Leitura da Drica: Amor Amargo, Jennifer Brown - @Gutenberg

Título original: Bitter End

Páginas: 256           
    
Ficção, Juvenil

Editora Gutenberg

Edição: 1        

Data de publicação: 31/08/2015

Sinopse:
Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.


Oi, gente,

Tenho sido muito feliz na escolha das minhas leituras. Amor Amargo foi escolhido por ter sido escrito pela maravilhosa Jennifer Brown, autora de A lista negra, já resenhado aqui.

Um triângulo cheio de amor, formado pelos melhores amigos Alex, Bethany e Zach é o motivo de toda essa história. Amigos desde o jardim de infância, eles se conhecem como ninguém. Estão no último ano do colégio e, antes de ir para a faculdade, planejam viajar para o Colorado. Esse é o objetivo da Alex, que quer descobrir porque a mãe ia abandonar as filhas e o marido para morar lá. Objetivo abraçado pelos amigos sem pestanejar.

Alex é a inteligente, Bethany é a patricinha e Zach é o descolado. Juntos, eles formam um trio de fazer inveja.

Tudo parece perfeito até o surgimento de Cole. Garoto lindo, charmoso, de olhar sedutor, que terá aulas de reforço com Alex. E não demora muito pouco para que os dois comecem a namorar.
Começo de namoro e tudo é perfeito. Alex é uma menina carente, sua mãe morreu quando ela tinha 8 anos e o pai nunca mais foi o mesmo. Sempre distante e meio alheio ao que se passava em sua casa, as filhas tiveram que amadurecer cedo e sozinhas. Alex nunca superou a ausência da mãe e o afastamento do pai. Quando Cole, aparece cheio de carinho, torna-se seu porto seguro.

"Até aquele momento jamais havia pertencido a alguém, não assim. Cole me tinha por inteiro: corpo, alma e coração. E era libertador.
Quase como estar no topo de uma montanha."

Mas o que parecia ser tão incrível, vai se tornando amargo. Aos poucos, Alex vai se afastando dos melhores amigos. Cole tem um ciúme doentio de Alex, principalmente em relação a Zach. Por vezes chega a ser extremamente grosseiro e mal-educado com Bethany.

Extremamente possessivo e controlador, Cole marca em cima. Até plantão ele dá esperando ela sair do trabalho. Tudo vai bem até que acontece a primeira agressão física. Alex fica chocada, mas logo Cole trata de pedir desculpas, se justificar dizendo que perdeu a cabeça porque estava nervoso, que está cheio de problemas em casa e afins.

"Saiu de fininho da sala e depois fechou a porta quase sem fazer barulho e, de uma hora para a outra, eu estava sozinha. E foi aí que tudo começou a doer. O pulso. Os quadris. O couro cabeludo. O pescoço. E, mais que tudo isso junto, o coração."

Dividida entre o amor que sente por Cole e em tudo o que ele se transformou e o medo de perdê-lo, Alex vai sempre encontrando uma justificativa para os atos violentos do namorado, sempre perdoando e acreditando nas promessas de que ele não voltará a ser agressivo.

“Eles não entendiam Cole. Não entendiam o que eu sentia por ele. Não entendiam que certas coisas, como seu jeito de me acariciar e de me olhar nos olhos, cheio de ternura, não desapareciam de uma hora para outra só porque ele tinha ficado nervoso e perdido a cabeça."

De uma maneira muito sutil, a autora vai nos levando para um mundo muito comum na vida de muitas mulheres. E com extrema delicadeza nos apresenta a realidade, os pensamentos, medos e esperanças de quem vive um relacionamento abusivo.

Com personagens muito bem construídos, Brown não faz do agressor um psicopata, mas mostra que ele pode ser aquele cara que é admirado por todas as meninas da escola. Muito menos transforma a vítima em uma coitadinha. Os dois precisam ser amados por diferentes motivos mas assumem papéis errados na busca desse amor.

O livro retrata uma história que pode estar acontecendo agora mesmo ao nosso lado, e ressalta a importância dos amigos e de pessoas que gostam da gente para superar uma situação como essa.


Narrativa intensa, por vezes inquietante, que fala de amor, amizade, carência, família, loucura e obsessão. Leitura recomendada, e muito, para todos que querem entender o outro sem julgar primeiro.



7 comentários

  1. ahhhhj....amei ....jennifer coracaozinho pra vc....sem duvida ele e uma das melhores autoras da atualidade...gente que livro e esse...tema muito pesado...relacionamento abusivo...acho que esse livro e mais pra consientizar e tirar o preconceito...tipo quando vc ta lendo vc fala:"Ah,eu nao deixava ele fazer isso comiga.Ah ele e fraca e burra,pq nao o denuncia..."....mas nao e bem assim agente nao sabe os motivos dela e nem dele pra julgar....e isso....maravilhosa dica...beijocassss.....

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    O tema que a autora trata nesse livro, é bem forte e real, muito bom ela chamar atenção para isso, percebo a partir de sua resenha que ela tenta trazer todas as vertentes da situação e a trama se torna muito interessante, acho que vai ser uma leitura muito rica e valida, e que deveria ser recomendada a todo mundo, pois todos podem passar por isso algum ia na pele de qualquer um dos envolvidos.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  3. Achei que o foco fosse a viagem, descobrir o porque do abandono da mãe.
    Daí lendo a resenha descubro que tem mais e o tema é muito bacana... A violência contra a mulher é algo que precisa ser discutido e adorei como a autora inseriu isso na estória.
    Odeiei o Cole... E Alex continuar com ele me deixou possessa...
    Eu acabaria logo no primeiro acesso de raiva. Sou bem exigente e homem não pode gritar comigo... Mass nunca podemos julgar a atitude do próximo.
    E nunca TB achar que algo não vai acontecer conosco.
    Adorei a capa... Tem muito da trama.
    Quero ler. Parabéns pela escolha do livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Drica! Não li nada da autora ainda, mas ao que parece ela adora tratar de temas nada leves em seus livros.Eu fiquei muito curiosa para ler o este, pois eu acho um absurdo violência e como que as pessoas aceitam e começam a achar desculpa para justificar este momento vivido. Gostaria de ver como a pessoa realmente vê e se sente a respeito para melhor entender.
    Adorei a dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Adri!
    Que livro forte, hein?
    Acredito que as mulheres agredidas, tanto física como psicologicamente, vivem inventado desculpas para defender seus agressores, tem alto estima baixa e medo de os perder, o que é um absurdo!
    ”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Leituras deste tipo me envolvem e me fazem questionar várias coisas. A leitura fica ainda mais rica e sofrida.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que a capa desse livro me enganou direitinho, eu jamais imaginaria que ele teria relação com violência à mulher. Mas foi uma surpresa extremamente agradável, porque esse é um tema que precisa ser discutido através de todos os meios que tivermos. Atual e inquietante, com certeza é de apertar o coração acompanhar a evolução desse relacionamento doentio, e o pior de tudo é saber que isso é mais real do que nunca hoje em dia.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!