Estante da Tata: A Identidade Secreta dos Super-Heróis

Do Super-Homem aos Vingadores à evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel.
Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.

A Identidade Secreta dos Super-Heróis
A história e as origens dos maiores sucessos das HQ'S: Do Super-Homem aos Vingadores
Brian J. Robb
Ano: 2017 
Páginas: 304
Editora: Valentina

A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro para todas as pessoas, é um livro para os fãs dos quadrinhos, é um livro para os fãs dos filmes, mas, principalmente, é um livro para os curiosos.

Inicialmente, só de ler a capa do livro, eu tinha imaginado que ele contaria as histórias de vida dos heróis antes deles se tornarem “super”, o tipo de história que vemos em todo filme inicial de uma saga (como o Peter Parker foi picado pela aranha, como o Super-Homem chegou na terra...) e me surpreendi ao ver que o livro, na verdade, não falava sobre nada disso.

A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro sobre as pessoas por trás das histórias dos heróis, é um livro sobre como eventos históricos influenciaram as histórias ou a criação de certo personagens e como mudanças ideológicas através das décadas influenciaram mudanças nos personagens mais icônicos.

É incrível ver a história por trás da criação de cada personagem e como os eventos da época influenciaram a sua personalidade.

Veja, por exemplo, o Capitão América. Ele foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, como uma figura patriótica com honra, bondade, integridade e respeito e, em sua primeira aparição nos quadrinhos, ele dá um soco em Hitler. Capitão América foi criado para ser um símbolo durante a guerra, um símbolo que criasse uma ideologia de que os cidadãos americanos eram heroicos e honrados.

Para vocês terem uma ideia, os filmes de James Bond foram lançados como uma campanha contra a União Soviética. Reparem como Bond, um oficial inglês, era sempre mostrado como um homem instruído, elegante, que enfrentava vilões de origens soviética e comunistas que eram atrapalhados e com figuras feias de se ver.

O Capitão América não foi o único e não foi o último. Os quadrinhos se atualizaram e mudaram junto com as tendências e pensamentos da nossa sociedade. Vários conflitos acabaram por influenciar a criação de novos heróis ou novas histórias para os antigos. A guerra fria, o comunismo e o surgimento da União Soviética foram momentos decisivos para as histórias.

Mas não só isso, é muito legal também ver o renascimento de mitos antigos, a valorização de culturas que antes não eram tratadas de forma lúdica. De deuses nórdicos (Thor, Loki, Odin) aos Egípcios, os escritores de quadrinho tornaram mitologias antigas acessíveis.

O livro é dividido em 5 partes, levando o leitor entre a criação, a ascensão, o declínio, a reformulação e a nova ascensão (por conta dos filmes) dos quadrinhos.

O livro não vai focar apenas na Marvel ou apenas na DC e sim fazer uma análise por trás dos dois e não vai parar neles. O livro é cheio de curiosidades interessantes e realmente prende o leitor entre as páginas.  

Fica muito claro, não só a pesquisa profunda, mas também, o cuidado que o autor teve ao escrever esse livro. Eu senti como se estivesse lendo um TCC e tive a vontade estranha de desejar ter tido a ideia de fazer algo assim.

A Editora Valentina caprichou na capa do livro. Visualmente ela lembra o estilo dos antigos quadrinhos e as cores vibrantes são especialmente bonitas pessoalmente. Uma das coisas que eu mais achei legal é que a capa tem várias pequenas bolinhas que dão uma textura interessante. O que eu não entendo é como podem ter tido tanto cuidado com a capa e terem feito uma diagramação de página tão ruim. A revisão e tradução do livros estão muito boas mas custava colocar um espaço entre parágrafos? Ou por linhas menos grudadas?

A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro de colecionador que eu recomendo sem pensar duas vezes para todo e qualquer pessoa. Independente se você é fã ou não de super-heróis, você vai se interessar pela história por trás de suas criações. 



27 comentários

  1. Tata!
    Mesmo quem não é colecionador, mas é fã dos nossos super heróis em HQs, filmes ou livro, tem vontade de ler esse livro, porque traz várias curiosidades de como eles surgiram e o que se passa nos bastidores.
    Fiquei bem curiosa em poder ler.
    Desejo um mês cheio de prosperidade e um final de semana abençoado!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rudy!! Fico feliz que tenha curtido a resenha!

      Excluir
  2. Nunca li os quadrinhos, mas já assisti aos desenhos, filmes e sou fã e muito curiosa, esse livro é exatamente para mim.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tata.
    Eu gosto de livros assim. Não por ser de super-heróis ( que eu também gosto ^^) mas por mostrar a intenção por trás de casa história. Gostei muito de saber da história do James Bond. Não sabia que era essa motivação por trás... Fiquei curiosa e vou procurar o livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Nayane!! E eu adorei o livro exatamente por isso!

      Excluir
  4. Olá Tata ;)
    Adoro filmes de super heróis, mas livros assim não despertam muito meu interesse :/
    Acho que nunca encontrei uma HQ que me interessasse muito... mas quem sabe não começo com esse, já que o autor teve esse cuidado com a escrita e com a trama!
    Obrigada pela indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi mana,livros assim não fazem meu estilo mas devo dizer que tenho vários amigos que gostariam de ver esse beleza na estante, eles são viciados em filmes de super-heróis já eu só gosto de assitir mesmo kkk. Obrigada pela resenha e vou guardar essa indicação pra falar pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não é o seu tipo de leitura! Mas como vc comentou, pode ser um bom presente pra dar haha Eu realmente recomendo!

      Excluir
  6. Heeey *-* Histórias em quadrinhos nem super hérois são muito a minha praia mas já vi alguns filmes/ desenhos que haviam super hérois e sempre tinha ficado curiosa de como eles haviam ficado "super" e espero ler esse livro para matar minha curiosidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Por isso que achei esse livro tão interessante!!

      Excluir
  7. Oi Tata!! Tudo bem? Espero que sim!
    Nossa, que da hora! Tinha visto esse livro na Saraiva, mas devo confessar que quase nunca paro pra ler sinopses de HQs e livros relacionados. Eu AMO filmes e seriados da Marvel e DC, mas a leitura deles nunca me permiti experimentar (talvez porque eu saiba que vou viciar? kkkk). Estou APAIXONADA nessa resenha e muito curiosa mesmo pra ler esse livro, sério! Espero ler em breve! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não tenho esse costume mas que bom que mudei de ideia com esse!!

      Fico muito feliz que tenha gostado tanto da resenha!!

      Excluir
  8. Oi, assim como você, minha primeira impressão era de que esse livro contava a história dos heróis antes de serem heróis. Nem tive interesse em ler a sinopse, mas agora que li sua resenha e sei de fato do que se trata, fiquei bem curiosa.
    Muito legal a ideia do autor em mostrar que esses personagens não surgiram do nada, que quem os criou estava pensando em passar uma ideia, de acordo com acontecimentos de sua época, e como eles evoluirão para se adequar a nossa realidade. Adorei mesmo, se tiver a oportunidade vou ler com certeza <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente adorei ver esse por trás das cortinas dos HQ´s!!

      Fico realmente feliz que tenha gostado da resenha!

      Excluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro e fiquei muito curiosa pra ler!
    Parece ser bem diferente dq já estamos acostumados e parece ser uma leituras bastante envolvente.
    Dica anotada <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gostei muito desse livro, acho interessante toda a historia dos super heróis, mas acho ainda mais curiosa sobre o tempo que eles foram criados e como eles influenciaram aquela época, já conhecia a historia da criação do capitão América, mas a do James Bond não fazia ideia, fiquei curiosa para poder descobrir mais sobre os super heróis tão conhecidos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esse tipo de coisa, acho até mais interessante do que algumas das próprias HQ´s huahauahauhaua E esse tipo de cultura louca é comigo mesmo!

      Excluir
  11. Olá Tata, tudo bem?
    Essa edição da Valentina realmente me chamou a atenção, pois quem não gostaria de saber a vida desses super heróis? Eu, por exemplo, adoro pesquisar a história de figuras importantes, pois assim conseguimos ter uma visão melhor do personagem e sua vida.

    A capa me lembrou uma música da Ariana Grande kkkk, adorei essas cores chamativas!

    Sua resenha me incentivou a conhecer mais sobre o livro e pretendo lê-lo em breve.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição está maravilhosa mesmo e vale super a pena!!

      Que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  12. Olá Tata, tudo bem?
    Essa edição da Valentina realmente me chamou a atenção, pois quem não gostaria de saber a vida desses super heróis? Eu, por exemplo, adoro pesquisar a história de figuras importantes, pois assim conseguimos ter uma visão melhor do personagem e sua vida.

    A capa me lembrou uma música da Ariana Grande kkkk, adorei essas cores chamativas!

    Sua resenha me incentivou a conhecer mais sobre o livro e pretendo lê-lo em breve.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Adorei a premissa do livro Eu sempre tive um fraco por super-heróis e quando li esse título já sabia que precisava ler um livro Adorei saber que o livro não se prende apenas ao super-heróis em si mas que tem todo um contexto por trás de da história eu não sou muito fã de HQs não mas sei que preciso ler esse livro com toda a certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro super-heróis mas fiquei bem feliz que o titulo me enganou! É um livro bem diferente dos que vemos por ai e isso me encantou mt!

      Excluir
  14. Oi, Tata!!
    Que legal esse livro!!! Gostaria bastante de descobrir mais sobre como surgiu a ideia de dos super heróis que são um dos maiores sucessos em quadrinhos!! Fiquei bem entusiasmada para ler esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Tb achei a premissa super interessante, tanto que li o livro todo em um dia!!

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!