Leitura da Drica: Origem

De onde viemos? Para onde vamos?
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentaĂ§Ă£o sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciĂªncia".
O anfitriĂ£o da noite Ă© o futurĂ³logo bilionĂ¡rio Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, hĂ¡ 20 anos, agora ele estĂ¡ prestes a revelar uma incrĂ­vel revoluĂ§Ă£o no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existĂªncia humana.
Os convidados ficam hipnotizados pela apresentaĂ§Ă£o, mas Langdon logo percebe que ela serĂ¡ muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona Ă  procura de uma senha que ajudarĂ¡ a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos histĂ³ricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do PalĂ¡cio Real da Espanha. AlguĂ©m que nĂ£o hesitarĂ¡ diante de nada para silenciar o futurĂ³logo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e sĂ­mbolos enigmĂ¡ticos, os dois encontram pistas que vĂ£o deixĂ¡-los cara a cara com a chocante revelaĂ§Ă£o de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.
Origem
Robert Langdon #5
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 432
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Arqueiro
"Nada Ă© inventado, jĂ¡ que estĂ¡ escrito primeiro na natureza.
A originalidade consiste em voltar Ă  origem. Gaudi"

Nunca foi tĂ£o difĂ­cil resenhar um livro como Origem. Mas, calma!!! Isso nĂ£o Ă© uma coisa ruim!!! Na verdade, Ă© uma coisa maravilhosa!!! Pra mim, Ă© difĂ­cil falar de alguma coisa que amo muito sem passar hooooras divagando a respeito. Esse sim Ă© o caso de Origem!!!

Robert Langdon Ă©, talvez, o meu personagem preferido de obras de ficĂ§Ă£o, acho ele perfeito, fantĂ¡stico e nĂ£o perdoo a escolha do Tom Hanks para interpretĂ¡-lo no cinema, falei!

Se vocĂª jĂ¡ leu algum dos livros do Dan Brown (leia a resenha de Inferno aqui), jĂ¡ tem uma ideia de como a histĂ³ria flui: tudo parece certo atĂ© que um grande mistĂ©rio surge e tem que ser desvendado em um curto espaço de tempo, dessa descoberta depende a vida do Langdon e de alguma mocinha superinteligente que ele vai conhecer, tudo isso envolto em ambiente permeado de muita ciĂªncia, arte e religiĂ£o (o Vaticano deve adorar Dan Brown...). 

Mas, vocĂª poderia pensar: “Se jĂ¡ sabemos o que vai acontecer, por que ler? ” E eu te digo, caro leitor: porque, na verdade, vocĂª nunca sabe o que vai acontecer quando o Langdon estĂ¡ envolvido!!!

Museus Guggenheim, Berlim
"Esses dois mistĂ©rios estĂ£o no Ă¢mago da experiĂªncia humana. De onde viemos? Para onde vamos? CriaĂ§Ă£o humana e destino humano. Esses sĂ£o os enigmas universais."
Dessa vez, Langdon vai encontrar um querido ex-aluno e amigo em uma noite de comemoraĂ§Ă£o no Museu Guggenheim, em Berlim, para saber sobre uma grande descoberta. Edmond Kirsch, cientista de computadores, futurĂ³logo, especialista em inteligĂªncia artificial, empreendedor bilionĂ¡rio e colecionador de obras de arte, promete empregar a verdade da ciĂªncia para erradicar o mito da religiĂ£o respondendo Ă s perguntas ‘de onde viemos?’ e ‘para onde vamos?’.

Head On, ou Batende de Frente, instalaĂ§Ă£o de Cai Guo-Kiang, 99 lobos correndo Ă s cegas para uma parede, simbolizando a mentalidade de rebanho, a falta de coragem para se desviar da norma.
Enquanto aguarda a apresentaĂ§Ă£o, Langdon e os demais convidados, sĂ£o guiados pelo museu com a ajuda de Winston, grande obra de inteligĂªncia artificial de Edmond. Se vocĂª acha que o J.A.R.V.I.S., do Tony Stark, Ă© o que existe de mais avançado na Ă¡rea de IA, se prepare! Winston deixa ele anos luz pra trĂ¡s!!! Conhecedor da alma humana como ninguĂ©m, alĂ©m de saber sobre tudo que existe na web, ainda Ă© capaz de fazer conjecturas impensĂ¡veis ao cĂ©rebro humano!

Apesar de receoso, devido Ă s ameaças que vem recebendo do clero, Kirsch, com a ajuda de Ambra Vidal, curadora do museu e noiva do prĂ­ncipe consorte da Espanha, decide continuar com os seus planos. A apresentaĂ§Ă£o começa e logo Ă© interrompida por uma bala que atinge a cabeça de Edmond, de maneira fatal. 
"Historicamente, os homens mais perigosos da Terra eram homens de Deus... em especial quando seus deuses eram ameaçados. E eu vou arremessar uma lança em chamas contra um ninho de vespas."               
Com a morte de Kirsch, Langdon se sente na obrigaĂ§Ă£o de honrar a memĂ³ria do amigo e fazer a sua revelaĂ§Ă£o ao mundo. Contando com a ajuda de Winston e de Ambra, eles vĂ£o viajar atravĂ©s de monumentos histĂ³ricos e Ă­cones da ciĂªncia para nos tirar da zona de conforto com uma revelaĂ§Ă£o, no mĂ­nimo, inquietante.

As crĂ­ticas Ă s religiões, de um modo geral, desde as manifestações mais rudimentares na antiguidade, sĂ£o fortes, mas sempre baseadas na ciĂªncia e sem nenhum fanatismo. Tentando mostrar, atravĂ©s de fatos e dados, o quanto fomos enganados e querĂ­amos nos enganas, ao longo da histĂ³ria.
"Bom, ciĂªncia e religiĂ£o nĂ£o competem, sĂ£o duas linguagens diferentes tentando contar a mesma histĂ³ria. Neste mundo hĂ¡ espaço para as duas. "
Indo das pinturas rupestres nas cavernas atĂ© as fantĂ¡sticas obras de GaudĂ­, como a casa MilĂ , Barcelona e suas capelas, como a Sagrada FamĂ­lia, sĂ£o o principal pano de fundo para essa nova aventura do linguista mais sexy da literatura. 

Casa MilĂ , Catalunha, obra de GaudĂ­
ParabĂ©ns ao Dan Brown pela junĂ§Ă£o do que hĂ¡ de mais novo na Ă¡rea da ciĂªncia com polĂ­tica, religiões do mundo e histĂ³ria. Te garanto, vai ser uma leitura lenta, mas sĂ³ porque vocĂª vai querer desfrutar de tudo o que Ă© citado no livro, e nĂ£o se incomode se surgir aquela vontade avassaladora de ir pesquisar no Google. 

"Nada Ă© inventado, jĂ¡ que estĂ¡ escrito primeiro na natureza.
A originalidade consiste em voltar Ă  origem. Gaudi"
"O sucesso Ă© a capacidade de ir de um fracasso ao outro sem perder o entusiasmo." Winston Churchill

3 comentĂ¡rios

  1. JĂ¡ li uns dois ou trĂªs livros do Dan e jĂ¡ foi muito suficiente para admirar o autor muito! NĂ£o sei se Langdon Ă© meu personagem favorito em enredos assim, mas se nĂ£o for, estĂ¡ bem prĂ³ximo(ah e adorei Hanks interpretando.rs)
    Ainda nĂ£o tive a oportunidade de conferir este novo livro,mas jĂ¡ estou providenciando isso!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina...

      curto esse tal de Hanks como Langdon, nĂ£o, mas... rsrsrs

      Tenho certeza q vai gostar desse também!!!

      Seja bem-vinda!!

      Excluir
  2. OlĂ¡! TambĂ©m adoro a escrita do Dan Brown, Ă© realmente incrĂ­vel como ele consegue manter o suspense atĂ© a Ăºltima pĂ¡gina do livro, nĂ£o Ă© possĂ­vel tentar adivinhar o que vai acontecer, pois ele sempre nos surpreende, muito curiosa para acompanhar mais essa aventura do professor Robert Langdon por tantos lugares lindos.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!