Lendo com a Dani: A menina da neve, Eowyn Ivey - @Novo_Conceito

Alasca, 1920: um lugar especialmente difĂ­cil para os recĂ©m-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estĂ£o se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve.

Na manhĂ£ seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as Ă¡rvores. Uma menina que parece nĂ£o ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saĂ­da das pĂ¡ginas de um conto de fadas, eles começam a amĂ¡-la como se fosse sua prĂ³pria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente sĂ£o como aparentam, e o que eles aprenderĂ£o sobre essa misteriosa menina irĂ¡ transformar a vida de todos.


A Menina da Neve ( The Snow Child)
Autora: Eowyn Ivey
Novo Conceito (2015)
352 pĂ¡ginas




Minha mania de ler contos de fada me instigou a ler este título, unido à capa e ao resumo, além do local em que é ambientado.

Alasca... onde o inverno Ă© imperdoĂ¡vel, especialmente na dĂ©cada de vinte quando nĂ£o era habitada, nem muito conhecida.

Perguntei-me o que levou Mabel e Jack a escolher um lugar tĂ£o ermo e tido como selvagem. A resposta nĂ£o me convenceu muito, porĂ©m Ă© uma questĂ£o de como cada um lida com as reviravoltas da vida.

Mabel e Jack sĂ£o um casal que se ama, mas tĂªm um histĂ³rico que os mantĂªm afastados. Acabam agindo como irmĂ£os atĂ© que tudo muda.

Numa noite fria e repleta de neve eles brincam na neve e constroem uma menina de neve. Jack esculpe o rosto da menina e Mabel lhe enfeita com suas luvas e cachecol.

No dia seguinte a boneca estĂ¡ destruĂ­da e pegadas partem do boneco atĂ© a floresta.

Mabel tem uma vaga lembrança de um livro antigo que seu pai lia para ela quando criança, movida pela esperança ela pede a sua irmĂ£ Ada que envie o livro e suas suspeitas ganham um quĂª de veracidade.

O certo Ă© que apenas os dois velhos vĂªem a tal criança que anda na neve sem deixar rastros.

SerĂ¡ que o conto de fadas Ă© verdadeiro ou nĂ£o passa de imaginaĂ§Ă£o fĂ©rtil de um casal idoso?


 
Pontos positivos: A autora consegue nos manter incertos se Ă© realidade e fantasia atĂ© o final. Hora pensava que nĂ£o passava de coincidĂªncia, mas depois achava que era possĂ­vel... E foi nesse quesito que me apeguei e mantive o interesse para descobrir a verdade.

A arte da editora com uma floresta nevada a cada capĂ­tulo. A divisĂ£o da trama em partes com direito a trechos do conto A donzela de Neve.

Pontos negativos: começo monĂ³tono, a falta de indicaĂ§Ă£o no topo do capĂ­tulo sobre o pulo no tempo. As descrições de como tirar a pele de animais.

 
Fui pesquisar a respeito do conto e encontrei vĂ¡rias versões. O que posso dizer Ă© que, a meu ver, o livro foi apenas inspirado no conto, a autora tomou algumas liberdades e gostei bastante.




13 comentĂ¡rios

  1. Eu gostei bastante desse livro, pois adoro releituras de contos de fadas!
    Fiquei dias imaginando se a garotinha era real.
    Fico feliz que tenha gostado, apesar de tudo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Dani, desde que vi esse lançamento fiquei com vontade de lĂª-lo. Gosto muito quando autores criam uma nova versĂ£o para esses contos de fada, e esse parece ser bem intrigante e por se passar em uma dĂ©cada passada, em um lugar tĂ£o diferente do nosso, aumentou minha curiosidade.
    Adorei a resenha e fiquei super animada para ler. Espero gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Alaska em 1920.... muito diferente mesmo. E a fantasia Ă© incrĂ­vel.

      Excluir
  3. Oiiii...
    gente misterios no ar....mas a pessoa fica em duvida...sera que a boneca de neve ganhou realmente vida,ou,e so fruto da imaginaçao deles por quererem tanto um bebe????louca pra ler....obg pela dica....bjssss...

    ResponderExcluir
  4. Eu to bem bem afim de ler essa historia essa capa me cativou muito e a sinopse me deixa curiosa
    Adorei a resenha ^^


    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, uma amiga recomendou este livro, mas confesso nĂ£o fiquei empolgada com ele, e continuo com a mesma opiniĂ£o.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. OlĂ¡!!
    É impossĂ­vel olhar pra essa capa e nĂ£o querer levar pra casa sem nem mesmo ler a sinopse rsrs mas que bom que nĂ£o Ă© sĂ³ a capa que Ă© bonita, estou muito curiosa por ler esse livro e saber se a menina exite ou nĂ£o de verdade, e saber que nĂ£o Ă© previsĂ­vel que a autora consegue nos deixar cheios de duvida se Ă© verdade ou nĂ¡o isso com certeza Ă© um ponto super positiva e me anima mais ainda em ler.
    Eu nĂ£o conhecia o conto original a qual ela se baseou e Ă© bom que ela traga trechos do conto no livro.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose e como todo conto ele tem vĂ¡rias versões,a que achei Ă© uma das muitas...
      A dĂºvida durante a leitura Ă© o que mantĂªm a mĂ¡gica do momento.kkk

      Excluir
  7. Dani!
    Li sse livro também e confesso que foi um pouco diferente do que imaginava.
    Adoro as releituras dos contos de fadas.
    NĂ£o foi dos melhores, mas deu para fazer uma boa leitura.
    “Temos o destino que merecemos. O nosso destino estĂ¡ de acordo com os nossos mĂ©ritos.” (Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serĂ£o 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!