Lendo com a Dani: O Mirante, Michael Connelly

No seu primeiro caso a serviço da Delegacia Especial de HomicĂ­dios de Los Angeles, o experiente detetive Harry Bosch se depara com um cadĂ¡ver no mirante de Mulholland Drive. Logo ele descobrirĂ¡ que o crime parece ter relaĂ§Ă£o com uma grave ameaça Ă  segurança nacional. E que sua lista de preocupações imediatas passarĂ¡ a incluir itens tĂ£o diversos quanto o roubo de uma grande quantidade de cĂ©sio 137 e a necessidade de trabalhar em parceria com o FBI e com uma ex-amante.
O Mirante (The Overlook)
Autor: Michael Connelly
SĂ©rie Harry Bosch#13
Suma de Letras (2007)
196 pĂ¡ginas


Eu jĂ¡ tinha lido deste autor Echo Park, e simplesmente achei viciante, eletrizante, um livro policial para nĂ£o colocar defeito algum!

E quado bati os olhos em O Mirante... ah eu tinha que ler e saber se nĂ£o tinha sido sorte de principiante por ter lido um livro por recomendaĂ§Ă£o.

Mas gente: se nĂ£o leu nada do Michael Connelly e adora um livro policial maravilhoso, eletrizante e envolvente, repare esse lapso, jĂ¡, agora!
Harry Bosch Ă© um policial durĂ£o que, apĂ³s certas complicações no caso de Echo Park, foi afastado e remanejado para a Delegacia Especial de HomicĂ­dios de Los Angeles.

Hyeronymus Bosch, com seus cinquenta e seis anos, uns trinta como policial, uma lĂ­ngua afiada e sem medo de agir Ă© um mocinho fĂ¡cil de acompanhar e que nos conquista a ponto de esquecer o resto do mundo.

Se nĂ£o leu Echo Park, nĂ£o precisa se preocupar, nĂ£o hĂ¡ spoiler do livro, nem mesmo uma pista do que era o caso.

Em O Mirante, Harry tem como parceiro Ignacio Ferras, um cubano americano que gosta de ser chamado de Iggy, mas Bosh nĂ£o gosta da ideia. Por seu jeito destemido, ele e o parceiro tĂªm algumas discussões mas, se nĂ£o fosse assim, nĂ£o seria o Harry.

Quando o caso de assassinato de um fĂ­sico mĂ©dico acaba descambando para a segurança nacional, Bosch terĂ¡ que respirar fundo e tentar trabalhar com o FBI.
A verdade era que tivera tantos pega-pra-capar com os federais - muito antes de conhecer Rachel Walling - que provavelmente a ficha que tinham dele era grossa como uma ficha de homicĂ­dio.
A questĂ£o Ă© que o caso inteiro Ă© cheio de brechas que, Ă  medida em que ele vai investigando, surge uma nova peça. E quado vocĂª pensa que o resultado serĂ¡ um, ah meu amigo (a), vocĂª vai levar uma rasteira.

Confesso que desconfiei de certa armaĂ§Ă£o... mas ainda assim errei os detalhes.

Gosto muito da Rachel, ela quer mostrar que Ă© capaz de assumir o caso e fica uma arara com os mĂ©todos de Harry. O relacionamento deles Ă© levemente mencionado, mas nĂ£o Ă© o foco.

Michael Connelly Ă© mestre em nos mostrar vĂ¡rios caminhos que o caso pode seguir e acabar por escolher um que ficou ali escondidinho, como um atalho, uma entrada difĂ­cil de enxergar.

SĂ£o 196 pĂ¡ginas de pura emoĂ§Ă£o e que, por incrĂ­vel que pareça, transcorrem em aproximadamente doze horas!

Adorei cada diĂ¡logo, cada artimanha, cada bravata do Harry. Tive um tanto de dĂ³ do Iggy e da Rachel por lidar com esse turrĂ£o, mas ele Ă© muito bom no que faz!
Estamos todos no bico do corvo, pensou. Uns mais perto do que os outros. - Harry Bosch -
O Mirante tem uma narrativa com bastante aĂ§Ă£o, uma linha de raciocĂ­nio incrĂ­vel de acompanhar, reviravoltas de nos deixar boquiabertos e uma resoluĂ§Ă£o maravilhosa. O final... Ă© eletrizante e digno de filme!

AliĂ¡s, nĂ£o me senti perdida entĂ£o vocĂª pode ler fora de ordem! Nada de se desesperar!

Uma dica: leia os agradecimentos para nĂ£o perder um pouco mais do humor do autor.

Curiosidade: Michael Connelly Ă© um dos amigos de Richard Castle, da sĂ©rie Castle, eles costumam se reunir para jogar pĂ´quer e discutir sobre seus livros e personagens. AlĂ©m dele o Dennis Lehane e James Patterson, entre outros.

Da esquerda para direita da tela: Michael Connelly, Stephen Cannel, Richard Castle (Nathan Fillion) e de costas James Patterson.




9 comentĂ¡rios

  1. Oi Dani, sou apaixonada por livros policiais, jĂ¡ ouvi falar deste autor, porĂ©m nunca li nada dele. As tramas policias que nos envolvem sĂ£o justamente as que mantĂ©m o mistĂ©rio do inĂ­cio ao fim, e que nos surpreende com o final. Com o tempo a gente acaba atĂ© pegando algumas coisas no ar, mas o principal deve ser mantido em segredo. Rsrs, gostei da histĂ³ria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, esse foi o segundo livro que li do autor e nĂ£o deixou a desejar. Ele tem cada ideia mirabolante para manter nossa atenĂ§Ă£o que desejo ler todos.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Dani!
    Bem que achei o nome familiar, mesmo sem ter lido nada do autor, mas acompanho Castle diariamente...kkk
    Amo bons livros policiais e faz tempo que nĂ£o me deparo com um tĂ£o bom.
    E por esse fato, estar decepcionada com os Ăºltimos que li, acabei deixando um pouco de lado o estilo, mas jĂ¡ anotei aqui para ir em busca dos livros do autor.
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, Ă© preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,garanto que nĂ£o tem espaço para decepĂ§Ă£o com o sr. Connelly. Leia sem dĂºvida.
      Obrigada.

      Excluir
  3. OlĂ¡, adoro livros do gĂªnero policial e este parece ser envolvente e viciante como citado na resenha,espero ler em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani!
    Nunca li nada do autor, mas fiquei bem interessada nessa obra. Gosto muito desse gĂªnero e a premissa me conquistou.
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Ainda nĂ£o li nenhum livro do gĂªnero, tenho mta vontade de conhecer uma histĂ³ria boa como essa, parece mto boa...
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu amo uma trama policial. Tem tempo que nĂ£o leio nada do tipo, e esse parece mesmo ser Ă³timo. E, ahhhhhh, eu AMO Castle. NĂ£o tinha ligado o nome a pessoa, mas realmente, o Castle tinha mesmo a rodinha de pĂ´quer. SĂ³ guardei o nome do James Patterson, que era o Ăºnico que eu conhecia. Agora, nĂ£o mais, hehe. Amei a dica!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen,eu adoro uma trama policial, creio que igual ou mais que romance histĂ³rico. Kkkkk.
      Castle tem um cĂ­rculo de amigos muito interessante. Agora precisa ler algo dele. ;)
      Obrigada.

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!