O Pássaro Noturno, Alice Hoffman

Somente uma amizade verdadeira pode quebrar uma antiga maldição. Quando você acha que sabe o que vai acontecer, o mundo te surpreende. Isso é especialmente verdadeiro em uma cidadezinha no Massachusetts que, segundo os rumores, é o lar de um monstro. Por causa de um segredo de família, a jovem Twig tenta ao máximo ser invisível, mas quando duas meninas, Julia e Agate, se mudam para o chalé ao lado da sua casa, tudo muda. Uma bruxa morou lá, e Twig sempre foi proibida de entrar naquele lugar. Mas Julia pode ser sua primeira amiga de verdade e aliada no plano para quebrar a antiga maldição. Nessa fascinante história, amizade e amor são verdadeiramente mágicos.
O Pássaro Noturno
Alice Hoffman
Ano: 2016
Páginas: 176
Idioma: português 
Editora: Bertrand Brasil

O Pássaro Noturno é um livro de fantasia infanto juvenil com ótimas lições de moral. Encantador em sua simplicidade e profundo na mensagem que passa.

Teresa Jane Fowler, ou apenas Twig, é a nossa narradora, uma garotinha de doze anos, muito esperta que adora ler em cima das macieiras que tem em seu quintal, mas que guarda um grande segredo. Os capítulos são curtos de maneira que você pode pausar entre um e outro sem estresse e sem medo de queimar alguma coisa na cozinha! E o nome dos locais são bem pitorescos: Estrada da Velha Montanha, Chalé da Pomba da Lamentação.

E este segredo a impede de fazer amigos, por mais que ela adore a ideia de fazer amizades. Ela e sua mãe vivem reclusas com medo de serem descobertas.

Mas seria o destino o responsável por sua curiosidade? Afinal, no dia que a Casa da Bruxa de Sidwell está recebendo moradores, ela acaba caindo de sua macieira favorita e chamado a atenção da nova vizinha Julia e de sua irmã Agate Early Hall.

Falar sobre este livro é complicado, pois qualquer deslize leva a um spoiler... Mas vou me controlar e não estragarei a sua leitura.

Alice Hoffman tem uma escrita fluida e muito cativante. Sabe aquele livro que não dá vontade de largar? São nove capítulos e cada um valeu a pena. Ele começa com todo esse mistério em volta do segredo das Fowler e nos aguça a curiosidade. E o melhor: no segundo capítulo a autora já mata um pouco da nossa ansiedade. 

Gostei de como ela abordou a questão da lealdade familiar, me fez sentir o que a Twig estava passando. E quando tudo parece estar se encaminhando bem, temos uma reviravolta aqui e acolá.

Passei a leitura toda torcendo para que Twig e sua destemida amiga Julia, acabassem encontrando um jeito de resolver a rixa entre as famílias. Muito embora a nova família não saiba do problema. O Dr. Hall e sua esposa Caroline são muito legais e realmente esperam que Twig e as filhas possar ser amigas. O grande obstáculo vem da parte de Sophie Fowler.

É gente... tem muita bagagem na relação Fowler/Early que só lendo para você entender bem o que deixa a mãe de nossa mocinha tão apreensiva.

Além de ser bem legal e engraçado a questão do Monstro de Sidwell. Aguçando a pequena população e nos deixando com a pulga atrás da orelha.

Os personagens são bem retratados e cada um vai lhe conquistar à sua maneira.

O Pássaro Noturno vai encantar você, seja pela menção as deliciosas tortas de maçã cor de rosa da Sra. Fowler, seja na descrição dos lagos. Com toda certeza, pela questão da fantasia. É um livro no qual a amizade e o amor precisam ser levados em conta acima de tudo. 

O livro me fez pensar no seguinte: para cada história existem dois lados da verdade e sem estes dados é impossível saber a realidade. O que faz com que as pessoas ajam de maneira equivocada. Como também me fez imaginar que o medo pode fazer as pessoas reagirem de maneira cruel apenas por se verem diante de algo diferente. E que, embora ele tente nos dominar, nós devemos acabar com qualquer resquício de medo e agir, mostrar quem realmente somos e torcer para que nos julguem por nosso caráter.

Eu recomendo a leitura para todos. Pré-adolescentes, adolescentes, adultos e idosos. Se deixem levar por essa bela trama que une inocência e amor.

Ah, e no final você ainda tem receita de torta de maçã! 


Sobre a autora: Alice Hoffman - Nascida em Nova Iorque, e criada em Long Island, Hoffman se formou na Universidade de Stanford. Seu primeiro emprego foi na editora Doubleday, que posteriormente publicou dois de seus romances. Autora do livro "Da Magia à Sedução", que mais tarde se tornaria filme, Ela escreveu o roteiro do filme "Indepence Day", de 1983, estrelado por Kathleen Quinlan e Dianne Wiest. Hoffman vive atualmente em Nova Iorque e Boston, com seu marido. Após o tratamento do câncer de mama no Hospital Mount Auburn, em Cambridge, ela ajudou a fundar o hospital do Centro Hoffman da mama.

4 comentários

  1. Li esse livro mês passado; gostei muito da mensagem, mas não foi uma leitura que eu amei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani :)
    Parece curto, nove capítulos só. As vezes queremos falar muito pra passar tudo que sentimos e gostamos na leitura, mas o fantasma do spoiler nos persegue né kkk
    Não importa se é um infanto juvenil, se for boa a história todo mundo deve se jogar na leitura, independente da idade.

    Boas leituras!
    Obrigada pela visita :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curtinho, sim, mas não deixa a desejar!
      Spoiler é um terror! Kkkk
      Obrigada!

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!