Leitura da Drica: A lista negra, Jennifer Brown - @Gutenberg

TĂ­tulo Original: Hate List

Autor: Jennifer Brown

Editora: Gutenberg

Ano: 2012

PĂ¡ginas: 272

TraduĂ§Ă£o: Claudio Blanc

Sinopse:
O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vĂ¡rios alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detĂª-lo, Valerie tambĂ©m acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas Ă© responsabilizada pela tragĂ©dia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.
Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val Ă© forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino MĂ©dio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a famĂ­lia, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa histĂ³ria em que todos sĂ£o, ao mesmo tempo, responsĂ¡veis e vĂ­timas.



A Lista Negra é mais um livro que começo a ler sem ter lido a sinopse. E como me surpreendi!!!!

"E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustraĂ§Ă£o. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava"

Vamos conhecer a histĂ³ria de Valerie, garota do ensino mĂ©dio que namorava Nick, seu colega de escola. Os dois eram alvos de piadinhas e brincadeiras de mal gosto dos populares da escola, mas iam levando suas vidas dentro da normalidade.

Um dia, para aliviar a raiva que sentiam quando eram vĂ­timas dessas situações e nĂ£o podiam fazer nada, resolveram fazer uma lista, a tal da lista negra que talvez vocĂª nunca tenha colocado no papel, mas que jĂ¡ fez mentalmente, com o nome daquelas pessoas que vocĂª gostaria de matar ou que, pelo menos, elas se dessem mal.

O que para Val era um momento de extravasar a raiva, para Nick era coisa sĂ©ria. E ela sĂ³ descobre isso quando o vĂª atirando em uma das meninas que a provocava. Querendo entender o que estĂ¡ acontecendo com Nick e na tentativa de impedir que ele atire em mais uma das colegas que a maltratava, Val acaba sendo atingida com um tiro na perna. É quando Nick se mata.

"Talvez eu nĂ£o desejasse que aquelas pessoas morressem, mas em algum lugar, sei lĂ¡, no inconsciente, eu realmente desejasse.
E talvez Nick tivesse percebido isso. Talvez ele soubesse algo a meu respeito que nem eu mesma sabia. Talvez todos tenham visto isso e Ă© por isso que me odeiam tanto; porque sou uma impostora. Coloquei tudo isso em movimento com essa lista estĂºpida e deixei o Nick fazer o trabalho sujo."

O leitor vai sabendo disso tudo aos poucos, jĂ¡ que o foco da histĂ³ria nĂ£o estĂ¡ no que aconteceu nesse dia, mas na recuperaĂ§Ă£o fĂ­sica e psicolĂ³gica de Valerie, na cura das feridas, no enfrentamento de seus medos e na tentativa de levar a vida em frente.

Alternando passado e futuro, a autora vai nos mostrando as profundas cicatrizes deixadas por alguns momentos de terror.

Valerie Ă© uma protagonista apaixonante, menina forte, corajosa, de personalidade marcante. Tem a ajuda do Dr. Hieler, seu psiquiatra e conselheiro, tambĂ©m um personagem incrĂ­vel! É ele quem vai ajudar no processo de retorno Ă  escola e de como lidar com os sobreviventes, os pais dos colegas mortos e com a falta que ela sente de Nick. Isso tudo depois de ter ficado internada em uma unidade psiquiĂ¡trica e ainda ter a polĂ­cia interrogando-a como suspeita de ser cĂºmplice de Nick.

Ă€s vezes, em um mundo onde os pais se odeiam e a escola Ă© um campo de batalha, era ruim ser eu. O Nick tinha sido minha fuga. A Ăºnica pessoa que me compreendia. Era bom fazer parte de um "nĂ³s", com os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade desse "nĂ³s" tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro, percebi que nĂ£o sabia como me tornar eu mesma de novo.

NĂ£o bastasse tudo isso, os pais de Val estĂ£o separados e vivem em pĂ© de guerra e o relacionamento com o irmĂ£o começa a ficar ruim.

"E eu passava cerca de uma hora, meu quarto ficando escuro, pensando em que diabos tinha acontecido para me tornar tĂ£o incerta sobre atĂ© mesmo quem eu era. Por que "quem vocĂª Ă©" deve ser a pergunta mais fĂ¡cil de ser respondida, certo?"

Adorei a histĂ³ria, Ă© simplesmente fascinante. E olha que Ă© sĂ³ o romance de estreia da Jennifer Brown! Sem mimimi, sem frescuras, mas mostrando o sofrimento real, com uma impressionante riqueza de detalhes e informações sobre eventos e pessoas. Uma histĂ³ria densa, com uma carga psicolĂ³gica muito forte que te coloca mil interrogações na cabeça e deixa vocĂª livre para escolher as respostas que considerar certas.

É um livro complexo, que conta uma histĂ³ria difĂ­cil, afinal, falar de luto, de ausĂªncias, nunca serĂ¡ fĂ¡cil. Mas fala tambĂ©m sore seguir em frente. E Val segue!!!


Recomendo muitíssimo!!! É um dos meus favoritos.




7 comentĂ¡rios

  1. Pelos inĂºmeros elogios que eu li dele esperava que o livro fosse incrĂ­vel, mas para mim a histĂ³ria em si deixou muito a desejar. Fiquei decepcionada, embora entenda o porque de muitas pessoas terem gostado dele, mas achei muitas coisas que nĂ£o me agradaram e nĂ£o fizeram com que o livro para mim fosse tĂ£o bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oie.

    Li outras resenhas bem negativas a respeito deste livro, porĂ©m a sua reacendeu a chama da vontade de ler a trama. Espero um dia dar uma chance a ela e gostar como vocĂª. ParabĂ©ns pela resenha

    Beijos
    Amor LiterĂ¡rio

    ResponderExcluir
  3. Li uma resenha bem positiva sobre o livro A lista negra hĂ¡ mto tempo atras e agora lendo aqui de novo, voltou a vontade de ler.
    A historia jĂ¡ Ă© bem chocante e o pior q a gente ate ver uns casos assim na tv, bullying Ă© foda.
    Gostei da Valerie por tudo que falou dela ser apaixonante, menina forte, corajosa, de personalidade marcante. E sĂ³ de ela nao ter essa mente doentia do namorado jĂ¡ Ă© um bom sinal.
    Fiquei com vontade mesmo de conhecer a escrita da Jennifer Brown e depois de tantos elogios, eu vou ler com certeza!
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OlĂ¡,
    Esses livros que contam historias de reabilitações psicolĂ³gicas, sempre tendem a mexer comigo, sĂ£o sempre emocionantes, e perceber o que levou a pessoa aquela situaĂ§Ă£o que no caso da Val tatas coisas complicadas acontecendo com ela... gostei bastante espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Drica!
    Adoro os thrillers psicolĂ³gicos e aqui o tema Ă© bem delicado, porque mostra a total desestrutura psicolĂ³gica do casal.
    JĂ¡ estĂ¡ na minha lista de desejados.
    “Temos a arte para nĂ£o morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito, muito mesmo ler esse livro, preciso urgentemente dele, vi muitos comentĂ¡rios positivos, inclusive o seu nessa resenha e isso sĂ³ me deixa mais ansiosa ainda para ler o livro, que parece ser Ă³timo.
    Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Realmente Ă© um assunto difĂ­cil e atĂ© delicado, muitos nĂ£o encaram da mesma forma. Um livro que pretendo ler com certeza.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!