Livros da Gata: Cinco Minutos & A Viuvinha


"Reunidos no mesmo volume, dois importantes romances que enfocam a luta do amor para superar obstĂ¡culos.
Nestes dois pequenos romances, essenciais Ă  compreensĂ£o do Romantismo, JosĂ© de Alencar apresenta o cotidiano do Segundo ImpĂ©rio."
Em 'Cinco minutos' a obra Ă© escrita na forma de carta a uma prima do autor, que relatando seu amor por uma jovem ao qual o nome sĂ³ Ă© revelado nos Ăºltimos capĂ­tulos do livro.
E 'A Viuvinha' Ă© narrada a histĂ³ria de Jorge e Carolina. Jorge Ă© Ă³rfĂ£o de um rico negociante e ainda pequeno Ă© deixado aos cuidados do tutor Sr. Almeida, amigo da famĂ­lia descrito como inteligente e honrado.

Em tempos de corações volĂºveis e relações casuais, graças a um desafio, mergulhei na histĂ³ria de um ‘Bon Vivant’ que se apaixona por uma misteriosa garota sem rosto e que ‘ousadamente’ (para a Ă©poca, claro) segura sua mĂ£o por alguns minutos em um bonde a caminho de casa.

“ É uma histĂ³ria curiosa a que lhe vou contar, minha prima.”

Com esta frase JosĂ© de Alencar inicia seu relato atravĂ©s de um narrador fictĂ­cio que explica a sua prima D... porque sumiu dos bailes da corte e como foi arrebatado por um amor Ă  primeira vista... ops... ao primeiro toque. PorĂ©m a moça se torna um mistĂ©rio muito grande para o rapaz, pois a mesma parece sumir no vento e desaparecer sem explicações. Ele, inconformado e sonhador, a persegue e quando finalmente a conhece e confronta o amor sĂ³ faz aumentar e a moça sĂ³ faz continuar a fugir.

Ela se torna a prĂ³pria antagonista da histĂ³ria quando nĂ£o se entrega ao amor declarado do rapaz e a ‘perseguiĂ§Ă£o' dele acaba se tornado uma sequĂªncia de atrasos e percalços que parece nĂ£o ter fim. Tudo por causa de cinco minutos de atraso.

“....e continuava tristemente o meu caminho, atrĂ¡s dessa sombra impalpĂ¡vel, que eu procurava havia quinze longos dias, isto Ă©, um sĂ©culo para o pensamento de um amante.’
A histĂ³ria Ă© bem curtinha, cerca de 50 pĂ¡ginas, porĂ©m cinquenta pĂ¡ginas de um romantismo clĂ¡ssico, perfeito e lĂ­rico que me deixou suspirando por um bom tempo depois de terminar a leitura. Tudo Ă© muito poĂ©tico.

“ Um dia estava em um baile, triste e pensativo, como um homem que ama uma mulher e que nĂ£o conhece a mulher que ama.”

Ai! Que homem lindo e apaixonante... daqueles que todas querem pra si.

Li ‘O guarani', do mesmo autor, na Ă©poca da escola e Ă© interessante como a leitura por obrigaĂ§Ă£o, mesmo sendo prazerosa nos faz perder alguns detalhes muitos bons da obra. Existia de minha parte uma preocupaĂ§Ă£o tĂ£o grande em enquadrar o livro no perĂ­odo estudado que acredito que perdi muito da atmosfera etĂ©rea das obras romĂ¢nticas que li. Agora resolvi, depois de ler Orgulho e Preconceito e Cinco Minutos, que, aos poucos, vou intercalar os clĂ¡ssicos com as leituras atuais.

O segundo texto, tambĂ©m uma carta a prima, para mim Ă© um prenĂºncio dos spinoff atuais pois tambĂ©m Ă© um relato sobre os percalços a caminho do amor de outro casal, que o mesmo narrador do texto anterior conhece. Uma histĂ³ria tambĂ©m linda e de apertar o coraĂ§Ă£o.

Mais de myl e uma estrelinhas para este livro.

Recomendadissimo...

Beijos,Myl


                                                               

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!