmo chega a cuidar de Nico e Yannis como seus filhos.

Gareth nĂ£o queria a presença de Polly na casa, eles nunca se deram bem, por Rose, ele aceita.

Anna Ă© uma linda garotinha extrovertida que adora a companhia dos garotos gregos, afinal sua pequena irmĂ£ Flossie ainda Ă© um bebĂª.

No entanto o que Ă© bom dura pouco...

Acontecem situações estranhas, acidentes suspeitos, pulgas surgem atrĂ¡s da orelha, um aviso de um amigo...

Achei a narrativa arrastada, confesso que pulei vĂ¡rias partes do texto que achei desnecessĂ¡rias... Um livro que poderia ser mais curto e passar bem toda a trama. Rose me decepcionou. Ela luta pelo que quer, sim, com muita relutĂ¢ncia. E o pior de tudo Ă© que nĂ£o hĂ¡ um crescimento/amadurecimento da personagem.

Outro ponto negativo para mim foram os capĂ­tulos finais que soaram extremos, muita informaĂ§Ă£o, exagero nos acontecimentos. Soa como se a autora notasse o marasmo e decidisse dar um ritmo mais acelerado sĂ³ ao fim.

Cuco fala de amizade, de relacionamentos, amor, explosões. Com suas referĂªncias britĂ¢nicas bem descritas, algumas comparações com os americanos (Rose Ă© inglesa e Gareth americano) a autora nos situa bem no interior da Inglaterra.

Mas hĂ¡ quem goste e me contradiga dizendo que o livro Ă© um Ă³timo suspense e que chegou a gostar de Polly. O final nĂ£o Ă© nada do que esperei, foi surpreendente Ă¡ sua maneira.

EntĂ£o, eu digo: leia e tire suas prĂ³prias conclusões.

A capa original, que tem a mala de acordo e o tom de rosa deixou a capa menos fĂºnebre, na minha opiniĂ£o:






11 comentĂ¡rios

  1. A capa brasileira tem um efeito bem misterioso, ao contrĂ¡rio da original, que mais parece livro infantil hahah É uma pena ler um livro, principalmente de suspense, com uma narrativa parada, pois acaba se tornando chato. PorĂ©m, eu gostaria de ter a oportunidade de ler esse livro, por eu amar suspense e tambĂ©m para conhecer um pouco mais da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis Carlos,
      Concordo que a nacional tem o toque misterioso, mas nunca olharia para a original e pensaria num livro infantil. kk
      Eu li por indicaĂ§Ă£o de um amigo que leu e adorou... ele achou o livro super, mas nĂ£o teve o mesmo efeito em mim. =/
      Espero que leia e seja uma Ă³tima escolha pra vc.
      Obg

      Excluir
  2. Oii!

    Adorei a resenha! Confesso que assim que vi a capa e li a frase na mesma pensei: "Eu preciso desse livro!", a histĂ³ria em si parece Ă³tima e atĂ© bem construĂ­da, mas essa coisa de narrativa arrastada nĂ£o Ă© comigo. Acho que nĂ£o leria :/

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan,
      Eu achei arrastado, mas pode ser que na sua percepĂ§Ă£o soe melhor. JĂ¡ aconteceu de achar um livro parado e outra pessoa achar Ă¡gil.
      DĂª uma chance.
      Obg.

      Excluir
  3. Nooooossa , que capa maravilhosa Ă© essa .. Esse livro parece ser muito bom , quero muio ler agora rsrs To aqui olhando e nĂ£o consigo me decidir por qual capa Ă© mais perfeita rsrs lĂ³gico que quando acontecer lerei em portuguĂªs . pq do inglĂªs tĂ´ passando longe ainda :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela,
      A capa nacional tem um tom mais sombrio. A trama no geral vale a pena ser lida.
      Espero que goste.
      Obg.

      Excluir
  4. Dani!
    É isso mesmo, avaliaĂ§Ă£o de livro Ă© bem pessoal e o que pode agradar a um, pode nĂ£o agradar a outros.
    JĂ¡ rive oportunidade de ler Cuco logo em seu lançamento e fui tĂ£o voraz que acabei me decepcionando um pouco. NĂ£o digo que seja um livro de todo ruim, porĂ©m achei que ficou a desejar como suspense.
    Semaninha abençoada!
    “O segredo da felicidade Ă© encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.” (Alexandre Herculano).
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Rudy,
      Pois Ă©... quem me indicou adorou o livro do começo ao fim, para mim o efeito foi contrĂ¡rio. Uma pena quando isso acontece, mas Ă© a vida. kkk
      Obg

      Excluir
  5. ja tinha visto o livro mais nao em interessei pelo , livro e com a sua resenha , fique desejando ele menos ainda ! odeio livros com a narrativa arrastada , , mais quem saiba eu leia para assim dar a minha avaliaçao !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,
      Como falei na resenha quem me indicou amou a escrita... pode ser que funcione para vc.
      Obg

      Excluir
  6. Oi!
    A capa do livro me pareceu bem sinistra e a historia legal gostei do mistĂ©rio mais nĂ£o entendi muito bem a Polly, mas fiquei com o pĂ© atras pelas a narrativa ser arrastada porque acabo deixando o livro no meio e nĂ£o termino de ler quero dar uma olhada pra ver se gosto !!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!