Leitura da Drica: Entre umas e outras, Julia Wertz

Nesta inebriante graphic novel autobiogrĂ¡fica, Julia Wertz (criadora da cultuada HQ The Fart Party) documenta o ano em que decidiu ir embora de SĂ£o Francisco, sua cidade natal, para ganhar as ruas desconhecidas de Nova York. Mas nĂ£o se engane: esta nĂ£o Ă© aquela histĂ³ria manjada de redenĂ§Ă£o da jovem que supera todas as adversidades ou bobagens desse tipo. É um livro pra lĂ¡ de engraçado Ă s vezes incisivo, Ă© verdade, repleto de ilustrações divertidas, de um humor Ă¡cido e de muita autodepreciaĂ§Ă£o. De quadrinho em quadrinho, Wertz passa por quatro apartamentos toscos, sete empregos sofrĂ­veis, problemas familiares, viagens fracassadas e uma infinidade de garrafas de uĂ­sque.

Entre Umas e Outras
Julia Wertz
Ano: 2016
PĂ¡ginas: 208
Editora: Nemo
Partindo de um lugar comum: jovem sem perspectivas onde mora parte para um lugar novo e glamouroso, Ă© em torno dessa ideia que se desenvolve o enredo de Entre umas e outras.

Julia nos conta sua histĂ³ria, de como ela decide viver em Nova York, sonho de metade da populaĂ§Ă£o mundial (porque a outra metade sonha com Paris!) e tudo de bom e de ruim que uma decisĂ£o drĂ¡stica pode acarretar.

Ă€ medida que vocĂª começa a ler, de cara percebe que avida de Julia jĂ¡ nĂ£o anda muito boa: seu irmĂ£o estĂ¡ em um centro de recuperaĂ§Ă£o para dependentes quĂ­micos, seu namorado, que estĂ¡ em outra cidade, terminou com ela, seus quadrinhos nĂ£o fazem sucesso. Ou seja, nada a prende em SĂ£o Francisco. EntĂ£o, o que pode dar errado em Nova York???



Acredite, porque a Julia vai te mostrar que nada Ă© tĂ£o ruim que nĂ£o possa ficar pior. Cenas inimaginĂ¡veis, situações constrangedoras, apartamentos que sĂ£o verdadeiras armadilhas e os empregos mais inusitados. Essa sim Ă© a realidade de JĂºlia.

AtravĂ©s da sua maneira peculiar de contar sua prĂ³pria histĂ³ria, impregnada de acidez e verdade, vocĂª vai aprender com os fracassos e sucessos de Julia, assim como ela aprendeu.

Suas relações familiares tambĂ©m serĂ£o exploradas, e vocĂª verĂ¡ que Julia tambĂ©m tem um coraĂ§Ă£o, apesar de tudo.

Julia consegue nos mostrar, e fazer com que encaremos com naturalidade, todas essas dificuldades da vida adulta: a definiĂ§Ă£o de uma carreira, o ter que se sustentar, morar sozinha, lidar com a famĂ­lia, com os amigos e com um relacionamento adulto.



E farĂ¡ com que vocĂª perceba com nĂ£o Ă© o Ăºnico a ter esse tipo de problemas. E vocĂª se sentirĂ¡ mais leve se o emprego que vocĂª tem hoje nĂ£o Ă© o que vocĂª sonhou na adolescĂªncia, se o seu namorado nĂ£o Ă© o homem ideal, se a sua famĂ­lia nĂ£o Ă© aquela da propaganda de margarina.

8 comentĂ¡rios

  1. Drica!
    Apesar de a histĂ³ria ser atĂ© boa, duas coisas nĂ£o me atraĂ­ram: primeiro os quadrinhos serem em preto e branco e depois, nĂ£o gostei dos traços, por incrĂ­vel que pareça.
    “Natal nĂ£o sĂ£o as luzes lĂ¡ fora, mas a Luz que brilha em seu coraĂ§Ă£o... Feliz AniversĂ¡rio, Senhor!” (Daniela Raffo)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Ele parece bacana por falar aĂ­ de como a vida adulta acaba sendo na verdade. A gente sonha com uma coisa e entĂ£o nĂ£o sai como esperado, passa por uns perrengues e coisa e tal, mas tudo bem porque essas coisas acontecem e nada Ă© perfeito. Parece que a histĂ³ria deixa essa mensagem, mostra umas situações assim e outras bem loucas. Mas confesso que nĂ£o sou muito de ler coisas do estilo e nĂ£o sei se pegaria por vontade prĂ³pria. É o tipo e histĂ³ria que acabaria lendo se ganhasse, sabe? =/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Eu ainda nĂ£o li nenhuma graphic novel, mas parece que Entre umas e outras Ă© muito bom, gostei da proposta, pois podemos nos identificar em vĂ¡rios acontecimentos nĂ£o Ă© mesmo, espero ter a oportunidade de ler, e confesso que curti muito a ultima imagem do livro, pois Ă© bem assim mesmo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante mostrar essa realidade que muitos jovens acham que é um mar de rosas, mas na verdade é um mar de preocupações rs. Achei as ilustrações legais.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a HQ mais achei os traços bem diferentes mais a histĂ³ria Ă© bem legal!! Adorei a indicaĂ§Ă£o!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda nĂ£o conhecia essa quadrinho e gostei muito, principalmente por ela mostras essa nossa fase de independencia e a busca por novos objetivos, mesmo as coisas piorando muito, fiquei curiosa para poder conhecer a historia de Julia

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante o modo como a autora decidiu contar a sua vida. AlĂ©m disso, essa forma acida de narrar suas histĂ³rias Ă© algo que torna o livro ainda mais Ăºnico. Sinceramente, gostaria de ler esse livro sim. Ainda mais sabendo que posso tirar algo dele pra minha vida pessoal, enfim, amei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!