Lendo com a Dani: Só saio daqui magra!, Stella Florence

Camila é uma adolescente sensível, romântica e esperta. Sua autoestima, no entanto, anda baixa por ela se sentir acima do peso. Antes das férias de dezembro, Diego, seu namorado, sugere que ela passe uma temporada num spa para “ficar sarada”. Para não perdê-lo, Camila faz as malas, compra um diário e vai para o SPA. Seu objetivo é bem claro: “Só saio daqui magra!” Este é o início do mais recente romance da escritora Stella Florence, conhecida por abordar temas delicados com muito humor e emoção. 
Uma vez no Spa, Camila se envolve nos dramas das mais diferentes personagens e isso irá mudar sua vida para sempre. Ao passar por experiências até então desconhecidas, ela vê sua compreensão do mundo se ampliar: do mundo que a rodeia e do que ela carrega dentro de si mesma. Nesse processo, Camila aprende que as pessoas comem por motivos diferentes. Que seu namorado deveria gostar dela do jeito que ela é. Que vivemos num reino louco de pessoas saudáveis que se acham acima do peso. Que ela sempre foi linda. Que amar e ser amada é algo muito diferente do que ela imaginava. 
Stella Florence confessa que seu objetivo com esse livro é abrir os olhos das adolescentes para a antinatural ditadura da magreza e mostrar-lhes o quanto seus corpos femininos e naturais são belos. Além do entretenimento que suas páginas oferecem, a leitura de Só saio daqui magra! se torna obrigatória neste momento em que os transtornos alimentares no Brasil vêm crescendo assustadoramente, sobretudo entre os jovens. 
Só saio daqui magra!
Autora: Stella Florence
Rocco (2010)
120 páginas

Peguei esse livro sem saber o que esperar, sem conhecer a autora, mas fui pega de jeito.

Em uma hora devorei o livro todo! E gente... cada tirada engraçada!

Camila tem dezesseis anos, e após comentários do namorado Diego, para que ela ficasse sarada como as mulheres para quem ele torcia o pescoço na rua, decidiu ir ao spa.

Ela é mega engraçada, cada análise que faz... Jesus!
Já percebi que qualquer inteligência mediana aqui fica um gênio da matemática: todo gordo vive fazendo contas. Quanto já emagreceu, quanto isso dá por dia(...).
No spa, Camila acaba interagindo com outros hóspedes de idades variadas com histórias diversas que rendem momentos de análise por parte de Maria Helena.

Cada dia em tratamento a mocinha escreve no diário o que houve, o que fez, quem conheceu. 

Temos personagens meigos, sérios, brincalhões, a piriguete que brinca com o coração alheio, o casal estressado. Uma que come para que o marido não lhe queira. 

Adorei as conversas por telefone dela com a amiga Ângela. 

Mas, o melhor de tudo, é que o livro não é só para você ler e rir, é para ler e refletir. 

Será que você é gordo mesmo? Ou está num peso saudável, mas a ditadura da sociedade te faz enxergar uns quilos a mais? 

Quando o Fernando aparece é como um sopro de ar fresco na vida dela, gentil, quieto, com conversas e gestos eles se aproximam, ela vai repensando seu namoro com Diego e conclui que está tendo uma visão distorcida de si e do que merece.
Será que acho que qualquer migalhinha que ele me dá já é muito? Ah, qualé: quem vive de migalha é pomba!
Em meio as descobertas, Camila acaba interagindo com uma modelo que, a seus olhos, é magra em excesso, que as fotos são photoshop.

Em meio a muitos gordos loucos por comida e recebendo atenção apenas por interesse em alguns momentos, a Cá faz amizade com Dona Jerominha que é de grande importância para a jovem.
- Prometa que nunca mais vai se envergonhar do seu corpo.
E pronto, ela acertou a Camila e a mim com tamanha sabedoria. 

O livro merece ser lido, degustado e desfrutado para abrir os olhos para sermos quem somos, desde que estejamos nos sentindo bem conosco e independente do que nos dizem sobre nós. 

Leiam e inspirem-se.

8 comentários

  1. Oii!
    Aiin q graça esse livro, me chamou bastante atenção Dani, o enredo parece bem divertido tbm, vou qrer ler com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu amei a premissa do livro, até porque também acredito que todos nós tenhamos esses probleminhas com o peso. Já anotei a dica!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Assisti um filme que era bem parecido com este enredo. Ameeeei! Mas me esqueci completamente o nome dele. O livro parece ter a mesma pegada, de percepção e aceitação. E pela quantidade de páginas, somado a leitura fluida, deve ser um bom livro pra clarear a mente.

    ResponderExcluir
  4. Dani!
    Acredito que a autora quis fazer uma abordagem mais hilária da condição da protagonista, mas realmente é um assunto sério que devemos refletir... Falo de experiência própria, porque fui obesa nível dois, vestia 56 e agora emagreci 46kg e estou no peso normal para minha altura, 72kg. Foi uma árdua tarefa, mas por questões de saúde, tive de enfrentar e não me arrependo. Porém se for só por estética, não estou de acordo.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Amo histórias com mocinhas fora dos padrões, ainda mais se forem gordinha. E o legal desse livro é que ele traz uma mensagem legal para as adolescentes, que estão numa fase muito vulnerável e suscetível da vida. Gostei demais, dica anotada!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. Olá,além do livro ser super engraçado ele traz uma mensagem clara:Não importa os que os outros pensam sobre o nosso corpo,basta nos sentirmos bem com ele. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Acredito que é um livro com uma bonita mensagem, reflexivo e inspirador. E por sua ótima resenha, tão motivadora, com certeza é uma boa dica.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ahh, eu amo uma boa comédia com doses de reflexão. Esse livro parece mesmo ser bem divertido, principalmente pela pegada juvenil e com esse título pra lá de chamativo. Gostei da dica.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!