À Convite: Ilmara Fonseca - A pausa do tempo, Valéria Martins

Com "A Pausa do Tempo", Valéria Martins, jornalista, escritora, blogueira e agente literária, presenteia seus leitores com textos colhidos do seu blog, crônicas tecidas com sutileza e perspicácia, reflexões lúcidas acerca da vida e da morte, do amor e do tempo, do cotidiano, família, amigos, viagens, literatura, música, cinema.
Sem sair da suavidade, sem nunca perder o tom, Valéria lança, sobre si mesma e sobre o outro, um olhar às vezes leve e divertido, outras vezes denso e doloroso, mas sempre cheio de confiança na vida, no ser humano e em Deus.
A Pausa do Tempo
Valéria Martins
Ano: 2013 
Páginas: 156
Editora: Jaguatirica Digital


“Hoje o tempo voa, amor...escorre pelas mãos, mesmo sem se sentir. E não há tempo que volte, amor...Vamos viver tudo o que há pra viver, vamos nos permitir.” 
Lulu Santos 
Olá, amigos leitores! Tudo bem com vocês?

Em meio à correria do final de ano e ao tempo que escorre por nossas mãos anunciando um novo ciclo, eu venho hoje falar sobre A Pausa do Tempo. Parece paradoxal, não é mesmo? Pausar o tempo? Quem nos dera! Mas a premissa da obra de Valéria Martins evoca justamente isso: uma pausa na correria insana da vida para observar o cotidiano com olhos que observam e vêem. Observar a vida e, através dela, observar a si mesmo. 

A Pausa do Tempo é uma coletânea de crônicas que foram escritas entre janeiro de 2007 e dezembro de 2011, no blog de mesmo nome. São textos que trazem o cotidiano sob uma perspectiva diferente, um olhar singular sobre a vida e as suas variadas nuances. Textos que falam sobre Amor, Vida, Deus, Infância, Lembranças, viagens, etc. A linguagem da autora nos deixa bem próximos, é como uma conversa informal, imprimindo leveza e fluidez à leitura. Os temas são os mais variados possíveis, como é característica do gênero crônica. 

A autora dividiu o livro em seis partes diferentes, onde agrupou as crônicas de acordo com os temas apresentados pelas mesmas, a saber: Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem e Cinema. Os textos são curtos e podem ser lidos fora da sequência, o que faz com que a leitura seja a mais despretensiosa possível, como uma pausa, onde basta abrir uma página qualquer e encontrar-se com a narrativa de Valéria que nos acolhe e nos refresca, como um gole de água fria em um dia de calor. 

Apesar de fluidas e curtas, as crônicas trazem em si a complexidade de um olhar mais apurado sobre a vida, com reflexões lúcidas e sutis que realmente nos colocam para pensar. Gostei de todas, mas em especial destacam-se para mim as narrativas onde a autora relembra elementos de sua vida, como a separação de seus pais (A vida no palco), uma viagem que fez com o seu pai na Europa (França) e lembranças de locais onde viveu (A Casa). E, claro, como não podia deixar de ser, as crônicas sobre Literatura foram as minhas preferidas! 

Valéria traz em A Pausa do Tempo uma narrativa permeada por delicadeza e sensibilidade, num exercício magistral de empatia e que nos presenteia com uma leitura agradável e mais que proveitosa. Por fim, não posso deixar de falar da capa e da bela diagramação e qualidade do papel que terminam por compor esta bela obra mais que recomendada!


16 comentários

  1. Ilmara!
    Ler livros de crônicas sobre temas tão diversificados e com o olhar da autora sobre suas observações, deve trazer um grande prazer e muito conhecimento.
    “Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy! É verdade, as leituras são leves mas nos põem para pensar e trazem muito conhecimento sobre a vida cotidiana. Beijos!

      Excluir
  2. Gosto de ler uns livros de contos por essa flexibilidade que ele acaba proporcionando, de você ler fora de ordem ou aos poucos. Não é um livro que você tem que ler direto pra entender. E esse parece ser legal. Tem vários temas e fica bacana de ir procurando aquele que combina mais com seu dia ou coisa assim. Boa dica =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane! Essa flexibilidade da narrativa é que faz com que a sua leitura ocorra de forma tão rápida. É realmente uma ótima obra! ;)

      Excluir
  3. Ola,
    Não conhecia o livro ainda, ele parece ser bacana, gosto muito de crônicas então acredito que ele vá me agradar, irei procurar ele para ler, e realmente as vezes se é necessário dar uma pausa no tempo, uma pausa de várias coisas.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Camila! E a literatura se encaixa perfeitamente nessa "pausa", porque nos leva a outros espaços, não é mesmo? Você vai amar! ;)

      Excluir
  4. Não conhecia o blog mencionado vou dar uma olhada. Que gostosa que deve ser essa leitura que fala do tempo, um bem precioso e vários outros temas. Seria um sonho se pudéssemos mesmo pausar o tempo rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, o blog é muito legal e lá você terá acesso a outros textos da Valéria. Realmente é uma leitura muito gostosa. Beijos!

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro e blog, mas gostei muito dos dois!! Vou procurar saber mais sobre eles!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro e gostei muito da ideia, a autora fala de assuntos bem interessante e adorei esse sentimento de uma conversa informal que o livro trás, e fiquei curiosa para saber mais sobre essas crônicas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, esse poder de se aproximar do leitor é um dom de poucos autores. A Valéria é um deles! Beijos! ;)

      Excluir
  7. Não sou uma leitora voraz de crônicas mesmo assim fiquei contente em ver que você gostou. Saber que a linguagem aproxima o leitor também é uma coisa boa. Enfim, acredito que os temas, apesar de comuns, ajudam a gente a refletir e isso faz parte de um bom livro, definitivamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nathalia! A Literatura tem esse poder de nos por para pensar, né? Dê uma chance pras crônicas você vai amar! Bjo grande! ;)

      Excluir
  8. Eu AMEI este livro!
    Foi o primeiro que li da Valéria e fiquei fã. Além de talentosa, ela é uma querida, super atenciosa e competente
    Adorei seu post, Ilmara, muito bem escrito.
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudia! A escrita da Valéria é uma delicinha, né? Beijo grande! ;)

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!