O dia em que minha vida mudou, Keka Reis

O que aconteceu com Mia depois do dia em que a vida dela mudou por causa de um chocolate comprado nas ilhas Maldivas? Tudo e mais um pouco. Porque quando se estĂ¡ no sexto ano Ă© assim mesmo. Os dias nunca mais sĂ£o normais. Longe da mĂ£e pela primeira vez na vida e dentro de um Ă´nibus de excursĂ£o cheio de crianças enlouquecidas, Mia tem mais um dia maluco pela frente. Para começar, o Bereba, que agora Ă© seu Namorado com N maiĂºsculo, apareceu no Ă´nibus com o cabelo espetado. Seus amigos resolveram brincar de chĂ£o de lava e cantar mĂºsicas rimadas um tanto maldosas.
LĂ¡ fora, sua mĂ£e estĂ¡ muito esquisita desde que começou a namorar um moço carecacabeludo que rouba a faca do pĂ£o com manteiga na hora do jantar. E, de repente, todo mundo parece se importar com o fato de Mia e Bereba nĂ£o terem se beijado ainda… E agora? Como sobreviver a mais esse dia sem perder a cabeça?
O Dia em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro
O Dia em Que a Minha Vida Mudou #2
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 204
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Seguinte

“ Mas existe uma grande diferença entre as coisas que a gente acha que vĂ£o acontecer e as coisas que realmente acontecem.”

Despretensiosamente,  peguei esse livro todo fofucho na esperança de curar minha ressaca profunda da Ăºltima leitura. PropĂ³sito alcançado! Dei tanta risada, mas tanta risada!!!! A começar com este tĂ­tulo que mais parece uma sinopse e continuei pocando de rir durante toda a leitura.

Maravilha! Era o que eu estava precisando!!!


Mia Ă© uma garota de onze anos que estĂ¡ no sexto ano e vivendo fortes mudanças de vida, desde a adaptaĂ§Ă£o de ter um namorado atĂ© o fato de, pela primeira vez, precisar desapegar da mĂ£e. Ela sempre foi unha e carne com a mĂ£e e agora que chegou a hora H de cortar o cordĂ£o umbilical, ela estĂ¡ em choque sem saber se conseguirĂ¡ vencer seu maior medo. Aliado a isso ainda precisarĂ¡ encarar a pressĂ£o dos colegas em relaĂ§Ă£o ao seu primeiro beijo com o namorado com N maiĂºsculo, Bereba.

Ela e a turma da escola irĂ£o fazer um estudo de meio em Barretos e essa viagem vai gerar muita ansiedade na menina que verĂ¡ um namorado repaginado e os colegas Ă¡vidos por fofocas.

“ Estudo do meio Ă© o jeito chique de chamar uma excursĂ£o de escola. A gente viaja, estuda alguma coisa no meio do caminho, ou enquanto viaja.”

Muitas confusões e brincadeiras movimentam esse trajeto, fazendo Mia questionar sua decisĂ£o em aceitar participar deste projeto.



É impossĂ­vel nĂ£o se identificar com essa turminha, seus conflitos e dĂºvidas. A escritora apertou meu botĂ£o de memĂ³ria afetiva e me colocou numa mĂ¡quina do tempo, com a pequena diferença que na minha Ă©poca nĂ£o existia celular com internet.

“ Porque os adultos realmente demoram mais tempo para captar certas coisas. É fato. Dizem que isso acontece porque eles nasceram em uma Ă©poca que nĂ£o existia internet.”

Bem eu. Levo anos para entender as coisas. Minhas filhas me dizem isso a toda hora hehehehe. Agora descobri o motivo. Enfim...

A mĂ£e de Mia Ă© uma atraĂ§Ă£o a parte com seus sushis fantĂ¡sticos, sua relaĂ§Ă£o super afetuosa com a filha e como surpreende em alguns momentos da histĂ³ria com conversas de trombeta, amizades com as mĂ£es da escola e um novo namorado.

“ Sempre achei a minha mĂ£e super adulta. Ela trabalha e paga todas as contas.”


Me diverti muito com as loucurinhas da garota e seus colegas, adorei a temĂ¡tica e a forma suave como a escritora abordou assuntos tĂ­picos da prĂ©-adolescĂªncia, amei a escrita ligada em 220 volts e como tudo se resolveu no final.

Muito interessante tambĂ©m como o final de um capĂ­tulo jĂ¡ inicia o outro dando uma linha de continuidade Ă  histĂ³ria e prendendo o leitor a cada emoĂ§Ă£o que vem em seguida.

Confesso que me apaixonei perdidamente pelo casalzinho e principalmente por Bereba, que realmente Ă© um namorado perfeito, muito atencioso e cativante com um jeitinho tĂ£o doce que queria ele para genro.

“ Eu nĂ£o sei se sou tĂ£o frĂ¡gil assim, mas desconfio que o Bereba seja meu fado madrinho.”

NĂ£o posso deixar de falar nos desenhos  que recheiam as pĂ¡ginas trazendo mais humor e leveza a trama.

RecomendadĂ­ssimo.

Beijos, Myl.


4 comentĂ¡rios

  1. Ahh!!!Acho tĂ£o bacana isso de vez em sempre sair do nosso "redondinho" e se jogar em algo bem diferente e acertar a mĂ£o assim logo de cara!
    NĂ£o conhecia o livrinho,mas parece realmente uma volta ao passado de cada um de nĂ³s e gostei muito de tudo que li acima.
    Com certeza, se tiver oportunidade, quero sim, conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Flor,querida, Esse livro Ă© imperdĂ­vel....hehehe

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mylena. Amei tanto a sua resenha que nem sei! Feliz demais em ler seus comentĂ¡rios. Eu tive muita insegurança para escrever esse livro, acho que porque era o segundo (dizem que dĂ¡ isso. eu senti mesmo). EntĂ£o Ă© emocionante ler um texto assim falando dele.
    Beijo grande,
    Keka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Keka...VocĂª foi extremamente certeira e feliz na construĂ§Ă£o da tensĂ£o entre os personagens e da trama. A forma gostosa como mostrou a relaĂ§Ă£o dela com a mĂ£e sem ser pejorativa e sem menosprezar esta relaĂ§Ă£o ganhou destaque em meu coraĂ§Ă£o. Eu amei muito e jĂ¡ estou esperando os prĂ³ximos.NĂ£o demore ,por favor...hehehehe

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!