Leitura da Drica: Fragmentados, Neal Shusterman - @novo_conceito

Fragmentados - Livro 01

SĂ©rie Unwind

368 pĂ¡ginas

Autor: Neal Shusterman

Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Em uma sociedade em que os jovens rejeitados sĂ£o destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, trĂªs fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria. Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improvĂ¡veis companheiros fazem u

O vencedor do Boston GLobe-Horn Book Award Neal Shusterman desafia as ideias dos leitores sobre a vida: nĂ£o apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.



Oi, gente,

Hoje tenho um prazer de resenhar mais uma distopia aqui no bloguinho. E nĂ£o Ă© apenas mais uma distopia, Ă© uma daquelas que nĂ£o deixam a desejar em nada para as que jĂ¡ se tornaram clĂ¡ssicos.

Fragmentados Ă© o primeiro livro de uma sĂ©rie de quatro. E estamos em um mundo distĂ³pico surgido apĂ³s a Guerra de Heartland, cujos conflitos, impasses e numerosas mortes levaram a um acordo onde foi criada a ‘‘Lei da Vida’’.

‘‘A Lei da Vida declara que a vida humana nĂ£o pode ser tocada desde o momento da concepĂ§Ă£o atĂ© que a criança chegue Ă  idade de treze anos. ’’

Explico: toda criança deve ser criada pelos seus pais atĂ© os 13 anos, mas, a partir daĂ­ atĂ© antes de completar 18 anos, caso os seus pais assim decidam, o adolescente pode ser mandado para um Campo de Colheita e sofrer a FragmentaĂ§Ă£o. A FragmentaĂ§Ă£o seria uma espĂ©cie de processo de doaĂ§Ă£o de Ă³rgĂ£os, onde tudo, inclusive o cĂ©rebro Ă© doado para diversas pessoas que necessitem. O grande lance Ă© que aquele adolescente continua vivo atravĂ©s de cada parte do seu corpo, doando nĂ£o sĂ³ a parte fĂ­sica, mas tambĂ©m suas virtudes, defeitos e conhecimentos. Por exemplo: se vocĂª era um bom desenhista, a pessoa que receber a sua mĂ£o serĂ¡ tambĂ©m um bom desenhista.

“- Como Ă© que alguĂ©m pode aprovar leis sobre coisas que ninguĂ©m conhece?
- Fazem isso o tempo todo – diz Hayden. – É isso que a lei Ă©: palpites instruĂ­dos sobre o que Ă© certo e errado. ”

Para a sociedade, eles estĂ£o prestando um grande favor para aqueles que sofreram um acidente, tiveram alguma doença e precisam de um novo Ă³rgĂ£o. Mas qual Ă© a opiniĂ£o dos FragmentĂ¡rios??? Ah, o aborto Ă© ilegal, mas a FragmentaĂ§Ă£o Ă© um processo comum.

Primeiro conhecemos Connor Lassiter, que descobriu a pouco tempo que os seus pais assinaram a ordem para a sua fragmentaĂ§Ă£o e compraram passagens para tirar as fĂ©rias nas Bahamas nesse mesmo dia. Risa Ward Ă© uma talentosa pianista que vive sob a custĂ³dia do Estado e Ă© enviada para a FragmentaĂ§Ă£o porque jĂ¡ estĂ¡ velha demais e o custo Ă© alto para ser mantida lĂ¡. Lev Calder nasceu para ser fragmentado, foi escolhido pelos pais como um DĂ­zimo e sempre soube que esse dia chegaria.

Pontos de origem diferentes que se cruzarĂ£o de maneira surpreendente, construirĂ£o relacionamentos e enfrentarĂ£o o mundo juntos. TrĂªs fragmentĂ¡rios com um Ăºnico objetivo em comum: sobreviver.

Narrado em terceira pessoa, somos levados a conhecer os sentimentos de cada um. Os personagens secundĂ¡rios tambĂ©m sĂ£o incrĂ­veis e nĂ£o tem como nĂ£o se apaixonar pelo Pastor Dan, um cara que vai descobrir que a religiĂ£o Ă© muito mais do que dizem por aĂ­.

"(...) As pessoas nĂ£o sĂ£o completamente boas nem completamente ruins. A gente passa a vida toda entrando e saindo das sombras e da luz. Neste momento, eu estou feliz por estar na luz."

O autor tem uma narrativa dinĂ¢mica que, em muitos momentos, se assemelha a um enredo de filme. Foi fantĂ¡stico em criar uma realidade nova, mas totalmente possĂ­vel dentro do Ă¢ngulo da distopia e prĂ³xima do que vivemos agora, e seus personagens sĂ£o absurdamente reais. AlĂ©m de levantar discussões sobre aborto, criaĂ§Ă£o de filhos, quem em poder sobre a vida do outro, a morte e o que tem alĂ©m dela. E nĂ£o poderia faltar um toque de romance, nĂ©?!?!

“Connor sorri, e por um momento Risa olha para o tubarĂ£o tatuado no pulso. NĂ£o representa medo para ela agora, pois o tubarĂ£o foi domado pela alma de um menino. NĂ£o – pela alma de um homem. ”

Acredito que o livro cumpre uma das suas funções que Ă© a de inquietar o leitor. ImpossĂ­vel nĂ£o parar diversas vezes ao longo da leitura para refletir sobre a sua posiĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o ao que Ă© exposto. ImpossĂ­vel nĂ£o se indignar com determinadas imposições do governo. ImpossĂ­vel nĂ£o se colocar no lugar de cada um dos personagens.

Acho que a capa deixou um pouco a desejar em relaĂ§Ă£o a prender o leitor, ela nĂ£o faz jus Ă  histĂ³ria maravilhosa que tem lĂ¡ dentro. DiagramaĂ§Ă£o simples, letra estĂ¡ num tamanho agradĂ¡vel para leitura e sem erros de revisĂ£o.

Shusterman conseguiu finalizar a histĂ³ria sem pontas soltas, dando respostas a todos os enigmas e dĂºvidas levantados ao longo da histĂ³ria. EntĂ£o imaginem como fiquei feliz ao saber que Fragmentados Ă© uma sĂ©rie!!!!! Torço, na verdade, imploro, a NC que traga todos os livros para o Brasil. Pra mim tornou-se leitura obrigatĂ³ria.

 “... O que ele realmente estĂ¡ dizendo Ă©: Por favor, seja humana. Com uma vida tĂ£o cheia de regras e controle, Ă© tĂ£o fĂ¡cil esquecer que Ă© isso que eles sĂ£o. Ela sabe – ela entende – com que frequĂªncia a compaixĂ£o Ă© suplantada pela conveniĂªncia. ”


Super recomendado para quem gosta de distopia mas jĂ¡ estĂ¡ cansado de mais do mesmo, para quem gosta de se questionar e para quem gosta apenas de uma boa aventura. 





13 comentĂ¡rios

  1. Drica!
    Li Fragmentados e apesar de nĂ£o aceitar de forma alguma essa histĂ³ria de fragmentar os coitados depois de terem vivido atĂ© a adolescĂªncia, gostei muito do livro e achei uma das melhores distopias que li esse ano.
    “A alegria estĂ¡ na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e nĂ£o na vitĂ³ria propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q poderia ser uma puniĂ§Ă£o, como acontece em Reiniciados, mas nĂ£o uma decisĂ£o dos pais, Rudy.

      Excluir
  2. Oiee.

    Gostei muito de ler essa trama. O autor me trouxe algo super novo, pois nĂ£o havia lido na igual e espero ansiosa pela continuaĂ§Ă£o e espero que a NC lance logo os demais livros e nĂ£o nos puna com a demora - rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc em relaĂ§Ă£o a capa! Eu relutei em ler a resenha pois a capa do livro nĂ£o me agradou em nada, mas o livro tem uma histĂ³ria bem interessante, embora bem viajona mas bem legal, Ă© uma das poucas distopias que me chamou atenĂ§Ă£o!

    ResponderExcluir
  4. Esse book trailer de Fragmentados estĂ¡ o mĂ¡ximo, deixa com mais curiosidade ainda de ler o livro.
    NĂ£o fazia ideia que o livro era uma sĂ©rie de quatro, achei que era somente Fragmentados, sua resenha estĂ¡ muito boa e sĂ³ fiquei mais ansiosa ainda para começar a ler a sĂ©rie.

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto este livro estĂ¡ o meu nĂºmero. AliĂ¡s, dos lançamentos ele foi o que mais me interessou. Eu gostei da capa ao contrĂ¡rio de vocĂª, mas como nĂ£o li, nĂ£o posso falar muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Ponto para Nova Conceito que lançou esse livro Fragmentados!!!!
    Acho que Ă© o livro que mais quero ler nesse momento, mas o danado nao fica mais barato e eu so fico chupando o dedo, hahaha.
    Amo distopias e esse realmente me deixou mtooo curiosa, pra começar com os protagonistas, cada um deles me deixou interessada, mas o q falar do Lev Calder???? Acho que isso atĂ© traz uma discusĂ£o de atĂ© onde vai a loucura religiosa das pessoas.
    Com certeza o livro me deixou inquieta e eu to louca pra ler. Fiquei feliz que Shusterman conseguiu finalizar a histĂ³ria sem pontas soltas!! Nao imaginava isso sendo uma sĂ©rie, espero logo que a editora lance os demais.

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro Ă© fantĂ¡stico, Suzzy. Uma das melhores distopias que li esse ano, e o autor fez tudo direitinho!!!!

      Vc escreve para esses dois blogs ou sĂ£o seus?

      Excluir
  7. Gosto muito de distopia e essa serie , realmente parece ser das boas. sĂ³ tinha visto a capa atĂ© o momento e nem me importei em ler a sinopse deixei pra depois sabe, e minha leitura da capa me levou a outro mundo imaginei que tivesse a ver com alienĂ­genas nada a ver hen. Descobri sobre o que se tratava lendo agora a sinopse e sua resenha, me interessei bastante nunca vi nada igual Ă© realmente nova essa ideia de fragmentaĂ§Ă£o. gostei e quero ler.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!