Lendo com a Dani: As Fases da Lua - Contos - Parte Um, Várias autoras

 5 mulheres, 5 fases da Lua, 5 histórias de… amor?

Alice é uma jovem com uma vontade crescente de cair no mundo, até se apaixonar pelo cara mais gato da cidade. Mas um incidente no meio de seu conto de fadas pode mudar sua vida para sempre.

Lena é uma mulher cheia de amor para dar e que stalkeia todos os passos dos homens por quem se apaixona. E ela realmente se apaixona por todos. O problema é que eles não se apaixonam por ela…

Um amor minguante não tem vez na vida de Bruna. Noiva do seu melhor amigo de infância, eles se preparam para o casamento e traçam planos para uma vida inteira juntos. Mas será que não é perfeição demais?

As fases da Lua - Contos
Autoras: Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Bianca Briones, Leila Rego, Jennifer Brown
Editora Gutenberg (2016)
352 páginas


Olá galerinha que nos acompanha a cada resenha, deixem seu comentário, pois são nosso combustível!!!

Primeiro ponto: Parte Um devido a só ter lido três dos cinco contos. Para não demorar com a resenha achei por bem postar logo parte dela.

Segundo ponto: É meu primeiro contato com a escrita de todas estas autoras.

Terceiro ponto: além da capa linda a arte do livro está linda demais. Vejam (as fotos são autorais, ok?):




Vamos à resenha?!


 Caminhos Cruzados é o conto escrito por Clarissa Corrêa e aborda o período da Lua Crescente.

Adorei que o título do conto tem total relação com ele, e acreditem, não imaginei que seria esse caminho a se cruzar.

A escrita de Clarissa Corrêa, de início me deixou entediada, estava achando arrastada e o pior: não gostei da Alice.

A narrativa tem aquele aspecto de Alice do futuro dando a introdução do que houve e então surgem os fatos passados para nossa compreensão.  

Isso é ruim? Não, depois que eu entendi a intenção ficou bem legal.

Alice fala de como foi ter de dividir as atenções com a irmã mais nova, o que levou a ser uma adolescente rebelde e do contra.

Os personagens são muito bem construídos e parece que estamos acompanhando tudo de perto.

Alice e sua rebeldia, acaba por embarcar numa relação intensa com Gustavo, um aspirante a cantor.

E a Alice certinha e centrada nos estudos começa a fazer umas coisas opostas. Que vai acabar num assunto bem atual e bastante abordado pela mídia.

Esse tema foi bem trabalhado, confesso que esperei esse desfecho.

Porém sabe que ainda assim, não gostei da Alice?

Amei a tia Antônia com seus conselhos sábios e tão calma, mesmo numa situação alarmante, a mulher é um grande exemplo.:

"- Alice, - tia Antônia repetiu - preste atenção no que  eu vou te dizer: não deixe que este episódio nunca mude quem você é!"

Os amigos Gays dela são bárbaros. São sinceros, realistas e extremamente amigos.

"- Miga, você foi a maior da vaca!
- Foi mesmo. Beeeem vaca. A maior vaca do pasto.(...)
-Ela me deu um tapa na cara!
- Merecido! E ainda foi pouco! Eu teria te arranhado inteira. Até desfigurar a sua cara toda! E ainda rasgaria suas bolsas caras, pra você deixar de ser besta.

Então, esse conto serve para nos abrir os olhos para o seguinte: podemos passar por situações complicadas e dolorosas, mas não devemos deixar que nos transforme para pior, temos que usar como combustível para melhorar. Tirar forças e mostrar nosso melhor.


Algumas coisas que aprendi, da Liliane Prata, tem uma narrativa mais fluida de início o que me fez embarcar com mais vontade na leitura, embora deva dizer que a Lena me irritou bastante. Lena é professora e está num relacionamento de uma via só, com amigos que tentam abrir seus olhos, e terão muito trabalho.

Porém pensem numa criatura tapada quando o assunto é o Du?! Só lendo para vocês terem uma boa ideia do que acontece. Eu gostei muito desse conto por retratar a questão da amizade além do relacionamento amoroso. 

Lena já tinha esquecido da amiga de escola que foi morar na Itália, a Giulia, e para sua surpresa ela reaparece em sua vida. E a amizade de ambas que estava congelada no passado, há nove anos, acaba por renascer. E uma vai extrair da outra o que há de melhor.

Giulia é uma jovem tímida, carinhosa e que está passando por uma situação complicada (sim, você leu algo similar sobre o outro conto).

Será que Lena conseguirá esquecer seu problema e ajudar a amiga?

O certo é que ter a Itália como um dos cenários foi maravilhoso.

Aqui vamos aprender um ritual da Lua Cheia que é tão simples, mas por sua simplicidade dá uma baita vontade de fazer.

Algumas coisas que aprendi vai nos fazer refletir sobre nossos sonhos, nossas prioridades, o quanto podemos ser egoístas, mas que acima de tudo quando nos dispomos a fazer o certo, podemos sim ter sucesso.

Se você pudesse ficar é um conto de autoria da Bianca Briones. Só posso dizer que entendo o que todos falam de que ela é boa no que faz. 

Aqui temos o casal Bruna e Guilherme. O tipo de casal que merece um filme e causa muita admiração e inveja por onde passam. São tão apaixonados e mesmo com a distância de cada um vivendo num país diferente não nos dá brechas para pensar se um ou outro não foi infiel.

Bruna quer ser jornalista e está estudando bastante, visando o tão almejado emprego, enquanto Guilherme estuda medicina veterinária em Nova York.

Bianca Briones criou uma trama super fofa, com personagens carismáticos. Uma linguagem bastante fácil e envolvente.

Além dos principais, temos a Mary que é a amiga maluca de cabelos coloridos, sempre animada, meiga e positiva. Consegui imaginar todas as relações propostas, de amor, de amizade, familiar.

Foi um conto super mágico com tanto amor nas páginas. E um bálsamo por enfim gostar de uma das mocinhas. 

 Se você pudesse ficar mostra que o amor pode nascer de uma amizade. E vai nos fazer refletir se aproveitamos tudo o que podemos com afinco. Que devemos nos esforçar em aproveitar um dia de cada vez.


Em breve posto a segunda parte com os dois contos restantes.

Torço para que vocês leiam, afinal o livro está lindo da capa à arte, com uma diagramação incrível e com histórias repletas de temas atuais, assuntos do dia a dia e com lições de vida que devemos ter sempre em mente.



4 comentários

  1. Oi.
    Essa capa realmente está muito bonita! Adoro contos e esses, por tudo que você comentou, parecem ser bem reflexivos e com uma bonita e significante mensagem. Gostaria de ler, com certeza. Adorei sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia eles são bem reflexivos, tão repletos de emoções. A capa linda e com ótimo conteúdo.
      Obrigada pelo comentário e aguarde a resenha dos dois últimos contos.

      Excluir
  2. Que tudo a ideia desse livro. Achei bem criativo a relação com as fases da lua. Amei esses amigos gays aí tb, hehe. Arrasaram.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Suellen e as fases condizem com o estado de espírito das mocinhas.
      Obrigada.

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!