Doce Procura, Kevin Alan Milne


Sophie Jones possui uma loja de doces em Seattle. PorĂ©m, sua vida nĂ£o Ă© muito açucarada. Uma sĂ©rie de tragĂ©dias, desde a morte dos pais em seu nono aniversĂ¡rio, a transformou em uma pessoa amarga. Agora, Garrett, seu ex-noivo, a procura para explicar por que a abandonou. Diante da recusa dela em conversar, os dois fazem uma aposta. Garrett colocarĂ¡ um anĂºncio no jornal pedindo provas de que a felicidade duradoura existe. Se conseguir cem respostas verdadeiras, ele terĂ¡ a oportunidade de se justificar... e, quem sabe, recuperar o coraĂ§Ă£o de Sophie. 

Doce Procura
Kevin Alan Milne
Ano: 2013 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs
Editora: Record

“ JĂ¡ que vocĂª falou de felicidade e estĂ¡ tĂ£o certo de que ela existe, que tal se vocĂª tentar encontrĂ¡-la pra mim?”

Antes de começar a contar como este livro impactou fortemente a minha vida, vou contar minha odisseia para encontrĂ¡-lo, se duvidar foi quase igual a procura por felicidade de Garrett e Sophie. Eu o descobri numas pesquisas que estava fazendo no Skoob para a lista de livros desejados e este apareceu como sugestĂ£o de similar a um outro que coloquei na estante. Vi esta capa um tanto quanto sĂ³bria e li a sinopse. 

Pronto! NĂ£o precisei de mais nada para ficar enlouquecida procurando. No Skoob, nĂ£o tinha ninguĂ©m trocando ele e nĂ£o consegui achar sem ser usado em outro local. O Ăºnico local que normalmente comprava que encontrei um Ăºnico exemplar foi na Saraiva Online e bem na Ă©poca em que começou a se externar o grau de complicações em que esta livraria estĂ¡. Oh, dĂºvida cruel!

Mas como queria muito mesmo, meti as caras e pedi entrega na loja. Para minha alegria nĂ£o demorou a chegar e jĂ¡ fui começando a devorar cada pedacinho, começo, meio e fim hehehehe. Quando vi que ele tinha uma pegada mais dramĂ¡tica e outras obrigações de parceria mais urgente surgiram, coloquei ele em standby atĂ© me preparar psicologicamente para a leitura.

Agora foi a hora, eu jĂ¡ estava me recuperando de uma forte ressaca e para que melhor para este problema do que permanecer bĂªbado? LĂ¡ fui eu...

Oh meu senhor das causas perdidas... QUE.LIVRO.MAIS.LINDO!!!!!

Vale cada mordida em suas pĂ¡ginas agridoces! Me vi numa mistura de euforia e angĂºstia diante de um amor tĂ£o lindo que precisava ser reconquistado e de histĂ³rias de vida tĂ£o carregadas de melancolia e dor que simplesmente nĂ£o consegui largar o livro atĂ© descobrir o que aconteceria com seus personagens e se Garret e Sophie teriam seu encerramento ou nĂ£o.

Sophie Ă© uma chocolatier que passou por maus momentos desde a infĂ¢ncia e simplesmente nĂ£o acredita que possa existir felicidade, apenas momentos efĂªmeros de prazer que as pessoas acabam associando Ă  felicidade. Depois de ser deixada pelo noivo mais-que-perfeito uma semana antes do casamento e sem grandes explicações, ela mergulha numa espiral de tristeza e cria o Biscoito do Azar de Sophie, doce que virou sucesso em sua loja.
“Como sempre, a maioria dos clientes era atraĂ­da pelos Biscoitos do Azar de Sophie, cada qual incluindo um dos seus singulares prognĂ³sticos manuscritos baseados em melancolia, ruĂ­nas ou sofrimento iminente... Intencionalmente, os Biscoitos do Azar nĂ£o eram o doce mais gostoso da loja.”

Garret, mesmo participando do eixo principal da trama, acaba sendo um dos personagens secundĂ¡rios que gravitam em torno da dor e amargura de Sophie e os detalhes do romance deles traz muita leveza Ă  densidade da histĂ³ria que alterna momentos do passado (apresentados na hora certa) com momentos do presente. 

O foco de todo o livro Ă© ela e como sua figura Ă³rfĂ£ e suave traz pesar em quem conhece sua histĂ³ria de vida. Esse ponto foi que achei interessante pois sendo o escritor um homem que escrevia sob a perspectiva feminina mesmo em terceira pessoa, ele foi muito convincente em sua ideia e conseguiu transmitir uma mensagem forte e real de como todos temos dores e dessabores na vida mas que, mesmo diante da maior das provações,  existe um propĂ³sito maior em todas as coisas e vale a pena sonhar e tentar ser feliz com o que se tem.

Amei demais acompanhar esta jornada de amor e superaĂ§Ă£o e cada detalhe acrescentou mais sabor a minha vida de leitora. 


2 comentĂ¡rios

  1. Adorei saber como foi a saga para conseguir o livro. Eu confesso que nĂ£o o conhecia, mas adorei tudo o que li acima.
    Sempre adorei histĂ³rias leves, mas que trouxessem o amor nesta forma mais dolorida e atĂ© encantadora, como em um filme!
    Parece um enredo docinho..rs e vai para a lista de desejados!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É na verdade um enredo agridoce...momentos fofos com momentos um pouco amargos...mas tudo vale a pena...beijos,myl

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!