Lendo com a Dani: Oníria, B. F. Parry - @Verus

 Existe um mundo de cuja existência ninguém suspeita. Um lugar, porém, para onde todos nós viajamos a cada noite. Um universo em que tudo é possível. Oníria, o Reino dos Sonhos.

Eliott, de doze anos, aparentemente é um menino como outro qualquer. Até o dia em que sua avó lhe dá uma ampulheta mágica que lhe permite viajar a um mundo tão incrível quanto perigoso: Oníria, o Reino dos Sonhos. Um mundo onde milhares de personagens e universos ganham vida, assim como as coisas mais loucas e assombrosas sonhadas todas as noites pelos seres humanos. Um mundo no qual o espírito do pai de Eliott, mergulhado em um sono misterioso, estaria preso há vários meses.
Estudante comum de dia, mas um poderoso Criador à noite, Eliott pode fazer aparecer tudo o que deseja pelo simples e imenso poder de sua imaginação. Explorando Oníria para salvar seu pai, Eliott se verá confrontado com seu extraordinário destino: ele descobrirá que é o Enviado, encarregado de salvar o reino, ameaçado pela sangrenta revolução dos pesadelos.

Oníria (Le Royaume des rêves)
O Reino dos Sonhos #1
Autora: B. F. Parry
Verus Editora (2016)
252 páginas



Oníria é o infanto juvenil que vai levar você numa viagem incrível pelo mundo dos sonhos. Uma aventura inesperada e um tanto perigosa por cenários de sonho e personagens com vida própria e tão bem definidos que logo lhe conquistam ou desgostam.


Quando vi essa capa achei bem interessante, daí fui olhar a sinopse e gostei muito da ideia. Este é o Eliott, nosso mocinho de doze anos, ele é francês e apesar da pouca idade já sofreu bastante.

O livro começa por um prólogo que passa sete anos antes do primeiro capítulo, mostra a vovó Mamilou tentando acalmar um amedrontado Eliott que teme seus pesadelos tão reais.

Eliott perdeu sua mãe há dez anos, e conta com o apoio e amor da avó que decidiu morar com ele e o pai, além da madrasta e posteriormente suas meio irmãs que são duas pimentinhas, Chloé e Juliette.

Louise ou Mamilou é aquela avó amorosa que não vê nada além dos netos, foi morar com o filho Philippe quando o pequeno começou a ter sonhos intensos, ela própria entendia bem o que era ter tais pesadelos e decidiu ajudar.

Christine é a típica madrasta... chata, exigente e só tem paciência para as filhas, reservando sempre o seu pior lado para o enteado. Discussão é o que não vai faltar entre esses dois.

Phillipe é repórter, porém está hospitalizado há seis meses, pois foi dormir e não acordou mais.

Numa visita ao filho Mamilou escuta o que o filho fala e fica assustada, no entanto vê que há uma maneira de salvá-lo.

O problema é que ela e Christine discutem e com pouco tempo a revelação que faz ao neto parece totalmente descabida.

Seria possível viajar a um mundo de sonhos? Como se este fosse uma espécie de planeta com seus próprios e diversos habitantes? Um mundo no qual sonhos e pesadelos vivem entre si?

Para Eliott sua avó estava ficando senil, mas não custava nada tentar. E com a chance de salvar o pai ele faz uso da ampulheta que Mamilou lhe entrega.

Dithilde, Katsia, Farjo (macaco), Jov, Aanor, Cameleão.

Sem treino Eliott acaba aparecendo exatamente no caminho da CRIMO e passa por momentos tensos antes de acordar.

B. F. Parry criou um mundo novo com suas peculiaridades tão bem detalhadas que não fica difícil imaginar os cenários, os personagens, as personalidades bem delineadas.

Conheceremos Dithilde, uma rainha que usa um vestido que muda de cor tal qual seu humor. Ela por sua vez tem como braço direito um grifo esnobe e extremista que quer aprisionar todos os pesadelos em Efialtis.

Aanor é sua filha e conhece Eliott, conta algumas novidades para ele e surge uma espécie de amizade. Ele conta com ela para encontrar o Mercador de Areia.


Enquanto isso Mamilou se espanta com as mudanças ocorridas em Oníria e instrui o neto a buscar por Jov. 

É procurando por Jov que conheceremos os meus personagens favoritos do livro: Farjo e Katsia (os personagens centrais acima). 

Farjo é um polimorfo e se transforma no que quiser, mas o que vai lhe conquistar é o humor do bichinho, ele é muito engraçado.

Katsia por sua vez é uma aventureira e não pensa duas vezes se tiver que entrar numa briga ou numa aventura.

Eu recomendo muito a leitura deste livros para quem gosta de fantasia... Além de conhecer Oníria e sues habitantes, conheceremos a diferença entre os onirianos e os ozagorianos, habitantes de Oza-Gora, e este é o lugar no qual está o tão falado Mercador de Areia.

A autora reservou muitas revelações, porém este é um livro mais introdutório no qual conhecemos as particularidades de Oníria.

Estou ansiosa pelo próximo para saber no que a aventura vai dar, se Eliott vai conseguir realizar sua missão que de uma tornou-se duas.

Preciso muito ter uma descrição detalhada de Oza- Gora e do Mercador...

Ai gente, venham se encantar por estes personagens sejam eles de sonho ou não. 

A edição está linda, desde a capa aos detalhes internos de diagramação:

O que adorei foi ter o nome dos capítulos no topo, além do nome da série/trilogia...



E os entremeios da história são separados por estas ampulhetas. Tudo relacionado com o livro. =)


Oníria é um livro que trata de afetos, de bullying, perdas e conquistas.  De como mesmo num país de sonho a política é capaz de complicar a vida de todos.

Torcendo para que a autora não demore com a publicação do segundo livro. Que acredito estar sendo escrito ainda, afinal este foi publicado em 2015. Ai meus sais.

E será que assim como eu, vocês irão desejar viajar num cameleão?


16 comentários

  1. Mais uma vez um livro de fantasia que eu passaria despercebida. Essa capa me lembrou demais o filme História sem Fim, misturado com Nárnia e me deixou meio sem credibilidade no contexto da fantasia. Apesar de sempre procurar quebrar esse meu preconceito com capas ainda não teve nesse livro um tcham para me querer faze ler, mesmo com suas palavras bem colocadas nessa resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena pois o mundo de Oníria é incrível e ocorre bastante aventura nesta edição. E com personagens bem característicos.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Se eu não tivesse ganho esse livro no Mochilão nunca ia pegar nem para saber o que se tratava. Apesar de gostar de fantasia, esse é uma narrativa que passa despercebida. Não sei se lerei esse livro, mas também fico com receio. Você disse que é um livro mais introdutório, então fico no dilema de não ler e a série nos seguintes realmente se tornar algo muito bom.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de introdutório acontece bastante aventura, creio que vale e muito dar uma chance.
      Obrigada.

      Excluir
  3. Amo fantasia e me encantei com essa capa, pela resenha pude perceber que o reino dos sonhos é muito bem explorado pela autora e que os personagens são bem construídos, parece ser um livro leve e divertido, mas não me parece ser surpreendente, mesmo assim estou querendo iniciar a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você dê uma chance, vai acabar sendo surpreendida.
      Obrigada.

      Excluir
  4. Olá!
    Gosto muito de livros com esse estilo de leitura, muita aventura, fantasia, tema infanto-juvenil, uma mensagem bonita e personagens cativantes. Gostei muita da sua resenha, bem explicada e muito clara com as palavras. Com certeza é uma leitura que eu adoraria fazer, ainda mais sabendo que terá outro livro de continuação. Já adicionado a minha lista. Obrigada pela ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia espero que você goste é um livro rápido de ler por acabar nos envolvendo nas aventuras do Elliot com muita facilidade. Torcendo para o próximo não demorar muito.
      Obrigada

      Excluir
  5. Ai, que tudo! Tb adorei a ideia do livro, só de ler a sinopse. E minha mãe sempre diz que meus sonhos parecem cinematográficos, então, claro que me identifiquei. Já quero conferir!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem fala. Também tenho uns sonhos que dariam um filme bem alucinante. kkkk
      Espero que leia!!!
      Obrigada

      Excluir
  6. Oi!
    Quando vi esse livro no lançamento fiquei bem interessada principalmente por essa capa que logo me chamou atenção e gostei muito da historia mesmo ela sendo diferente do que imaginava e com certeza por ser o primeiro livro da serie e temos uma historia mais de ambientação do leitor, mas esse não é muito o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  7. eu estou dividida
    por um lado quero me aventurar no mundo dos sonhos, por outro eu acho que ele é infantil demais para mim
    por isso não sei se eu vou ler, apesar da sua resnha ter me deixado mais inclinada para ler e esquecer que é infantil
    vão ser qts livro nessa série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha é infantojuvenil, porém o Eliott é muito bem resolvido para a idade.
      Não sei informar quantos livros pq o segundo nem foi publicado e não achei informação sobre quantidade. :(
      Obg

      Excluir
  8. Apesar de eu não desejar ardentemente esse livro é um livro que eu quero ler. Amo fantasias e essa parece ser até boa. Me desanima saber que é mais de um volume. E toda vez que eu via que o nome do personagem eram Mamilou eu ria hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a leitura. O apelido da avó dele é Mamilou, o nome é Louise.
      Obg.

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!