Querido Mundo, Bana Alabed


O relato surpreendente de uma menina sĂ­ria em meio aos horrores da guerra. Aos 3 anos de idade, Bana Alabed tinha uma infĂ¢ncia feliz que foi interrompida abruptamente por uma guerra civil. Durante os quatro anos seguintes, Bana viveu em meio a bombardeios, destruiĂ§Ă£o e medo.
Sua provaĂ§Ă£o angustiante culminou em um cerco brutal em que ela, seus pais e os dois irmĂ£os mais novos ficaram presos em Aleppo, com pouco acesso a comida, Ă¡gua, medicamentos e outras necessidades bĂ¡sicas. Com o potencial revolucionĂ¡rio da Internet, Bana, em um gesto simples, mas inĂ©dito, usou o Twitterpara pedir paz e mobilizar pessoas ao redor do mundo pelo mesmo intuito.
Contendo palavras da prĂ³pria Bana e cartas comoventes de sua mĂ£e, Fatemah, Querido Mundo nĂ£o Ă© apenas um relato envolvente de uma famĂ­lia ameaçada pela guerra — o livro oferece, tambĂ©m, uma perspectiva Ăºnicasobre uma das maiores crises humanitĂ¡rias da histĂ³ria, vista pelos olhos de uma criança. Bana perdeu sua melhor amiga, a escola onde estudava e seu lar. Mas nĂ£o perdeu a esperança — com relaĂ§Ă£o a si mesma e Ă s outras crianças ao redor do mundo, vĂ­timas e refugiadas de guerra que sĂ£o dignas de vidas melhores.
Querido mundo
Bana Alabed
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 160
Idioma: portuguĂªs
Editora: Best Seller
“ Isto vai acabar logo.”

Eu sempre trago a esperança de um mundo sem guerras, principalmente para os civis inocentes que nem sabem porque governo e rebeldes começam a guerrear. Assim acontece com os moradores da SĂ­ria que, simplesmente, nĂ£o entendem porque estĂ£o sendo atacados e como um conflito interno ganhou proporções tĂ£o grandes com outros paĂ­ses interferindo em sua pĂ¡tria. JĂ¡ foram tantas mortes e tantas bombas usadas que me pergunto todo dia se algum dia isso vai acabar.

A doce e esperançosa Bana ainda era um bebĂª com uma vida linda pela frente quando tudo começou a desmoronar Ă  sua volta e ela precisou amadurecer antes da hora. Mais uma criança com a infĂ¢ncia roubada que precisou encarar de frente os horrores de uma guerra sem sentido. Se Ă© que existe algum sentido numa guerra.

Ela ganhou destaque depois de lançar vĂ¡rios apelos pelo Twitter, pedindo socorro e paz. Cansada de ver mortes, inclusive a da sua melhor amiga, ela lança um grito e relata em Querido DiĂ¡rio todas as atrocidades que viveu em sua cidade natal. Um local que antes era tranquilo, onde ela vivia feliz com sua famĂ­lia repleta de amor e carinho.


Junto com sua mĂ£e, elas escrevem este livro mostrando todos os sentimentos de perda, desespero, todos os momentos de dor, desolaĂ§Ă£o, fome, sede, todos os momentos de solidariedade e de amor que viveram na esperança de trazer ao mundo um alerta sobre como as pessoas sofrem na cidade cercada e sitiada de Aleppo.

Um criança nĂ£o deveria jamais conhecer bombas, muito menos experimentar as consequĂªncias delas e uma menininha de sete anos nĂ£o sĂ³ sabe reconhecer o som de cada uma como o efeito em sua vida. Um absurdo sem tamanho!


O livro ainda traz vĂ¡rias fotos da famĂ­lia antes e depois da guerra, as fotos dos apelos de Bana e seus irmĂ£os que apenas queriam viver em paz, poder curtir os feriados sagrados com sua famĂ­lia e brincar.
VĂ¡rios momentos me emocionaram mas o que atĂ© agora choro sĂ³ ao lembrar Ă© quando ela conta que queria brincar com seus irmĂ£os e nĂ£o podiam sair para a rua por causa dos bombardeios entĂ£o ela simples e sabiamente cria um mini parque dentro de casa num cĂ´modo apertado e vive momentos de alegria e leveza mesmo com mundo sendo destruĂ­do do lado de fora. E nĂ³s tantas vezes nĂ£o damos valor ao que estĂ¡ bem ao nosso lado.

“A sobrevivĂªncia traz uma coisa purificadora, que envolve o fato de perdermos tudo: nosso paĂ­s, nossa casa, nossos pertences. Quando despojados de tudo, compreendemos do que somos feitos e o que Ă© essencial.”

Os sonhos de uma famĂ­lia destroçados sob os escombros de tudo que perderam e saber que vĂ¡rios nĂ£o tiveram a sorte deles traz tanta dor ao coraĂ§Ă£o que todos os dias rezo a Deus com lĂ¡grimas nos olhos e uma dor profunda no coraĂ§Ă£o para que acabem com a violĂªncia seja na esquina da minha casa, seja a quilĂ´metros de distĂ¢ncia num paĂ­s desconhecido. O mundo Ă© tĂ£o lindo e todos merecem aproveitar cada instante da luz do sol, da saciedade da sede, do sentir-se amado... Sempre.

Que nĂ£o seja necessĂ¡rio uma criança ser ameaçada de morte para que os governantes resolvam seus dilemas sem arrogĂ¢ncia nem ganĂ¢ncia.

Paz ao mundo!

Beijos, Myl

Um comentĂ¡rio

  1. Eu fico muito comovida sĂ³ de pensar na situaĂ§Ă£o que essas pessoas vivem todos os dias, sem conseguir passar por uma noite tranquila de sono e ficar apenas se preocupando a que horas pode cair uma bomba aqui ou ali. É realmente triste e desolador isso... Esse livro parece ser muito tocante, mas realmente nĂ£o Ă© algo que eu tenha interesse.
    Sua postagem ficou linda, parabéns!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!