Estante da Tata: O feiticeiro de Terramar, Ursula K. Le Guin - Arqueiro

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.
O Feiticeiro de Terramar
Ciclo Terramar # 1
Ursula K. Le Guin
Ano: 2016 
Páginas: 176
Editora: Arqueiro

Quem leu alguma das minhas resenhas sabe do meu amor quase que incondicional por livros de fantasia.

Então, tá aí a minha surpresa quando a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de O Feiticeiro de TerraMar. Para começo de conversa, eu nunca tinha ouvido falar dessa série na minha vida e, apesar de ser um lançamento de agosto da editora, O Feiticeiro de TerraMar é, na verdade, um clássico do gênero que foi originalmente publicado (nos Estados Unidos) em 1968 e é constantemente equiparado a obras como O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia.

Mas a maior surpresa mesmo que eu tive foi lendo esse livro.

Antes de tudo eu preciso dizer que a capa dele é maravilhosa e a edição que a Arqueiro fez, cheia de detalhes singelos e páginas mais grossas (no estilo dos livros antigos) ganharam meu selo de aprovação.

O Feiticeiro de TerraMar tem exatamente 169 páginas de texto e eu li ele em uma tarde e percebi porque esse livro é considerado um clássico. Enquanto lia, eu notei o quanto que esse livro influenciou alguns dos meus autores de fantasia favoritos, o quanto que o gênero em si foi influenciado por esse livro.

Por exemplo, se você leu o maravilhoso O nome do vento, de Patrick Rothfuss e ler O Feiticeiro de TerraMar, é impossível você não perceber que a base para o mundo e para a história que Patrick criou é surpreendentemente baseada na de Ursula.

Ultimamente eu tenho notado que a maioria dos livros de fantasia possuem um ar mais sombrio, pesado e político. Os novos livros de fantasia perderam o seu tom inocente e alegre que os clássicos, como As Crônicas de Nárnia possuem e pelo qual ficaram famosos.

Não me entendam mal, eu adoro um livro mais sombrio, mas quando eu li O Feiticeiro de TerraMar eu notei a falta que livros como esse me fazem hoje em dia.

O livro conta a história de Ged, um órfão pastor de ovelhas. Um dia, ao ouvir sua tia dizer algumas frases estranhas para os animais, Ged tenta imitá-la e ao fazer isso, sua tia, uma feiticeira, percebe o dom que ele possui para a magia. Com o passar do tempo e com o desenvolvimento precoce de seus poderes e de sua fama, um mago poderoso de grande renome aparece e se oferece para treinar Ged.

Desde a primeira página do livro sabemos que Ged ou Gavião (como ele um dia será conhecido) é o maior feiticeiro que já existiu e que essas são as histórias de como aquele desacreditado menino órfão se tornou o homem mais poderoso do mundo.

Eu realmente gostei de Ged, ele é um protagonista interessante e cheio de vontades. Eu me identifiquei horrores com ele durante o seu treinamento, principalmente quando mandavam ele ter paciência.

Eu te entendo Ged, bate aqui!

A linguagem do livro é simples e me lembrou bastante do ritmo dos livros de C. S. Lewis, o que faz com que o livro seja indicado a qualquer pessoa, principalmente aqueles que possuem problemas com a densidade dos livros de fantasia.

PS: A série O Ciclo de TerraMar possui 5 livros no total e eu estou real e ansiosamente esperando pelos próximos.

PS: O gênero da Fantasia, principalmente o da High Fantasy, até hoje é um gênero onde autoras mulheres sofrem de muito preconceito. Então ver um livro do gênero ser escrito por uma mulher, na década de 60, ser considerado, desde aquela época, como um clássico, é maravilhoso. 



18 comentários

  1. Falou em feiticeiro pensei em Harry Potter rsrs gosto de fantasia justamente por causa de HP mas confesso que é o único livro do gênero que li. Adorei esse dragão na capa e curti a resenha. Para ter lido em um dia, o livro de ser sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha Thaynara!! Para mim livros de fantasia são amor!!

      Tente dar uma oportunidade para livros assim, se você gosta de Harry Potter vai adorar livros como esse ou A Rebelde do Deserto e Magos (os dois ultimos eu resenhei no blog também! se tiver interesse dê uma olhadinha la xD).

      Excluir
  2. Eu ando tentando correr de livros que não são únicos, mas eu também tenho uma mor incondicional por livros de fantasia e esse livro tem dado o que falar. Eu não fazia ideia de que o livro era tão curtinho, acho mesmo que dá pra ler em uma sentada. Amei saber a sua opinião.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda eu tb! Eu juro que tento!! Mas ai aparece cada serie boa e eu não resisto, principalmente se for uma de fantasia hahaha

      Excluir
  3. Oi Tata
    Eu também sou muito fã de fantasia, e essa capa é linda demais!!
    adorei conhecer um pouco sobre o livro. adorei seu blog e já segui :3

    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Maria Cecilia?! Me apaixonei de cara! E algumas edições estão vindo com um poster com a capa e é tão lindo que deu vontade de emoldurar..


      Fico feliz que gostou da resenha e que esta seguindo o nosso blog! Seja muito bem vinda!

      Excluir
  4. Não sou uma leitora muito assídua dos livros fantásticos, mas me aventuro em alguns quando curto bastante a temática. 2016 foi o ano que mais li livros do gênero, e percebi que não sou adepta de um estilo literário, eu apenas gosto de bons livros. Gosto bastante das suas indicações e percebi que este é um dos livros de fantasia que eu vou curtir. Espero ter oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!! =))

      Você falou a coisa mais certa do mundo! Não existe estilo melhor ou pior, existem apenas bons livros!!

      Mas que bom que você gostou da resenha, fico realmente feliz!

      Excluir
  5. Tata!
    desde a adolescência sou fã da autora, Desde que li A mão esquerda da Escuridão.
    Quero muito poder ler mais esse livro dela e viajar em suas fantasias.
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva! Engraçado você dizer isso! Eu não sabia que existia outro livro dela publicado no Brasil!! Vou agora pesquisar isso!! Obrigada!

      Excluir
  6. Oi!
    Sou fã desse gênero, mas ultimamente não tenho lido muito. Espero ler esse em breve! A capa está bem bonita e o enredo é bem cativante. Estou com uma boa expectativa para com essa série.
    Sua resenha está ótima, muito bem explicada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!!

      Somos duas, eu adoro fantasia mas ultimamente estou um pouco presa nos romances.. Mas não importa o que aconteça, meu coração sempre vai pertencer aos livros fantásticos hauhau

      A capa ta muito bonita mesmo e pessoalmente é ainda mais bonita.

      Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha!!

      Excluir
  7. Qro mto ler!
    Tenho lido mtos comentários bons do livro, espero conseguir ler logo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de livros que se tratam de magia estarem super saturados,Ursula nos apresenta um universo diferente e peculiar.O livro tem grande potencial para se tornar uma série de sucesso,é só esperar pra ver.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Alison! Ursula trás um ar fresco para o gênero!

      Excluir
  9. Eu estou super curiosa para ler o livro, como você eu amo fantasia e é tão bom saber que o livro escrito é considerado um clássico, e sem contar que tem inspirado muitos autores a escreverem o gênero, espero ter a oportunidade de ler, e realmente temos visto muitos livros de fantasia com uma pegada mais sombria.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Quero demais ler esse livro! Desde a primeira vez que li a resenha de lançamento, e todas as outras, como essa, tou esperando a oportunidade de ler! Adoro fantasia, e a autora parece ser magnifica!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!