Estante da Tata: O feiticeiro de Terramar, Ursula K. Le Guin - Arqueiro

HĂ¡ quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos Ă© um homem chamado GaviĂ£o. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornarĂ¡ essa lenda.
Ainda pequeno, o pastor Ă³rfĂ£o de mĂ£e descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. PorĂ©m, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciĂªncia e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitĂ¡rios.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clĂ¡ssico da literatura de fantasia. Ged Ă© um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin Ă© uma referĂªncia para escritores do gĂªnero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.
O Feiticeiro de Terramar
Ciclo Terramar # 1
Ursula K. Le Guin
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 176
Editora: Arqueiro

Quem leu alguma das minhas resenhas sabe do meu amor quase que incondicional por livros de fantasia.

EntĂ£o, tĂ¡ aĂ­ a minha surpresa quando a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de O Feiticeiro de TerraMar. Para começo de conversa, eu nunca tinha ouvido falar dessa sĂ©rie na minha vida e, apesar de ser um lançamento de agosto da editora, O Feiticeiro de TerraMar Ă©, na verdade, um clĂ¡ssico do gĂªnero que foi originalmente publicado (nos Estados Unidos) em 1968 e Ă© constantemente equiparado a obras como O Senhor dos AnĂ©is e As CrĂ´nicas de NĂ¡rnia.

Mas a maior surpresa mesmo que eu tive foi lendo esse livro.

Antes de tudo eu preciso dizer que a capa dele Ă© maravilhosa e a ediĂ§Ă£o que a Arqueiro fez, cheia de detalhes singelos e pĂ¡ginas mais grossas (no estilo dos livros antigos) ganharam meu selo de aprovaĂ§Ă£o.

O Feiticeiro de TerraMar tem exatamente 169 pĂ¡ginas de texto e eu li ele em uma tarde e percebi porque esse livro Ă© considerado um clĂ¡ssico. Enquanto lia, eu notei o quanto que esse livro influenciou alguns dos meus autores de fantasia favoritos, o quanto que o gĂªnero em si foi influenciado por esse livro.

Por exemplo, se vocĂª leu o maravilhoso O nome do vento, de Patrick Rothfuss e ler O Feiticeiro de TerraMar, Ă© impossĂ­vel vocĂª nĂ£o perceber que a base para o mundo e para a histĂ³ria que Patrick criou Ă© surpreendentemente baseada na de Ursula.

Ultimamente eu tenho notado que a maioria dos livros de fantasia possuem um ar mais sombrio, pesado e polĂ­tico. Os novos livros de fantasia perderam o seu tom inocente e alegre que os clĂ¡ssicos, como As CrĂ´nicas de NĂ¡rnia possuem e pelo qual ficaram famosos.

NĂ£o me entendam mal, eu adoro um livro mais sombrio, mas quando eu li O Feiticeiro de TerraMar eu notei a falta que livros como esse me fazem hoje em dia.

O livro conta a histĂ³ria de Ged, um Ă³rfĂ£o pastor de ovelhas. Um dia, ao ouvir sua tia dizer algumas frases estranhas para os animais, Ged tenta imitĂ¡-la e ao fazer isso, sua tia, uma feiticeira, percebe o dom que ele possui para a magia. Com o passar do tempo e com o desenvolvimento precoce de seus poderes e de sua fama, um mago poderoso de grande renome aparece e se oferece para treinar Ged.

Desde a primeira pĂ¡gina do livro sabemos que Ged ou GaviĂ£o (como ele um dia serĂ¡ conhecido) Ă© o maior feiticeiro que jĂ¡ existiu e que essas sĂ£o as histĂ³rias de como aquele desacreditado menino Ă³rfĂ£o se tornou o homem mais poderoso do mundo.

Eu realmente gostei de Ged, ele Ă© um protagonista interessante e cheio de vontades. Eu me identifiquei horrores com ele durante o seu treinamento, principalmente quando mandavam ele ter paciĂªncia.

Eu te entendo Ged, bate aqui!

A linguagem do livro Ă© simples e me lembrou bastante do ritmo dos livros de C. S. Lewis, o que faz com que o livro seja indicado a qualquer pessoa, principalmente aqueles que possuem problemas com a densidade dos livros de fantasia.

PS: A sĂ©rie O Ciclo de TerraMar possui 5 livros no total e eu estou real e ansiosamente esperando pelos prĂ³ximos.

PS: O gĂªnero da Fantasia, principalmente o da High Fantasy, atĂ© hoje Ă© um gĂªnero onde autoras mulheres sofrem de muito preconceito. EntĂ£o ver um livro do gĂªnero ser escrito por uma mulher, na dĂ©cada de 60, ser considerado, desde aquela Ă©poca, como um clĂ¡ssico, Ă© maravilhoso. 



18 comentĂ¡rios

  1. Falou em feiticeiro pensei em Harry Potter rsrs gosto de fantasia justamente por causa de HP mas confesso que Ă© o Ăºnico livro do gĂªnero que li. Adorei esse dragĂ£o na capa e curti a resenha. Para ter lido em um dia, o livro de ser sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocĂª gostou da resenha Thaynara!! Para mim livros de fantasia sĂ£o amor!!

      Tente dar uma oportunidade para livros assim, se vocĂª gosta de Harry Potter vai adorar livros como esse ou A Rebelde do Deserto e Magos (os dois ultimos eu resenhei no blog tambĂ©m! se tiver interesse dĂª uma olhadinha la xD).

      Excluir
  2. Eu ando tentando correr de livros que nĂ£o sĂ£o Ăºnicos, mas eu tambĂ©m tenho uma mor incondicional por livros de fantasia e esse livro tem dado o que falar. Eu nĂ£o fazia ideia de que o livro era tĂ£o curtinho, acho mesmo que dĂ¡ pra ler em uma sentada. Amei saber a sua opiniĂ£o.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda eu tb! Eu juro que tento!! Mas ai aparece cada serie boa e eu nĂ£o resisto, principalmente se for uma de fantasia hahaha

      Excluir
  3. Oi Tata
    Eu tambĂ©m sou muito fĂ£ de fantasia, e essa capa Ă© linda demais!!
    adorei conhecer um pouco sobre o livro. adorei seu blog e jĂ¡ segui :3

    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o Ă© Maria Cecilia?! Me apaixonei de cara! E algumas edições estĂ£o vindo com um poster com a capa e Ă© tĂ£o lindo que deu vontade de emoldurar..


      Fico feliz que gostou da resenha e que esta seguindo o nosso blog! Seja muito bem vinda!

      Excluir
  4. NĂ£o sou uma leitora muito assĂ­dua dos livros fantĂ¡sticos, mas me aventuro em alguns quando curto bastante a temĂ¡tica. 2016 foi o ano que mais li livros do gĂªnero, e percebi que nĂ£o sou adepta de um estilo literĂ¡rio, eu apenas gosto de bons livros. Gosto bastante das suas indicações e percebi que este Ă© um dos livros de fantasia que eu vou curtir. Espero ter oportunidade de lĂª-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!! =))

      VocĂª falou a coisa mais certa do mundo! NĂ£o existe estilo melhor ou pior, existem apenas bons livros!!

      Mas que bom que vocĂª gostou da resenha, fico realmente feliz!

      Excluir
  5. Tata!
    desde a adolescĂªncia sou fĂ£ da autora, Desde que li A mĂ£o esquerda da EscuridĂ£o.
    Quero muito poder ler mais esse livro dela e viajar em suas fantasias.
    “Saber quando se deve esperar Ă© o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva! Engraçado vocĂª dizer isso! Eu nĂ£o sabia que existia outro livro dela publicado no Brasil!! Vou agora pesquisar isso!! Obrigada!

      Excluir
  6. Oi!
    Sou fĂ£ desse gĂªnero, mas ultimamente nĂ£o tenho lido muito. Espero ler esse em breve! A capa estĂ¡ bem bonita e o enredo Ă© bem cativante. Estou com uma boa expectativa para com essa sĂ©rie.
    Sua resenha estĂ¡ Ă³tima, muito bem explicada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!!

      Somos duas, eu adoro fantasia mas ultimamente estou um pouco presa nos romances.. Mas nĂ£o importa o que aconteça, meu coraĂ§Ă£o sempre vai pertencer aos livros fantĂ¡sticos hauhau

      A capa ta muito bonita mesmo e pessoalmente Ă© ainda mais bonita.

      Fico muito feliz que vocĂª tenha gostado da resenha!!

      Excluir
  7. Qro mto ler!
    Tenho lido mtos comentĂ¡rios bons do livro, espero conseguir ler logo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de livros que se tratam de magia estarem super saturados,Ursula nos apresenta um universo diferente e peculiar.O livro tem grande potencial para se tornar uma sĂ©rie de sucesso,Ă© sĂ³ esperar pra ver.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Alison! Ursula trĂ¡s um ar fresco para o gĂªnero!

      Excluir
  9. Eu estou super curiosa para ler o livro, como vocĂª eu amo fantasia e Ă© tĂ£o bom saber que o livro escrito Ă© considerado um clĂ¡ssico, e sem contar que tem inspirado muitos autores a escreverem o gĂªnero, espero ter a oportunidade de ler, e realmente temos visto muitos livros de fantasia com uma pegada mais sombria.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Quero demais ler esse livro! Desde a primeira vez que li a resenha de lançamento, e todas as outras, como essa, tou esperando a oportunidade de ler! Adoro fantasia, e a autora parece ser magnifica!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!