Leitura da Drica: Sangue na neve, Jo Nesbo

O mestre do thriller escandinavo estĂ¡ de volta. Olav tem apenas um talento: matar pessoas a sangue-frio. NĂ£o hĂ¡ nada que ele preze mais que ter o poder sobre a vida e a morte. PorĂ©m, sua natureza sensĂ­vel Ă© proporcional Ă s suas habilidades como matador de aluguel. Uma vez tentou roubar bancos, mas nĂ£o deu certo – ele se sentiu tĂ£o culpado que foi visitar uma das vĂ­timas no hospital. Agenciar mulheres para prostituiĂ§Ă£o, idem – Olav se apaixona muito fĂ¡cil. O assassinato foi tudo que lhe restou.Ele leva uma vida solitĂ¡ria em Oslo atĂ© se ver envolvido em um trabalho importante para um dos mais perigosos chefes do crime organizado na cidade, Daniel Hoffman. Ao aceitĂ¡-lo, Olav finalmente conhece a mulher da sua vida, mas logo se depara com dois problemas. O primeiro Ă© que ela Ă© a esposa do chefe. E o segundo Ă© que ele foi contratado para matĂ¡-la.
Sangue na Neve
Jo Nesbø
Ano: 2015
PĂ¡ginas: 154
Editora: Record


Adoro policiais, mas nunca tinha lido nada do Jo Nesbo e confesso que tenho sentimentos antagĂ´nicos em relaĂ§Ă£o a esse livro.


Nosso protagonista Ă© Olav (nĂ£o Olaf, nĂ£o confundir...), um matador de aluguel que tem sentimentos. Ele trabalha oficialmente para Daniel, um dos maiores chefes do trĂ¡fico da regiĂ£o. Mas o seu sonho Ă© se aposentar. Mas aĂ­ vocĂª se pergunta: por que Olav Ă© um matador de aluguel? SerĂ¡ que Ă© porque ele gosta de matar? SerĂ¡ que Ă© porque ele Ă© um cara violento? NĂ£o, nada disso. Olav Ă© um cara com ‘sentimentos’ e ‘princĂ­pios’. Ele atĂ© tentou roubar, mas nĂ£o Ă© tĂ£o inteligente, e tentou ser cafetĂ£o, mas ele nĂ£o consegue machucar mulheres.

Por isso a sua nova missĂ£o Ă© tĂ£o crucial: Daniel pede que ele mate a sua mulher. Ele atĂ© tenta dissuadir Daniel da ideia, mas aceita o trabalho.

Mas a medida em que ele começa a observar a esposa de Daniel para elaborar o seu assassinato ele descobre que ela Ă© uma mulher frĂ¡gil, que parece ser abusada sexualmente pelo amante, e isso Ă© suficiente para que o coraĂ§Ă£o de Olav balance. 

A histĂ³ria Ă© narrada pelo prĂ³prio Olav, toda em primeira pessoa, o que garante o mistĂ©rio porque sĂ³ temos a sua visĂ£o das coisas. A escrita Ă© leve e flui rĂ¡pida, sem nenhum entrave ou grande dilema.

A histĂ³ria e seus mistĂ©rios sĂ£o muito legais, vocĂª vai se surpreendendo a cada virada de pĂ¡gina onde nada do que parece Ă© bem o real.


Lamento apenas pelo personagem principal que nĂ£o me cativou em nenhum momento. NĂ£o consigo associar um matador de aluguel com tantos sentimentos, que se deixar levar por eles e que acaba sendo traĂ­do pelos mesmos. 


11 comentĂ¡rios

  1. Ainda nĂ£o li nenhum livro do autor mas tenho vontade de ler, esse apesar de se tratar de um assassino deve ser divertido, pois que enrascada ele se meteu ter que matar a mulher por quem esta apaixonado. TambĂ©m achei estranho o personagem pois que especie de assassino que ele Ă©, tendo vĂ¡rios sentimentos, geralmente sĂ£o cruĂ©is e agem a sangue frio, mas mesmo assim gostaria de ler para saber o desenrolar da trama.

    ResponderExcluir
  2. ainda nĂ£o li nada do nesbo
    e olha que eu adoro um bom policial
    que chato que vc nĂ£o conseguiu conectar com o personagem, para mim isso Ă© fundamental
    mas mesmo assim eu vou colocar na minha lista

    ResponderExcluir
  3. Oi, Drica!!
    Comecei recentemente a ler um livro desse autor. Estou lendo no momento Boneco de neve. Como sĂ³ li poucas pĂ¡ginas ainda nĂ£o da para dizer nada, mas estou gostando da escrita de Jo Nesbo. Espero terminar esse livro para quem sabe ler tambĂ©m Sangue na neve!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Drica, senti um pequeno spoiler no Ăºltimo parĂ¡grafo rs. O Olav estĂ¡ igual o caçador da Branca de Neve, pelo motivo de ter sentimos em um assassino.
    Ainda nĂ£o li nenhum livro do Jo Nesbo, sua resenha Ă© o primeiro contato que tive com o autor, mas percebo que esse livro merece ser livro. Fiquei curiosa sobre os mistĂ©rios que rondam a trama e o que acontecerĂ¡ com o Olav.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o Ă© spoiler n, Nicoli rsrsrs. Acontece logo no começo do livro.

      Excluir
  5. Drica!
    Acredito que aĂ­ estĂ¡ o grande suspense do livro... o fato do protagonista ter sentimentos e ficarmos na dĂºvida se ele irĂ¡ ou nĂ£o cumprir sua missĂ£o.
    O livro merece minha atenĂ§Ă£o e tenho vontade de ler.
    Desejo uma Ă³tima semana!
    “A parte que ignoramos Ă© muito maior que tudo quanto sabemos.” (PlatĂ£o)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu tenho esse livro! Mas ainda nĂ£o li. TambĂ©m quero outros livros desse autor, pois estou fascinada pelas sinopses, jĂ¡ que adoro esse gĂªnero.
    Ă“tima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. OlĂ¡!
    JĂ¡ conhecia o livro, estou doida pra ler!
    O fato do personagens ter sentimentos e ser um assassino q me chamou atenĂ§Ă£o, espero conseguir ler em breve...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Livro muito bom embora eu tenha achado Olav um tanto bonzinho e legalzinho para um assassino profissional, acho que ele poderia ser mais implacĂ¡vel e cruel.O livro Ă© bom!

    ResponderExcluir
  9. Oi!! Apesar de batido, acho muito legal essa coisa do matador de aluguel que se apaixona pela vitima e eu leria, com certeza. Essa coisa do personagem principal nĂ£o ser cativante Ă© meio triste, mas...

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!