Lendo com a Dani: A garota inglesa, Daniel Silva

Madeline Hart Ă© uma estrela em ascensĂ£o no governo britĂ¢nico: linda, inteligente, com uma trajetĂ³ria de enorme sucesso apĂ³s uma infĂ¢ncia pobre. Mas ela tambĂ©m guarda um segredo obscuro – Ă© a amante do primeiro-ministro Jonathan Lancaster. E isso Ă© tudo que os sequestradores dela precisam saber para chantagear o premier e fazĂª-lo pagar caro por seus pecados, ameaçando Madeline de morte.

Temeroso de um escĂ¢ndalo, Lancaster decide lidar com o caso sem envolver a polĂ­cia inglesa. É uma manobra perigosa, especialmente para o agente que conduzirĂ¡ a busca pela garota. PorĂ©m, operações mortais com alto risco polĂ­tico nĂ£o sĂ£o novidade para o espiĂ£o israelense Gabriel Allon.

Ă€ medida que se aproxima o dia da execuĂ§Ă£o de Madeline, Gabriel mergulha em uma angustiante empreitada para resgatĂ¡-la. Mesmo sob pressĂ£o, ele estĂ¡ certo de que serĂ¡ bem-sucedido, atĂ© que os acontecimentos se desenrolam de forma chocante, e nem mesmo o leitor estarĂ¡ preparado para o que Daniel Silva lhe reserva.

A Garota Inglesa (The English Girl)
Autor: Daniel Silva
SĂ©rie: Gabriel Allon #13
Editora Arqueiro (2015)
336 pĂ¡ginas






Ah Gabriel Allon... O espiĂ£o da inteligĂªncia israelense mais bambambam* de todos os tempos.

*Ia usar um termo inadequado para as redes sociais, kkk.

Sempre quis ler algo do Daniel Silva, mas este foi o primeiro e nem tinha prestado atenĂ§Ă£o que era o dĂ©cimo terceiro livro da sĂ©rie do Gabriel Allon.

DaĂ­ vocĂª se pergunta, atrapalha ler fora de ordem? 

NĂ£o me senti perdida, porĂ©m tenho que ser sincera: alguns fatos e personagens ressurgem. No entanto o autor sabe esclarecer para os novatos que ligaĂ§Ă£o houve sem entrar em detalhes que estraguem a leitura do livro anterior.

A Garota Inglesa pode ser considerado independente sim, o caso Ă© novo e, afora o detalhe acima, corre tudo bem.

O livro começa mostrando a rotina de Madeline Hart, agora de fĂ©rias na CĂ³rsega.

Madeline Ă© uma aspirante a polĂ­tica, que teve uma carreira ascendente no partido do atual primeiro ministro britĂ¢nico, Johnathan Lancaster.

Eis que as fĂ©rias acabam num sequestro?! 

E este Ă© o ingrediente para o surgimento de Gabriel Allon.

Pense num espiĂ£o camaleĂ£o? É o Gabriel. Consegue enganar atĂ© seus parceiros quando estĂ¡ disfarçado. Gabriel Ă© meticuloso, muito detalhista, bom no que faz, sĂ³ tem um defeito: ele possui sentimentos e isto pode ser um problema.

Eis aqui uns bons motivos para vocĂª embarcar na leitura: 

CenĂ¡rios - as descrições de Daniel Silva me transportaram para cada uma das cidades descritas, senti o vento nos cabelos acompanhando Madeline em seu passeio de lambreta na CĂ³rsega, senti o calor em Israel acompanhando Gabriel e Ari Shamron, o cheiro da mistura que Allon uso aos restaurar pinturas, o aroma da macchia ao chegar na CĂ³rsega.

Humor - Ă© um livro com carĂ¡ter formal por se tratar de espionagem, mas os personagens mantĂªm o humor mesmo nas piores situações. O Gabriel, por exemplo, quando menos esperava ele soltava uma gracinha sarcĂ¡stica que me fazia rir.

Fatos - seja na Inglaterra, RĂºssia, França o autor nos presenteia com fatos histĂ³ricos referente a cada regiĂ£o e enriquece a leitura sem deixar o leitor confuso.

Os personagens sĂ£o todos bem caracterĂ­sticos, com suas falhas, seus temores e traumas, porĂ©m uma coisa Ă© certa: sĂ£o leais e pode ser mortal, mas nĂ£o largam a pessoa.

Fiquei muito encantada por um personagem que ressurgiu, e isso me deixou louca para ler o livro no qual ele faz sua primeira apariĂ§Ă£o, quem leu vai concordar ou nĂ£o, mas ele Ă© bem a personificaĂ§Ă£o que sendo bom ou mal, sempre pode haver princĂ­pios a ser respeitados. Ou como diria o Gabriel Allon:


"Bastante competente, completamente impiedoso e sem nenhum resquĂ­cio de consciĂªncia." 

Tanto os mocinhos como os vilões tĂªm sua simpatia ou repugnĂ¢ncia bem nĂ­tida. VocĂª vai gostar muito de uns e odiar outros com facilidade.

Adorei a Chiara, esposa do Gabriel, ela tem um trauma enorme, mas por conta do marido busca forças e a relaĂ§Ă£o deles Ă© linda.

Embora o enfoque seja a espionagem, disfarces, aĂ§Ă£o, o romance tem sua vez e faz diferença. É bom quando em meio a desastres temos momentos felizes, Ă© bem como a vida real, uma montanha russa.

A trama Ă© intrincada e dividida em trĂªs partes.

A parte um me deixou de queixo caĂ­do e com o coraĂ§Ă£o na mĂ£o.

A parte dois me deixou ansiosa, frenĂ©tica e num estado de dĂºvida que li avidamente e um tanto desesperadamente para acompanhar o raciocĂ­nio e plano de Allon, acabei tendo que reler partes por ter ido com muita sede ao pote. kkkk

E a parte trĂªs... ah ela Ă© envolta em promessas e aqueceu meu coraĂ§Ă£o. AlĂ©m Ă© claro de toda a resoluĂ§Ă£o do caso.




Daniel Silva conquistou mais uma fĂ£ com este livro repleto de reviravoltas no qual atĂ© de pessoas com trabalhos duvidoso eu acabei gostando.

E que venham mais livros com o espiĂ£o israelense Gabriel Allon para acrescentar na minha estante.

Super recomendado.

Ps: Para abrir as imagens em tamanho maior, basta clicar sobre elas. 



23 comentĂ¡rios

  1. Oi, Dani! Gostei bastante da resenha de hoje. Sou fascinada por estĂ³rias que possuem um bom mistĂ©rio, investigações e aquele toque de romance, fazendo ficar ainda mais ligado Ă¡ trama. É interessante quando um autor desenvolve tĂ£o bem a histĂ³ria que parece que ele a vivenciou, nĂ©?
    Amei a capa do livro e espero ter a oportunidade de lĂª-lo, jĂ¡ que Ă© um dos meus gĂªnero preferidos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, o livro ganha outro nĂ­vel quando a narrativa nos faz vivenciar cada pĂ¡gina. Simplesmente adorei a escrita do autor e como ele desenvolveu a trama.
      Espero que leia e goste

      Excluir
  2. Tenho essa mania r-i-d-Ă­-c-u-l-a de nĂ£o me interessar tanto pelos livros que a capa nĂ£o me chama atenĂ§Ă£o.. Mas amei os "motivos" que vocĂª deu. Gosto quando descrevem bem as coisas, mas sem enrolaĂ§Ă£o tambĂ©m. Gosto de livros leves e com personagens engraçados e bem construĂ­dos assim como os cenĂ¡rios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,acredito que vais gostar da trama,Ă© bem intrincada e a narrativa Ă© maravilhosa.

      Excluir
  3. Oi eu nĂ£o conhecia esse livro e nem esse autor, gostei muito da sinopse e da sua resenha fiquei curiosa em relaĂ§Ă£o ao livro, com certeza vou le-lo obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu sempre quis ler algo dele...quer dizer desde 2012. =)
      Leia sim.

      Excluir
  4. Oi Dani! NĂ£o conhecia o autor nem o livro. Mas sua resenha me instigou bastante. Nada como um bom mistĂ©rio e vĂ¡rias reviravoltas pra nos deixar ligada na histĂ³ria... Vou procurar saber mais sobre a sĂ©rie.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Vania,fico contente de despertar seu interesse no livro e torço para que goste tanto quanto eu.

      Excluir
  5. Pelo nome do autor eu pensei que o livro fosse nacional.
    gostei bastante da resenha, nĂ£o estou acostumada a ler livros de espionagem e por isso acho que vai ser uma grande mudança de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome dele causa essa confusĂ£o mesmo. Leia sim,quem sabe nĂ£o descobre um novo gĂªnero para amar.

      Excluir
  6. Sempre achei que Daniel Silva fosse um autor nacional... que mancada a minha hahahahaha
    Li muitas resenhas positivas e por isso quis ler algo do autor, mas sempre aparecia um outro livro que se tornava prioridade. Saber que apesar de pertencer a uma sĂ©rie o livro pode ser lido fora de ordem jĂ¡ fez a leitura ganhar vĂ¡rios pontinhos comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois,
      EntĂ£o.... tb imaginei que era nacional,uma pena que nĂ£o seja.Mas o importante Ă© que ele sabe escrever bem e manter vocĂª grudado e desesperado pelo fim.kkk. Foi um grande alĂ­vio nĂ£o me atrapalhar por ler fora de ordem.

      Excluir
  7. Oi!
    Ainda nĂ£o conheço os livros do Daniel Silva mais gostei muito desse ainda mais podendo ser lido independentemente jĂ¡ que estou correndo de series longas e a historia me deixou curiosa e quero conhecer Gabriel Allon !!

    ResponderExcluir
  8. SĂ³ pelo tĂ­tulo do livro jĂ¡ senti curiosidade em saber mais sobre ele :)
    Adorei a resenha e descobrir que o autor acrescentou umas piadas sarcĂ¡sticas em meio a aĂ§Ă£o e ao suspense que o livro envolve. Ah, tambĂ©m gostei de saber que o livro pode ser lido independente. Adorei os trĂªs motivos para embarcar nessa histĂ³ria. A Garota Inglesa jĂ¡ entrou para minha lista de leituras :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Amanda,espero que leia em breve e volte para contar suas impressões. O livro é tudo de bom.

      Excluir
  9. Amo livros de espiões e investigaĂ§Ă£o, e esse parece ter tudo isso, alĂ©m de muitas reviravoltas e surpresas. AĂ§Ă£o e romance em conjunto = coisa boa! rsrs, estou ansioso p/ ler, sua resenha me deixou curioso. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter deixado vocĂª curioso,espero que ao ler goste tanto quanto eu.

      Excluir
  10. Adorei a ambientaĂ§Ă£o da trama.
    Gosto quando leio nĂ£o sĂ³ me distrair, mas aprender algo.
    Adoro quando hĂ¡ humor, dĂ¡ uma leveza na tensĂ£o da investigaĂ§Ă£o e do suspense, da espionagem.
    Adoro este tipo de livro e me lembrou muito Harlan Coben que eu adoro.
    Ainda bem que dĂ¡ para ler este livro sem ler os outros, porque senĂ£o teria que ler 12, ufaaa... assim como os livros do Harlan mesmo.
    E geralmente este Ă© o livro que leio comentĂ¡rios, fiquei curiosa para saber dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Daniel Silva tem uma mĂ£o boa para manter o mistĂ©rio,os segredos,as reviravoltas... muito bom quando nos sentimos dentro do livro,nĂ©?

      Excluir
  11. Nossa eu ganhei esse livro em um promoĂ§Ă£o essa semana msm e nunca tinha lido uma resenha sobre ele, sempre achei que fosse de drama, mas saber que Ă© um romance policial me deixou mto mais feliz! Adoro!!!! super ansiosa para ler e acho que vou comprar todos os outros rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha,que sorte ganhar esse livro,ele Ă© maravilhoso. SĂ³ ressaltar que o romance nĂ£o Ă© o ponto central. =)

      Excluir
  12. Oi Dani!
    Apesar da sua empolgaĂ§Ă£o com livro, acho que nĂ£o o leria pq nĂ£o faz muito meu gĂªnero. NĂ£o conhecia os livros do Daniel, vou atĂ© dar uma pesquisa pq com uma sĂ©rie com 13 livros o autor deve ser bom mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!