Garotas tristes, Lang Leav

Poético e perturbador, Garotas tristes é um intrigante romance em que amor, segredos e tragédias colidem.
Seu primeiro amor nĂ£o Ă© a primeira pessoa a quem vocĂª dĂ¡ o coraĂ§Ă£o: Ă© a primeira que o quebra.
O luto toma conta da cidade quando Ana tira a prĂ³pria vida, mas Ă© Audrey, uma colega de classe pouco prĂ³xima da garota, que o sente mais profundamente: uma mentira inventada por ela pode estar por trĂ¡s do suicĂ­dio. Lucy e Candela, suas melhores amigas, ajudam-na a manter a histĂ³ria em segredo, sem saber que a trama toda foi inventada por ela.
ApĂ³s o ocorrido, a vida das garotas entra numa espiral decadente. Entre os ataques de pĂ¢nico constantes de Audrey, a nova rotina obscura de Candela e a tentativa de mediaĂ§Ă£o de Lucy, uma amizade atĂ© entĂ£o estruturada começa a ruir. Um novo romance parece ser exatamente o que Audrey precisa, mas o misterioso Rad nĂ£o pode ser o par ideal. Ou pode?
Enquanto tenta equilibrar um romance inadequado, o começo de uma carreira e o prĂ³prio egoĂ­smo, Audrey tem que lidar com as consequĂªncias de seus atos: a ansiedade constante e a forma como sua mentira afetou todos ao seu redor.
“Lang Leav ataca nada menos que o amor, em todos os seus aspectos complexos, confusos e esplĂªndidos.” Elle Magazine
“Incrivelmente poderoso, Garotas tristes Ă© outro livro que o farĂ¡ pegar a caixinha de lenços.” BUSTLE
“Leav faz parte de uma nova geraĂ§Ă£o de autores best-sellers, elevados a celebridade e com propostas de livros cobiçadas.” The Guardian
Garotas Tristes
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 416
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Globo Alt

Esse livro estĂ¡ participando da Batalha de Colunistas.

Tem como um livro de levar do amor ao Ă³dio em apenas uma virada de pĂ¡gina??? Garotas Tristes fez isso comigo.


Audrey, Lucy e Candela sĂ£o melhores amigas. Estudam na mesma escola e moram numa cidadezinha onde nada acontece. Freddy, namorado de Lucy, e Duck, namorado de Audrey, ajudam a formar esse grupo praticamente inseparĂ¡vel.

"Relacionamentos sĂ£o coisas complexas. Na superfĂ­cie deveria ser simples. Mas Ă© como cebola. Tantas camadas ali."

Seria apenas mais uma noite de conversa fiada entre as amigas se nĂ£o fosse por Audrey resolver inventar uma mentira, mas nĂ£o uma daquelas mentiras que a gente julga ser inocente (apesar de nĂ£o acreditar que existam mentiras inocentes, diga-se de passagem). Essa mentira cresce e se espalha por toda a cidade levando Ana ao suicĂ­dio...

Audrey se sente culpada, mas nĂ£o tem coragem de contar a verdade para ninguĂ©m, nem mesmo para a sua psicĂ³loga ou melhores amigas. Em funĂ§Ă£o disso ela passa a ter crises de ansiedade de paralisar.

"Quanto mais forte a emoĂ§Ă£o, mais forte o puxĂ£o. Sentimentos nĂ£o sĂ£o sempre prĂ¡ticos, nem fazem qualquer sentido lĂ³gico. E sĂ³ o jeito que as coisas sĂ£o."

Candela é a amiga que mais sofre porque também era muito amiga de Ana, Lucy tenta deixar o grupo bem e unido.

No dia do velĂ³rio de Ana, Audrey conhece Rad, ex-namorado dela, e os dois começam uma amizade pautada na dor que sentem, ou seria culpa? Mesmo namorando com Duck, Audrey se sente cada vez mais atraĂ­da por Rad, mas a fofoca que se espalha de que os dois possam estar namorando faz com que decidam se afastar totalmente.

O tempo passa e nossos personagens seguem suas vidas, mas o peso da culpa de Audrey nunca a abandona, fazendo com que nunca seja totalmente feliz. Gostaria de poder dizer mais, mas me recuso a dar spoilers. SĂ³ te garanto que Garotas tristes Ă© um daqueles livros de ame ou odeie. Literalmente sem meios termos.

"Todo nĂ³s precisamos segui nossa intuiĂ§Ă£o, mesmo que ela nos leve pelo caminho errado. De outra forma, vocĂª sempre estarĂ¡ duvidando de si."

Adorei a forma com a autora aborda problemas psicolĂ³gicos como a ansiedade, os ataques de pĂ¢nico e a culpa, faz com que o leitor consiga realmente sentir toda a angĂºstia e sofrimento vivenciado por cada personagem. Ponto tambĂ©m para como ela aborda a mĂ¡xima: “VocĂª tem que arcar com as consequĂªncias das suas escolhas.” Realmente realista e surpreendente o final.


Outro ponto muito interessante da histĂ³ria Ă© que Rad e Audrey querem ser escritores, Rad acaba escrevendo um livro e vai relatar para nĂ³s como funciona o processo criativo de um escritor, como o livro nasce dentro dele e como ele sente a necessidade de trazĂª-lo ao mundo. Muito profundo esse relato para aos apaixonados por literatura, que vai do poĂ©tico ao trĂ¡gico. Super recomendo para todos que querem começar a escrever um livro. 


6 comentĂ¡rios

  1. Esse livro realmente parece ser Ă³timo, mas ainda acho que prefiro o Sway para a Batalha de Colunistas
    Me interessei um pouco, mas acho que nĂ£o vou ler agora, talvez mais para frente
    O livro nĂ£o me chamou tanta a atenĂ§Ă£o

    ResponderExcluir
  2. Complicada essa batalha! rs
    Mas ainda assim, mesmo curtindo o gĂªnero demais e achando Garotas Tristes um livrĂ£o daqueles, adorei mais o tema de Sway!
    Claro que se puder, vou ler e ter Ă© todos.rs(de boba sĂ³ tenho a cara)
    Lidar com mudanças nem sempre Ă© fĂ¡cil,ainda mais nesta fase!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Drika!
    NĂ£o conhecia o livro, mas jĂ¡ gostei por saber que aborda problemas psicolĂ³gicos, gosto muito quando o livro traz essa temĂ¡rica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Ah, esse livro estĂ¡ na minha lista de desejados.
    Amo uma histĂ³ria poĂ©tica, e essa ainda me parece ter um tom melancĂ³lico.
    Eu sĂ³ nĂ£o gosto da capa, mas espero conhecer essa histĂ³ria em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro coisas que envolvem psicologia, entĂ£o entre os outros apresentados, este vem a se tornar o meu favorito (eu acho).

    ResponderExcluir
  6. O SuicĂ­dio Ă© um problema que atinge o mundo todo e, apesar disso, Ă© um assunto pouco trazido ou pouco explorado. A culpa e todos os outros sentimentos que permeiam esta histĂ³ria me deixaram com vontade de lĂª-la. Um bom drama entremeado com romance e uma escrita poĂ©tica Ă© bem o que esse livro aprece ser. Irei conferir. Um beijo! ;)
    Ilmara

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!